6 benefícios da ergonomia

27 de julho de 2020

Ao pensar na organização e nos layouts dos ambientes de trabalho, o principal ponto a se levar em consideração é o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores. Afinal, é ali que eles passarão a maior parte do dia. E estar em um local estruturado, que seja confortável e respeite os limites do corpo, traz benefícios diretos para a produtividade e para a saúde. É com isso que se preocupa a ergonomia.

De acordo com a definição da Ergonomics Research Society, a ergonomia é “o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento”. Ou seja, ela tem como objetivo adequar os espaços e as atividades às características, habilidades e limitações das pessoas, de modo a melhorar o desempenho e tornar o trabalho mais confortável e seguro.

Essa é uma prática antiga, que ganhou fôlego após a 2º Guerra Mundial. No artigo O estudo da ergonomia e seus benefícios no ambiente de trabalho: uma pesquisa bibliográfica, os pesquisadores apontam que os avanços bélicos durante o período de conflito foram todos realizados sem levar em consideração a adaptação dos soldados, o que ocasionou muitas mortes. A Ergonomics Research Society foi criada justamente para colocar em prática esses conhecimentos, de forma a levar as melhorias também para o ambiente de trabalho.

No Brasil, todo esse processo é regulamentado pela Norma Regulamentadora 17 (NR 17), que estabelece os parâmetros mínimos a serem seguidos pelas empresas para garantir o bem-estar dos funcionários. Para isso, a legislação determina que o empregador deve realizar a Análise Ergonômica do Trabalho (AET), que irá avaliar a adaptação das condições às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

Leia também: Análise Ergonômica do Trabalho – o que é e quem deve fazer

Ginásticas laborais, intervalos nas atividades e adequação do mobiliário e dos processos são apenas algumas das ações que podem ser realizadas para melhorar o ambiente da empresa. E quando essas atividades são realizadas pensando no bem-estar coletivo, o ambiente se torna mais favorável para o trabalho.

Benefícios da ergonomia

Empresas e funcionários se beneficiam com a realização de ações voltadas para ergonomia, com reflexos na saúde, no bem-estar e até mesmo no bolso. Veja algumas dessas vantagens:

  1. Evita problemas de saúde

Movimentos repetitivos, erros no carregamento de cargas e posturas incorretas podem gerar diversos problemas osteomusculares, como dores crônicas na coluna lombar, nas mãos e nos joelhos. Além disso, uma má iluminação pode causar enxaquecas ou dificuldades na visão. Se bem feito, o trabalho de ergonomia ajuda a reduzir os números de afastamentos e de ausências.

  1. Melhora a produtividade

Com um ambiente mais favorável para o desenvolvimento das atividades, há um aumento da atenção ao que realmente importa e, consequentemente, uma diminuição dos erros. Além disso, ao valorizar o trabalho, a ergonomia estimula o processo criativo e a geração de valor para a empresa.

  1. Aumenta a disposição

Fazer a ginástica laboral ou alongamentos ao longo do dia estimula o movimento do corpo e evita o sedentarismo, a fadiga e o estresse. Há ganhos para a musculatura, tendões e articulações, prevenindo lesões, aumentando a força muscular e tornando o corpo mais resistente.

  1. Menor desperdício de recursos

Além de contribuir para a redução de erros e o aumento da produtividade, a maior atenção dedicada às tarefas alerta os funcionários para os recursos que estão sendo utilizados. Se o ambiente está adequado às necessidades, pouco precisa ser feito para melhorá-lo, garantindo uma maior economia de recursos.

  1. Passa uma imagem profissional aos clientes

Um ambiente adaptado às necessidades dos funcionários, naturalmente, colabora para uma imagem mais profissional, pelo fato de revelar uma preocupação com o bem-estar de todos. Isso é sempre visto com bons olhos por quem frequenta o espaço pela primeira vez.

