Edição nº 47 – Cuidados e ações em ambientes insalubres

Edição 47 | 10 de fevereiro de 2021

 

Olá, leitor!

Finalmente a vacina contra a Covid-19 chegou ao nosso país e, gradualmente, a população brasileira está sendo imunizada. O momento é de alegria e esperança, mas, ainda assim, é imprescindível manter a guarda e seguir os protocolos de prevenção. A vacinação ainda está no começo e cada um deve fazer sua parte para evitar a disseminação da doença.

Pelo lado organizacional, as empresas têm o papel de incentivar a adoção de práticas e ações que corroborem para um ambiente de trabalho mais saudável e agradável, com segurança e saúde para todos. Como agentes de SST, é nosso dever manter os colaboradores protegidos e controlar os casos de Covid-19 em nossos espaços.

Mas como já falamos bastante desse tema em nosso site e no boletim, esta edição do Sercon Informa traz uma série de conteúdos para além do coronavírus. Produzimos materiais sobre vários pontos importantes da legislação, com detalhes sobre programas que devem ser adotados pelas empresas, cuidados no ambiente ocupacional e sobre o calendário de vacinação ocupacional.

Boa leitura!

Carlos Luiz Souza
Diretor da Sercon

imagem_1.jpg

Cuidados e ações em ambientes insalubres

Muitos trabalhadores ainda são expostos a uma série de agentes nocivos que podem prejudicar a saúde e a qualidade de vida.

Os impactos são muitos e, para minimizá-los, é necessário seguir diversas ações previstas em lei, traçando os limites de exposição a agentes nocivos para definir as medidas de proteção.

Nesta matéria, fizemos um panorama completo sobre as principais características de ambientes insalubres, as leis que regem o assunto e os cuidados necessários para preservar a saúde do trabalhador.

Saiba mais

imagem_2.jpg

Calendário de vacinação ocupacional

Desde que a pandemia de Covid-19 invadiu o mundo, o assunto “quando virá uma vacina?” se tornou um dos mais falados. Mas a questão da imunização coletiva já é antiga e deve ser tratada como prioridade tanto pela população quanto pelas empresas.

Quando um trabalhador está com o cartão de vacinas atualizado, é menos provável que ele contraia doenças infecciosas. Além disso, os casos de afastamento por doença, absenteísmo e baixa produtividade são menores. Por isso, as empresas possuem um papel primordial quando se fala no incentivo à imunização e na manutenção do calendário de vacinação ocupacional em dia, pois só assim é possível garantir o bem-estar de todos.

Continue lendo

imagem_3.jpg

Como funciona o PPR?

Preservar a saúde do colaborador é uma medida fundamental que deve ser tomada pelas empresas com trabalhadores expostos a ambientes de risco. O Programa de Proteção Respiratória é mais uma ação exigida por lei, que tem como função garantir a saúde e a proteção do colaborador, por meio de análise de ameaças e riscos respiratórios presentes no exercício da atividade.

Para ajudar sua empresa a entender se é preciso desenvolver o PPR, fizemos um post com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto. Trouxemos os detalhes da legislação, a importância do programa e o que é exigido na prática.

Leia mais

imagem_4.jpg

Evite perdas auditivas com o PCA

A exposição constante a níveis elevados de ruídos coloca a saúde de todos em risco. No ambiente ocupacional, esse perigo é ainda maior, já que o trabalhador está exposto a ele por horas seguidas, durante vários dias.

Para controlar os limites toleráveis, mitigar os impactos e promover medidas para preservar a segurança e a saúde de profissionais expostos a ruídos ocupacionais, a Norma Regulamentadora 7 prevê a elaboração do Programa de Conservação Auditiva, o PCA. Entenda como ele funciona em nosso site.

Continue lendo

COMPARTILHE

wpp.png fb.png tw.png in.png

Rua dos Carijós, 150 – Cj. 1403 – Centro | Belo Horizonte/MG | CEP 30.120-060
contato@serconmed.com.br | (31) 3271-3267 | www.serconmed.com.br

Produzido por Prefácio

Abrir o chat
Precisa de ajuda?