Edição nº 46 – Entenda como funciona o PGR na NR1

Edição 46 | 12 de janeiro de 2021

 

Olá!

Entramos em 2021 em meio ao aumento dos casos de Covid-19, o fechamento do comércio não essencial em Belo Horizonte e muitas incertezas sobre o que está por vir. Mas sabemos que a qualidade de vida no presente está diretamente relacionada à maneira como lidamos com o passado e com o futuro. Precisamos olhar para o período que acabamos de passar e aprender as lições para não o repetir. Nosso desejo é que estes 12 meses sejam de esperança, gratidão, qualidade de vida, saúde, segurança e muito trabalho.

Por falar em trabalho, o ano começa com muitas mudanças e desafios para a área de Segurança e Saúde do Trabalho. Devemos nos preparar para a contínua atualização das normas regulamentadoras, com destaque para a implantação do PGR, na NR 1, e para o envio das informações do eSocial Simplificado, que entrará em vigor a partir de maio deste ano.

São muitas novidades e estamos prontos para te ajudar nesse período de adaptação. A Sercon abre as portas para atender a sua empresa e às demandas que as mudanças legislatórias trarão. Conte conosco e boa leitura!

Carlos Luiz Souza
Diretor da Sercon

imagem_1.jpg

Entenda como funciona o PGR na NR1

A partir de agosto de 2021, o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) substituirá o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). A novidade é parte das atualizações da Norma Regulamentadora 1, promovidas pelo governo federal em março de 2020.

Além de reduzir custos e burocracia para implementação e aumentar os prazos de renovação do documento, o PGR coloca em prática alguns dos conceitos mais modernos de gestão de Segurança e Saúde do Trabalho, que agora devem fazer parte do dia a dia das empresas. Para entender como ele deve ser aplicado na prática, a Sercon preparou uma matéria detalhando todas as especificidades.

Saiba mais

imagem_2.jpg

Alerta para segunda onda de Covid-19
no Brasil

O Brasil vive um novo pico de contágio e de óbitos por Covid-19 e, com as festas e férias de fim de ano, os casos tendem a aumentar, com consequências piores do que no início da pandemia. Diante dessa realidade, as empresas que não pararam ou que já retomaram as atividades presenciais devem combinar cuidados preventivos com medidas de segurança, distanciamento social e testes para identificar casos e contatos.

Leia nesta matéria como diminuir o risco de contágio e controlar a doença nessa nova fase, estabelecendo normas a serem seguidas por colaboradores e clientes no ambiente ocupacional.

Continue lendo

imagem_3.jpg

O que esperar do eSocial Simplificado?

Previsto para entrar em vigor em maio deste ano, o eSocial Simplificado terá como foco a desburocratização no cadastro de informações, com a substituição de obrigações acessórias e a eliminação de pontos de complexidade.

No entanto, a proposta manterá alguns eventos, respeitando o investimento feito pelas empresas e pelos profissionais. A proposta é apenas modernizar a ferramenta, mantendo a integridade e a continuidade dos dados. Para te ajudar a entender melhor quais são essas novidades, a Sercon preparou uma matéria com as principais mudanças.

Leia mais

imagem_4.jpg

Os riscos do home office

A pandemia de Covid-19 impulsionou o trabalho remoto e o modelo acabou bem visto pelas empresas, já que os colaboradores continuaram apresentando bons resultados.

No entanto, a modalidade merece atenção, pois possui pontos negativos para o colaborador – como problemas físicos e mentais – e, consequentemente, para o empregador. É fundamental que os profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho se atentem às ações necessárias à manutenção do bem-estar dos empregados, de modo a evitar o agravamento de condições pré-existentes ou o surgimento de novos gatilhos para o adoecimento.

Continue lendo

COMPARTILHE

wpp.png fb.png tw.png in.png

Rua dos Carijós, 150 – Cj. 1403 – Centro | Belo Horizonte/MG | CEP 30.120-060
contato@serconmed.com.br | (31) 3271-3267 | www.serconmed.com.br

Produzido por Prefácio