Edição nº 44 – Proteção respiratória para trabalhadores

Edição 44 | 30 de julho de 2020

 

Olá!

Seguimos em meio à pandemia do novo coronavírus: ultrapassamos a marca dos 2,5 milhões de casos, com mais de 90 mil mortes. Ainda precisamos estar muito atentos, com atitudes preventivas e cuidados, para fazer a nossa parte e colaborar para a redução do contágio. E especialmente agora, quando a retomada de algumas atividades começa a ocorrer, as ações de SST nas empresas continuam em foco.

Nesta edição, reunimos materiais que destacam a importância da proteção respiratória: como o modo de contágio e os principais sintomas do novo coronavírus estão ligados ao sistema respiratório, é com ele que as empresas mais devem tomar cuidado na retomada das atividades. Reunimos também conteúdo sobre exercícios físicos em casa, já que precisamos ainda manter o isolamento social, sempre que possível. Por fim, disponibilizamos informações sobre ergonomia e gestão do FAP, ações para as quais a Sercon pode auxiliar.

Abraços,

Carlos Luiz Souza

Diretor da Sercon

Proteção respiratória para trabalhadores

O sistema respiratório é uma das partes do corpo humano mais expostas ao ambiente externo, atrás apenas da pele. A exposição constante a partículas, produtos químicos e organismos infecciosos pode ocasionar uma série de doenças, que estão entre as causas de morte mais comuns no mundo. E no ambiente de trabalho essa realidade não é diferente.

Reunimos dados de estudos que evidenciam o impacto das doenças respiratórias. Além disso, falamos sobre os grupos e trabalhos de risco, destacando quais EPIs são recomendados. Todos os detalhes estão em nosso site.

Saiba mais

Faça a gestão do FAP no SOC

Manter uma política efetiva de prevenção contribui não só para garantir a integridade dos funcionários, mas para reduzir impactos financeiros para as empresas. Acidentes de trabalho e afastamentos têm relação direta com o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), índice utilizado para calcular os valores a serem pagos ao governo para o financiamento da aposentadoria especial.

Para ajudar sua companhia a controlar melhor esse quesito, o Software de Gestão Integrada (SOC), utilizado pela Sercon para manter contato direto com seus clientes e para que eles possam gerenciar melhor todas as informações da área de SST, foi incorporado o Módulo de Gestão do FAP. Ficou interessado e quer saber mais? Os detalhes estão todos em nosso site!

Continue lendo

Importância dos exercícios físicos na pandemia

Para quem estava acostumado a realizar exercícios físicos todos os dias, o isolamento social provocado pela Covid-19 tem sido um grande desafio. Até mesmo quem gostava apenas de fazer uma caminhada no fim de semana está sentindo falta da rotina. Todos sabem que manter-se em movimento é essencial. Mas, diante desse cenário, como é possível fazer isso mesmo estando em casa?

As possibilidades são muitas! E os benefícios extrapolam o bem-estar físico: a saúde mental também é impactada, para melhor. A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) deu algumas dicas de como se exercitar em casa. Confira no nosso site.

Veja as orientações

6 benefícios da ergonomia

Ao pensar na organização e nos layouts dos ambientes de trabalho, o principal ponto a se levar em consideração é o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores. Afinal, é ali que eles passarão a maior parte do dia. E estar em um local estruturado, que seja confortável e respeite os limites do corpo, traz benefícios diretos para a produtividade e para a saúde. É com isso que se preocupa a ergonomia.

Ginásticas laborais, intervalos nas atividades e adequação do mobiliário e dos processos são apenas algumas das ações que podem ser realizadas para melhorar o ambiente da empresa. A Sercon pode ajudar, fazendo a Análise Ergonômica do Trabalho. Está interessado? Os detalhes estão no nosso site.

Faça um orçamento

COMPARTILHE

Rua dos Carijós, 150 – Cj. 1403 – Centro | Belo Horizonte/MG | CEP 30.120-060
contato@serconmed.com.br | (31) 3271-3267 | www.serconmed.com.br

Produzido por Prefácio