Notícias

 Geral
22/09/2017

Diretor da Sercon recebe homenagem em congresso

Carlos Luiz Souza representou a ACTRANSMG, que foi premiada na categoria “Entidade” pelo Prêmio Ranier Rozenstraten


Entre 14 e 17 de setembro, foram realizados o XII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego e o I Congresso Brasileiro de Psicologia de Tráfego, no distrito de Costa do Sauípe, na Bahia. Promovido pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) e pela Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT), o evento homenageou Carlos Luiz Souza, diretor da SERCON e presidente da Associação das Clínicas de Trânsito do Estado de Minas Gerais (ACTRANSMG).

Congressos

Os congressos têm como objetivo central reunir especialistas em Medicina de Tráfego e em Psicologia de Tráfego para debaterem temas como saúde e mobilidade. O evento ressalta a importância da preservação da vida no trânsito.

Em busca de uma mobilidade humana saudável, essa edição traz algumas mudanças. Entre elas, destaca-se a retirada do termo “acidente” do nome do evento, já que, segundo a organização dos congressos, as consequências causadas pelos acidentes não são frutos de acontecimentos casuais.

Os congressos são multidisciplinares, assim como o tema ‘trânsito’, que agrega a participação de educadores, juristas, autoridades públicas etc. O destaque da programação está relacionado às pesquisas científicas sobre o assunto, que consistem na apresentação de pôsteres, conferências, palestras e mesa redonda.

 Homenagem

Em 2017, a Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT) instituiu o Prêmio Ranier Rozenstraten, que promove o reconhecimento e a valorização das pessoas e entidades que se destacaram na atuação pela segurança no trânsito. São premiadas também as iniciativas que contribuíram para o engrandecimento e para a qualificação da Psicologia de Tráfego no país.

A ACTRANSMG foi homenageada pelo Prêmio na categoria “Entidade”, considerando a busca de qualificação e representação dos médicos e psicólogos de trânsito e suas relevantes conquistas. Souza representou a entidade e recebeu o prêmio.

Fundada em abril de 2012, a ACTRANSMG tem sua sede em Belo Horizonte e é composta por médicos e psicólogos que representam coletivamente as clínicas de Medicina e Psicologia do Trânsito no Estado de Minas Gerais. O trabalho da associação contribui para a aproximidade  das clínicas com o Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN-MG). A ACTRANSMG possui algumas conquistas desde sua fundação. O reajuste na tabela de valores para exames médicos e psicológicos e a autorização para que todos os serviços passassem a ser agendados previamente nas clinicas de Belo Horizontem são alguns exemplos.

Nos Congressos, Souza representou também a Sercon.

*(Crédito da imagem: Roberto Alonso)

Mais Notícias

 Medicina do Trabalho

26/08/2021
Vacina contra a Covid-19 é obrigatória nas empresas?
Entenda a importância da vacinação e conheça as decisões acerca da obrigatoriedade

 Eng. de Segurança do Trabalho

26/08/2021
Entrada em vigor das novas normas regulamentadoras é adiada para 2022
Saiba quais foram incluídas no cronograma anunciado pelo governo federal

 Eng. de Segurança do Trabalho

26/08/2021
SST na mineração: obrigações das empresas
Como manter trabalhadores protegidos em um setor essencial para a economia brasileira

 Eng. de Segurança do Trabalho

26/08/2021
Limites de tolerância a ruídos no trabalho
O que a legislação diz sobre o tema e como as empresas podem se adequar