  1. Redução dos acidentes de trabalho

A consequência de todos os benefícios listados acima é a diminuição dos acidentes na empresa. Há um maior foco nas atividades, as pessoas se mostram mais satisfeitas com o ambiente e as ações são executadas de acordo com os procedimentos. Ou seja, um ambiente ideal para evitar falhas e para garantir que, se elas ocorrerem, as consequências não serão tão graves.

Ergonomia é com a Sercon

Se a sua empresa precisa realizar a Análise Ergonômica do Trabalho, solicite um orçamento à Sercon. Com quase 30 anos de experiência no mercado, nossa equipe está pronta a oferecer as melhores soluções e orientar sobre como adaptar o ambiente para proporcionar maior bem-estar aos trabalhadores.

Posts Mais Vistos

Síndrome de Burnout: os riscos que a sua empresa corre quando negligencia a saúde do trabalhador

Síndrome de Burnout: os riscos que a sua empresa corre quando negligencia a saúde do trabalhador

    SERCOM

    Confira nossos materiais educativos

    Acessar

    Ergonomia

    AEP e AET qual a diferença e quando fazer as análises da NR-17

    AEP e AET: qual a diferença e quando fazer as análises da NR-17

    22 de novembro de 2024

    Entenda as principais diferenças entre AEP e AET e saiba quando realizar cada análise de acordo com a NR-17....

    Ergonomia no trabalho: tudo o que você precisa saber

    24 de janeiro de 2024

    Entenda como ela garante mais segurança, conforto e saúde no ambiente de trabalho Desconforto, dores musculares, lesões por esforço repetitivo (LER) e adoecimento mental são a...

    Ondas de calor: como aplicar a SST no ambiente de trabalho

    27 de dezembro de 2023

    O calor no ambiente de trabalho pode causar diversos danos à saúde  As recentes ondas de calor têm despertado o mundo para as consequências das mudanças climáticas na vi...

    Ergonomia no Home Office: mais conforto e segurança

    22 de dezembro de 2023

    Adaptar o ambiente de trabalho ajuda a evitar lesões e melhora o desempenho. O avanço tecnológico e as mudanças no cenário profissional tornaram o home office uma realidade ca...

    Desvendando a LER e os DORT: conheça formas de prevenção

    9 de agosto de 2023

    Hoje em dia, é essencial entender e abordar as condições de saúde que podem surgir como consequências do esforço repetitivo no ambiente de trabalho. Duas delas são os distú...

    NR-17 resumida: o que é e como se aplica a ergonomia no trabalho

    28 de fevereiro de 2023

    A NR-17 é uma norma regulamentadora que estabelece orientações sobre o bem-estar físico de quem trabalha relacionadas ao espaço de trabalho. De modo geral, o cumprimento da NR...

    Como montar um escritório ergonômico em casa?

    29 de abril de 2021

    Norma Regulamentadora 17 define critérios a serem seguidos, mas as circunstâncias presentes na casa ditam as condições de trabalho...

    Regras de SST para home office em situações de urgência

    18 de março de 2020

    Existe toda uma legislação que determina como deve ser feito o home office, mas, em situações de urgência - como a do coronavírus -, qual o procedimento? ...

    Selecione a sua demanda

    Encontre a solução certa em SST para a necessidade do seu negócio.

    eSocial

    Garanta a transmissão dos eventos de Saúde e Segurança Ocupacional exigidos pelo eSocial com agilidade e confiabilidade.

    Mais produtividade na sua equipe

    Garanta um ambiente de trabalho saudável, preserve a saúde dos seus colaboradores e reduza o risco de acidentes.

    Obrigações legais em dia

    Saiba quais obrigações sua empresa precisa cumprir para garantir a segurança e saúde da equipe e atender ao eSocial.

    Redução de gastos

    Soluções para reduzir despesas indevidas e prevenir alto custo.

    ou selecione uma categoria

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.

    Aceitar