Serviços


Fonoaudiologia

A exposição prolongada a ruídos pode ser muito prejudicial à saúde do trabalhador. A poluição sonora, inclusive, já foi classificada pela Organização Mundial da Saúde como o segundo tipo que mais causa doenças no mundo. No âmbito ocupacional, esse assunto é levado a sério, visto que existem legislações dedicadas a garantir o bem-estar do sistema auditivo dos funcionários. Diante disso, a Fonoaudiologia do Trabalho tem um importante papel a desempenhar.

 

O principal objetivo desse serviço é promover mudanças no espaço organizacional, priorizando a saúde auditiva dos empregados. Os serviços de Fonoaudiologia na Sercon são focados no desenvolvimento de programas de prevenção que trazem, de fato, melhorias na qualidade de vida do trabalhador ao detectarem e diagnosticarem de forma antecipada os possíveis riscos fisiológicos presentes nas organizações.

 

Conheça os serviços oferecidos e veja como podemos te ajudar:

 

É o exame que avalia quantitativamente a capacidade do paciente para ouvir diferentes sons. Realizado por um fonoaudiólogo, detecta anormalidades e determina qual o tipo de perda auditiva do paciente. Os procedimentos são simples e indolores. Exigem-se apenas uma cabine acústica, um otoscópio e um audiômetro (fone de ouvido e vibrador ósseo).
 
Leia mais: 3 exames básicos para avaliar a audição

O PCA reúne medidas para cuidar da saúde auditiva de empregados expostos a ruídos, evitando a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) no ambiente ocupacional. Deve ser implantado nas empresas com a participação de profissionais de fonoaudiologia, medicina do trabalho, engenharia de segurança do trabalho e de gestão de recursos humanos.

 

Leia mais: Saúde auditiva no ambiente organizacional

Para que os movimentos realizados nas atividades laborais sejam harmônicos, é preciso um bom equilíbrio corporal. Quando há perturbação desse estado, é comum a ocorrência de tonturas, que podem causar quedas e acidentes graves. Isso pode ser detectado com a realização do teste de Romberg, que avalia alterações no equilíbrio estático (parado) e dinâmico (em movimento).

 

Leia mais: Teste de Romberg – análise do equilíbrio corporal

Este é o exame que auxilia e complementa o diagnóstico das perdas auditivas, permitindo identificar infecções e disfunções externas e internas no ouvido, além de avaliar o reflexo auditivo. Feito exclusivamente por um fonoaudiólogo, é um procedimento simples e indolor, sem contraindicações e muito utilizado para confirmar os resultados obtidos na audiometria.

Este exame avalia qualitativamente a audição do trabalhador, de forma a obter dados sobre as habilidades de detecção e reconhecimento da fala. Ou seja, a logoaudiometria acrescenta uma camada extra de análise, para verificar se há diferença entre os resultados audiométricos e o desempenho da pessoa ao ouvir conversas em situações diárias.


Quero fazer um orçamento