Edição nº 42 – Como podemos te ajudar na pandemia?

Edição 42 | 29 de maio de 2020

 

Olá!

Há pouco mais de dois meses, Belo Horizonte iniciava um regime de isolamento social para evitar a disseminação da Covid-19. As porcentagens de ocupação dos leitos destinados à doença mostram que as medidas de proteção têm sido efetivas para achatar a curva de contaminação e preservar nosso sistema de saúde. Os bons resultados possibilitaram a reabertura gradual do comércio, mas isso ainda precisa ser visto com cautela.

Nesses 30 anos de experiência à frente da Sercon, acompanhei diversos casos que envolviam riscos à saúde dos empregados. Nada, porém, assemelha-se à situação atual. Ainda é grande o risco de contaminação, sendo preciso seguir à risca as determinações dos órgãos de saúde para o retorno às atividades.

Pensando nisso, produzimos uma série de conteúdos que podem ajudar sua empresa nesse momento de retomada. Falamos um pouco sobre a importância da avaliação psicológica, de como aumentar o sentimento de pertencimento no home office e como usar a temperatura corporal como sinal da Covid-19. Mas não é só na teoria que temos ajudado nossos clientes. Criamos serviços exclusivos de Saúde e Segurança do Trabalho para esse período de pandemia, que levam em consideração as particularidades da sua empresa para oferecer a melhor proteção aos colaboradores e clientes.

Estamos trabalhando para evitar que a Covid-19 se torne um problema ainda maior na capital, contribuindo para a segurança de todos nesse período de reabertura. Seguimos juntos para enfrentar essa crise.

Carlos Luiz Souza

Diretor da Sercon

Como podemos ajudar sua empresa?

A situação excepcional de saúde que estamos vivendo nos obrigou a pensar em alternativas para auxiliar nossos clientes. Criar medidas de Saúde e Segurança do Trabalho, principalmente contra uma pandemia, exige conhecimento técnico para propor as melhores soluções de proteção para os colaboradores e, ao mesmo tempo, manter a operação em atividade.

Por isso, desde o início da crise oferecemos serviços exclusivos para nossos clientes. Planos de contingência, redesenho de protocolos de segurança, acompanhamento médico e psicológico são apenas algumas das ações que continuam à disposição nesse período. Acesse nosso site e veja como podemos te ajudar.

Sentimento de pertencimento no home office

Além de todas as medidas de segurança a serem tomadas, a pandemia de Covid-19 também gerou uma nova realidade para muitas empresas: o home office. Acostumadas com o convívio diário, essas companhias têm enfrentado algumas dificuldades para manter a motivação e o engajamento dos colaboradores. E muito disso passa pela diminuição da sensação de pertencimento que a distância tem causado.

Diante desse problema, propusemos uma discussão em nosso site. Como trazer de volta esse sentimento? O que as empresas podem fazer para transformar o home office em uma extensão do ambiente empresarial? São muitas as dúvidas e apresentamos alguns apontamentos interessantes feitos por nossa equipe. Leia a discussão completa em nosso site.

Controle da temperatura contra a Covid-19

Ao ir a um supermercado durante esse período de pandemia, você deve ter passado pela experiência de ter a temperatura medida por um termômetro de testa. Essa é uma recomendação dos órgãos de saúde para barrar as pessoas com febre – um dos sintomas da Covid-19.

Mas será que esse método é 100% confiável para evitar a disseminação da doença? Nossa equipe de Medicina do Trabalho analisou o procedimento, consultou diversos artigos científicos sobre o assunto e produziu um conteúdo completo sobre a importância da medição de temperatura. Acesse o material em nosso site.

Avaliação psicossocial: aplicação prática nas empresas

Diante de uma situação de risco, o empregado precisa agir rápido e de forma consciente. Muito disso passa pelos treinamentos que são realizados, mas também é essencial que ele esteja mentalmente saudável para reagir bem às pressões interna e externa. Nesses casos, as empresas devem realizar avaliações psicossociais para avaliar a atual situação desses empregados.

Feita por profissionais da Psicologia, ela é composta por instrumentos que avaliam se a pessoa é capaz ou não de enfrentar momentos de estresse no ambiente de trabalho. Está presente, inclusive, em algumas Normas Regulamentadoras. Para saber mais sobre quem precisa fazer a avaliação e qual o significado dos resultados, veja a matéria completa em nosso site.

COMPARTILHE

Rua dos Carijós, 150 – Cj. 1403 – Centro | Belo Horizonte/MG | CEP 30.120-060
contato@serconmed.com.br | (31) 3271-3267 | www.serconmed.com.br

Produzido por Prefácio