Bigodes para combate ao câncer de próstata

17 de novembro de 2017

Se em outubro as atenções se dirigem à saúde das mulheres, novembro vem para lembrar que os homens também precisam se preocupar com o assunto, principalmente com o diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. Mas nem sempre foi assim, até que uma brincadeira entre amigos deu origem ao Novembro Azul, hoje lembrado em todo o mundo.

Em 2003, Travis Garone e Luke Slattery se reuniram em um bar australiano e tomaram uma decisão: deixar o bigode crescer para chamar atenção e conscientizar as pessoas sobre a saúde masculina. Inspirados pelas campanhas de combate ao câncer de mama, eles decidiram arrecadar fundos para a luta contra o câncer de próstata. A cada bigode, 10 dólares doados. Ao todo, 30 homens participaram neste primeiro ano e, em 2004, a ideia cresceu.

Novembro foi o mês escolhido por marcar a passagem do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata (17), e o movimento ficou conhecido como Movember (Moustache + November – bigode e novembro, em inglês). Os fundadores se aproximaram da Prostate Cancer Foundation of Australia, que recebeu as doações daquele ano. Dessa vez, 450 homens deixaram os bigodes crescer, arrecadando 54 mil dólares australianos. Espanha e Grã Bretanha se tornaram os primeiros parceiros internacionais, criando seus próprios Novembros Azuis.

Em 2006, foi dado o passo seguinte, com a criação da Movember Foundation. Pela primeira vez os fundadores passaram a se dedicar em tempo integral ao movimento, que se espalhou de vez pelo mundo. Só naquele ano foram arrecadados 9,3 milhões de dólares australianos, com 56.129 bigodes cultivados ao longo do mês.

No Brasil, os responsáveis por iniciar a campanha foram o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia. O movimento ainda é menor que o Outubro Rosa, porém, vem crescendo ao longo dos anos. Milhares de atividades são realizadas pelo país e o Ministério da Saúde já tornou o Novembro Azul parte do calendário nacional de prevenções.

Porque se cuidar

Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que o câncer de próstata é o segundo com maior incidência entre os homens do país, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. É o sexto mais comum no mundo e o que mais afeta os homens, chegando a 10% do total de cânceres diagnosticados.

O Ministério da Saúde alerta para a dificuldade que os homens têm em cuidar da própria saúde, por temerem que suas preocupações sejam consideradas menos “masculinas”. Uma pesquisa feita pelo Ministério mostrou que 31% dos homens não têm o hábito de ir ao médico. Quando o fazem, é por influência da mulher ou filhos (em 70% dos casos).

A vantagem do tratamento preventivo é que um diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura. Segundo o Portal da Urologia, o sucesso do tratamento chega a 90% quando o caso é detectado logo no início. Mas como esse tipo de câncer não apresenta sintomas em seu estado inicial, os homens devem fazer o exame de toque retal para identificá-lo. O recomendado é que os testes sejam realizados anualmente a partir dos 45 anos de idade. Negros e pessoas com histórico na família devem procurar seu médico para avaliar a necessidade de começar os testes antes.

O Hospital do Câncer de Barretos, referência no tratamento em todo o país, aponta que levar uma vida saudável é uma das formas de prevenir a doença. Manter uma dieta rica em frutas (principalmente o tomate), verduras, legumes, grãos e cereais integrais é importante. Realizar atividades físicas, manter o peso adequado à altura, não fumar e diminuir o consumo de álcool são outros fatores que contribuem para a prevenção.

Se quiser saber mais sobre o assunto, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais disponibilizou um folder informativo. Clique aqui para acessá-lo.

Enfermagem

Frasco com um líquido laranja, sinalizado como teste de covid-19

Teste de Covid-19 na Sercon

16 de junho de 2020

Empresa oferece quatro modalidades de testes para detecção do novo coronavírus, além da realização de exames ocupacionais com toda a segurança necessária...

Sarampo: sintomas, vacinação e fake news

12 de novembro de 2019

Sarampo voltou a ser diagnosticada no Brasil em 2018 e controle é afetado pela desinformação da sociedade sobre suas graves consequências ...

Juntos na luta contra a poliomielite

24 de julho de 2018

Ausência de vacinação é a principal ameaça para o retorno da doença ao Brasil e ao mundo...

Conjuntivite: 18 dicas para se prevenir

23 de abril de 2018

Surtos da doença preocupam moradores de Minas Gerais...

A importância do estudo epidemiológico

12 de dezembro de 2017

Saber qual a causa do problema é a melhor forma de evitá-lo...

A importância do Outubro Rosa

23 de outubro de 2017

Mês se transformou em uma referência mundial no combate ao câncer de mama...

Hepatite C: saiba os riscos e como se prevenir

17 de agosto de 2017

Doença tende a desenvolver forma crônica, mas tem tratamento eficaz e pode ser curada...

Hidratação na prática esportiva

10 de março de 2017

Saiba como manter-se hidratado enquanto se exercita...

Autodiagnóstico: como utilizar a internet a seu favor

27 de janeiro de 2017

Pesquisas online podem ajudar ou atrapalhar o paciente curioso; entenda como...

Exercícios e boa alimentação previnem colesterol ruim

6 de janeiro de 2017

Confira dicas de como controlar níveis de gordura no sangue...

Casos de sífilis aumentam no Brasil; saiba como se prevenir

1 de dezembro de 2016

Doença bacteriológica é transmitida pelo sexo e pelo sangue...

Psoríase sem preconceito

28 de outubro de 2016

Por não ser contagiosa, o contato com o paciente não precisa ser evitado. Conheça as prováveis causas e principais sintomas ...

Rotina saudável pode ajudar a evitar câncer

30 de setembro de 2016

Além de fatores hereditários, doença pode ser causada por maus hábitos e agentes ambientais; saiba como se prevenir...

Vacina: imunidade em massa

2 de setembro de 2016

Entenda a importância das vacinas e conheça o calendário de vacinação para adultos...

Selecione a sua demanda

Encontre a solução certa em SST para a necessidade do seu negócio.

eSocial

Garanta a transmissão dos eventos de Saúde e Segurança Ocupacional exigidos pelo eSocial com agilidade e confiabilidade.

Mais produtividade na sua equipe

Garanta um ambiente de trabalho saudável, preserve a saúde dos seus colaboradores e reduza o risco de acidentes.

Obrigações legais em dia

Saiba quais obrigações sua empresa precisa cumprir para garantir a segurança e saúde da equipe e atender ao eSocial.

Redução de gastos

Soluções para reduzir despesas indevidas e prevenir alto custo.

ou selecione uma categoria

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.

Aceitar