Serviços


Medicina do Trabalho

O respeito pela vida humana é uma das premissas que devem ser seguidas por todos os médicos, e a Medicina do Trabalho leva essa preocupação para o ambiente laboral. É a área responsável pela prevenção e pelo acompanhamento de todas as doenças relacionadas às atividades ocupacionais, promovendo ações que buscam garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

 

O médico do trabalho indica, de acordo com o cargo do trabalhador e com os riscos aos quais ele está exposto, quais exames devem ser realizados rotineiramente para acompanhar sua saúde. É o responsável por avaliar a capacidade de candidatos e empregados para exercer determinada função e realizar avalições periódicas de saúde, dando ênfase à prevenção de doenças relacionadas aos riscos a que os trabalhadores são expostos diariamente.

 

Conheça os serviços oferecidos pela Sercon e veja como podemos te ajudar:

 

A legislação brasileira determina a realização obrigatória de alguns exames médicos para contratados sob o regime da CLT, como forma de proteger o trabalhador e a empresa. A Sercon possui consultórios equipados para atender seus clientes e realizar todos os exames exigidos: admissional, demissional, periódico, de retorno e de mudança de função.

Leia mais: Quais são os exames ocupacionais obrigatórios?

São procedimentos específicos para monitorar a saúde do trabalhador, nos casos em que a atividade exercida ofereça riscos à saúde. Na Sercon e na rede de parceiros credenciados você encontra a estrutura necessária para a realização de exames de acuidade visual, avaliação oftalmológica, eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria, raio-X e testes laboratoriais (hemograma, glicemia, colesterol, entre outros).
A validação ou homologação de atestados médicos é imprescindível para controle das faltas no trabalho. É um procedimento médico-pericial, constituído de duas etapas complementares: avaliação clínica do paciente e análise documental. É essencial ao Perfil Epidemiológico, pois reúne os dados sobre absenteísmo e as atividades para controlar e prevenir faltas por motivo de doenças.
Caso seja de interesse da empresa, a Sercon também disponibiliza um atendimento presencial para atender os empregados no próprio local de trabalho. Com todos os cuidados necessários que são exigidos, nossos profissionais realizam exames ocupacionais e oferecem orientações com base nas avaliações in loco para aumentar o cuidado com a saúde de todos.
A experiência adquirida pelo corpo médico da Sercon em 30 anos de mercado é um grande diferencial para nossos clientes. Nossos profissionais são preparados para ir além dos exames e oferecer a melhor solução baseada na realidade do seu negócio. Trata-se de um processo de escuta e avaliação, que gera ações efetivas para a manutenção da integridade física e mental dos trabalhadores.
Esta é uma ação obrigatória para todas as empresas, com objetivo de prevenir doenças e acidentes, promover o bem-estar e manter um grupo funcional e ativo. Reúne ações dos departamentos de RH e de SST, de modo a acompanhar de perto a saúde do trabalhador, garantindo apoio caso o estado de saúde exija cuidados especiais. Para isso, devem-se ser levados em consideração os riscos existentes – em especial os que estão nas Normas Regulamentadoras.

Leia mais: Entenda como funciona o PCMSO

Para evitar doenças decorrentes da inalação de gases, névoas, poeiras, vapores e fumos metálicos, as empresas que apresentam esse tipo de risco ocupacional devem elaborar o PPR. Este é o programa que estabelece como deve ser o uso dos equipamentos de proteção respiratória e como será feito o monitoramento das ações de segurança.
Empresas que investem em SST e possuem um trabalho efetivo que visa a diminuição de doenças e acidentes ocupacionais têm benefícios no pagamento de contribuições trabalhistas. Por isso, a Sercon auxilia as companhias que desejam criar projetos para manter ou diminuir os índices do FAP e fazer uma melhor avaliação do NTEP.
Para identificar o uso de substâncias psicoativas que influenciam na condução segura de veículos, os exames toxicológicos passaram a ser obrigatórios nos processos admissionais e demissionais de motoristas profissionais. Além de manter parcerias com laboratórios acreditados para a realização desses exames, a Sercon também pode auxiliar sua empresa na criação de programas de prevenção ao uso dessas substâncias.

Leia mais: Exame toxicológico é obrigatório para motoristas profissionais

Para atuar de forma mais incisiva nos fatores que ocasionam doenças ao trabalhador, é preciso determinar com exatidão quais são eles e o que causam. Para isso, as empresas devem realizar o estudo epidemiológico, que utiliza pesquisas e análises para descobrir as reais causas dos problemas, de forma a estruturar os mecanismos mais adequados para preveni-las.

Leia mais: A importância do estudo epidemiológico

Após a paralisação das atividades de uma empresa, seja por problemas internos de segurança ou por fatores externos de saúde coletiva, é preciso criar um plano de contingenciamento para retorno às atividades. Nesse sentido, a Sercon avalia todo o espaço físico e determina quais as melhores formas de minimizar os riscos e garantir uma volta segura a todos.
Como ainda não há previsão para uma vacina contra a covid-19, é preciso se atentar ao impacto da doença sobre seus funcionários. Para auxiliar seus clientes, a Sercon se juntou a laboratórios de referência para oferecer quatro tipos diferentes de testes para detectar a presença do novo coronavírus e de anticorpos.

Leia mais: Teste de Covid-19 na Sercon


Quero fazer um orçamento