Edição nº 43 – Testes contra a Covid-19

Edição 43 | 2 de julho de 2020

Olá!

Desde que reformulamos este boletim, nosso principal assunto sempre foi o novo coronavírus. Foi inevitável, inclusive. Já são três meses de conteúdos exclusivos sobre o assunto, para que a sua empresa possa cuidar de forma apropriada da saúde dos colaboradores. E, dado o prolongamento da pandemia, ainda não é hora de interromper a abordagem. O país chegou à triste marca de 60 mil mortes e os hospitais de referência em Belo Horizonte atingiram a capacidade máxima. Não é o momento, portanto, de relaxar as ações de SST nas empresas. Pelo contrário, precisamos manter atenção máxima.

Por isso, reunimos alguns materiais que podem ajudar a entender melhor o atual cenário. Trazemos recomendações da Secretaria do Trabalho do governo federal, informações sobre os testes de Covid-19 realizados pela Sercon e alertamos sobre a importância de cuidar da saúde mental dos trabalhadores. Precisamos ficar atentos a todos esses pontos para evitar a disseminação da doença nesse momento tão delicado.

Abraços,

Carlos Luiz Souza

Diretor da Sercon

Orientações da Secretaria do Trabalho contra a Covid-19

Apesar de o isolamento social ser a medida mais recomendada nesse momento, sabemos que muitas empresas não puderam interromper as atividades presenciais. Pensando nesses casos, a Secretaria do Trabalho do governo federal produziu um material que traz recomendações de SST para cada atividade realizada, de modo a evitar o contágio nesses ambientes.

Para simplificar o entendimento das iniciativas propostas, reunimos as principais ações coletivas e falamos um pouco sobre como está sendo a fiscalização nas empresas durante esse período. É bom ficar atento, porque elas voltaram a ocorrer, principalmente para averiguar denúncias que envolvem medidas de combate à Covid-19. Todos os detalhes estão em nosso site.

Veja as recomendações

Transtornos mentais preocupam as empresas

Outra preocupação que temos ouvido bastante de nossos clientes diz respeito à saúde mental – tanto dos empregados quanto dos próprios empregadores –, embora esse não seja um problema recente. Ao contrário, já é a terceira maior causa de afastamentos pelo INSS. A pandemia apenas ampliou o número de casos, em razão das incertezas sobre o amanhã que afetam todos nós.

A matéria que fizemos para o nosso site resgata um pouco dessa história, explica o desconforto que estamos sentindo nesse período de isolamento social e, principalmente, aborda os cuidados que as empresas devem ter com a saúde mental de seus colaboradores.

Continue lendo

Como obter o selo Escritório mais seguro?

Além de todas as reflexões que fizemos sobre as medidas de SST nos ambientes de trabalho, também desenvolvemos uma solução prática para o retorno em segurança. Em parceria com a BeerOrCoffee, criamos o selo Escritório mais seguro, que estabelece uma série de critérios a serem seguidos pelas empresas para preservar a saúde e a integridade de todos.

Essa avaliação foi desenhada após um intenso estudo das jornadas de trabalho de diversos clientes, de diferentes portes e realidades. Os riscos de contágio foram todos classificados e ações de prevenção elaboradas para cada um deles. Ficou interessado e quer saber como ter o selo? Os detalhes estão todos em nosso site!

Como conseguir o selo

Teste de Covid-19 na Sercon

Todas as medidas de SST apresentadas até o momento são essenciais, mas também precisam estar amparadas em uma testagem massiva dos funcionários. Só assim poderemos saber qual a extensão do problema e as ações que devem ser tomadas.

Por isso, disponibilizamos quatro tipos de testes de Covid-19 para nossos clientes – cada um deles recomendado para uma situação específica. São exames laboratoriais de maior precisão ou testes rápidos, que podem dar um panorama real da situação atual da sua empresa. Veja todos os detalhes em nosso site.

Quero fazer o teste

COMPARTILHE

Rua dos Carijós, 150 – Cj. 1403 – Centro | Belo Horizonte/MG | CEP 30.120-060
contato@serconmed.com.br | (31) 3271-3267 | www.serconmed.com.br

Produzido por Prefácio