Uso de álcool e drogas: quais são os efeitos no trabalho

8 de fevereiro de 2024

O uso de álcool e drogas no trabalho é um problema sério que pode afetar a saúde, a segurança e a produtividade dos funcionários.

Em 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 400,3 mil atendimentos às pessoas com transtornos mentais provocados pelo uso excessivo desses psicoativos, de acordo com o Ministério da Saúde. 

Neste artigo, vamos conversar sobre os efeitos do consumo de álcool e drogas   na qualidade de vida do colaborador e como elas afetam o seu desempenho durante o trabalho

Também vamos discutir sobre os procedimentos legais e trabalhistas que as empresas devem adotar em casos de uso durante o trabalho. 

Para finalizar, iremos conversar sobre a importância de uma gestão humanizada e ações de prevenção contra o uso de álcool e drogas.   

Continue a leitura e conheça mais sobre o tema. 

Como o consumo pode afetar na rotina de trabalho

Os psicoativos são substâncias que afetam o funcionamento do sistema nervoso central, alterando a percepção, o humor, a consciência e o comportamento. Eles incluem drogas lícitas, como álcool e medicamentos, e drogas ilícitas, como maconha, cocaína e outras substâncias.

Os efeitos do uso de drogas no trabalho variam de acordo com a substância, a quantidade, a frequência de uso e as características do funcionário. No entanto, alguns efeitos gerais são:

  • Redução da produtividade: os trabalhadores que usam substâncias psicoativas cometem mais erros, por isso precisam de mais tempo para realizar as suas tarefas. 
  • Aumento dos acidentes de trabalho: o consumo excessivo de psicoativos afeta a coordenação motora, o raciocínio e a capacidade de identificar os  riscos no ambiente de trabalho.
  • Problemas de relacionamento: o uso de substâncias psicoativas altera o humor e, em alguns casos, provoca depressão, irritabilidade e agressividade.
  • Comportamentos de risco: os psicoativos podem aumentar a probabilidade de comportamentos de risco, como dirigir sob a influência de drogas ou álcool.  

Trabalhar sob efeito de psicotrópicos é motivo para demissão por justa causa?

Sim, o colaborador pode ser demitido por justa causa, caso apareça alcoolizado ou sob efeito de drogas no trabalho. 

A justa causa é uma forma de rescisão do contrato de trabalho que ocorre quando o empregado comete uma falta grave considerada incompatível com a continuidade da relação de trabalho.

O uso dessas substâncias no trabalho é considerado uma falta grave, pois coloca em risco a segurança do próprio empregado, de colegas de trabalho e de terceiros. 

O que a empresa deve fazer em casos de dependência?

É preciso lembrar que a dependência de substâncias psicoativas, lícitas ou ilícitas, é considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2023, o Ministério da Saúde incluiu o abuso no uso de álcool e drogas na lista de doenças relacionadas ao trabalho.  

Essa ação serve para destacar como os efeitos dos psicoativos no ambiente de trabalho podem ser ainda mais graves em trabalhadores com sintomas de dependência

Nesse sentido, as empresas podem adotar abordagens mais humanas e proativas para resolver esses casos. 

Uma opção bem eficaz, é oferecer serviços de apoio aos trabalhadores, como terapia e grupos de apoio.

Outra solução são as palestras educativas que servem para alertar aos funcionários sobre os malefícios do consumo de álcool e drogas.

Qual a atuação dos líderes na prevenção contra o consumo  de álcool e drogas?

Esse tipo de situação exige uma gestão de equipe cuidadosa, pois afeta a saúde mental do funcionário dependente e dos demais colegas. 

Para obter bons resultados, as lideranças precisam se comprometer na promoção de um ambiente saudável, por meio de políticas de prevenção e acompanhamento dos funcionários.

Mas é preciso que essas ações sejam contínuas, com a participação ativa de todos os setores e níveis da empresa. Assim, o tema estará sempre presente na cultura organizacional do ambiente de trabalho.

Conclusão

O uso de álcool e drogas é um problema sério que pode ter um impacto negativo significativo na produtividade e no ambiente de trabalho. 

As empresas devem ter uma política de prevenção e combate ao uso dessas substâncias, bem como ações de apoio aos trabalhadores que passam por problemas de dependência.

A demissão por justa causa é uma opção legal, mas a empresa pode optar em agir com empatia e considerar alternativas que visem à recuperação da saúde e qualidade de vida dos funcionários. 

Lembre-se: priorizar o cuidado da equipe é garantir o sucesso da empresa, mas também contribuir para a construção de uma sociedade mais saudável e consciente.

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