Notícias

 Geral
27/07/2020

Faça a gestão do FAP no SOC

Novo módulo do SOC possibilita capturar dados relativos a afastamento e permite controle automatizado do índice do Fator Acidentário de Prevenção (FAP)


Manter uma política efetiva de prevenção contribui não só para garantir a integridade dos funcionários, mas para reduzir impactos financeiros para as empresas. Acidentes de trabalho e afastamentos têm relação direta com o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), índice utilizado para calcular os valores a serem pagos ao governo para o financiamento da aposentadoria especial.

Para ajudar sua companhia a controlar melhor esse quesito, ao Software de Gestão Integrada (SOC), utilizado pela Sercon para manter contato direto com seus clientes e para que eles possam gerenciar melhor todas as informações da área de SST, foi incorporado o Módulo de Gestão do FAP.

A nova ferramenta permite o gerenciamento automatizado do fator de prevenção, por meio de dados disponibilizados em tempo real, que possibilitam agir de forma proativa e acompanhar as contestações de benefícios. Tudo isso em um dashboard intuitivo, que permite a emissão de alertas e a projeção das variáveis do FAP. Veja quais são as principais novidades:

  1. Captura automatizada de dados

O novo módulo do sistema realiza uma busca automática dos dados dos colaboradores na base do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e insere os registros de forma automática no SOC. Isso significa que agora os clientes da Sercon terão acesso à relação dos afastados diretamente na base do sistema. Tudo em um ambiente seguro e criptografado, o que traz mais segurança e sigilo para os dados.

  • Gerenciamento de contestações

Essa ferramenta possibilita centralizar as informações e criar um histórico das contestações feitas pela empresa, facilitando as futuras consultas. Ela também possui novos recursos para auxiliar no controle e na geração de documentos de afastamento, como cadastro de prazo, modelos online e espaço para upload de documentos inerentes ao processo.

Outras novidades também estão sendo preparadas para o Módulo de Gestão do FAP, mas ainda sem prazo para serem implementadas:

  • Dashboard de afastamento;
  • Captura automatizada das variáveis de cálculo FAP do sistema FAPWEB;
  • Possibilidade de projeções do cálculo FAP com dados do SOC;
  • Dashboard de Variável FAP;
  • Relatórios e KPIs.

Entenda o FAP

O Fator Acidentário de Prevenção é um índice utilizado para valorizar as empresas que mais investem em Segurança e Saúde do Trabalho. Criado em 2010, determina qual será o fator de multiplicação na alíquota do Riscos Ambientais de Trabalho (RAT), uma contribuição para o financiamento da aposentadoria especial – que varia de 1% a 3%, de acordo com as atividades realizadas pela empresa.

O resultado encontra-se disponível no site da Previdência Social, junto com as ordens de frequência, gravidade, custo e demais elementos para que a empresa verifique seu desempenho. O índice de multiplicação varia de 0,5 a 2,0, sendo o menor dedicado para aquelas com menos acidentes no período avaliado. Ou seja, a alíquota de contribuição pode atingir 50% ou 200% do valor estabelecido para o RAT, dependendo do desempenho na prevenção.

Gestão integrada no SOC

Os clientes da Sercon têm acesso ao SOC para realizar a gestão da área de SST, tanto na parte de comunicação quanto para agendamento de consultas e troca de informação. Dessa forma, podemos oferecer uma consultoria mais eficiente, baseada em dados reais, que apresenta soluções adequadas para cada situação. Ficou interessado? Entre em contato com a gente!

Mais Notícias

 Psicologia Ocupacional

12/01/2021
Os riscos do home office
Modalidade de trabalho a distância pode ocasionar problemas físicos e mentais que devem ser minimizados pelas empresas

 Eng. de Segurança do Trabalho

12/01/2021
O que esperar do eSocial simplificado?
Nova versão do sistema elimina exigências, diminui a quantidade de dados necessários e facilita o envio de informações a partir de 2021

 Medicina do Trabalho

12/01/2021
Alerta para segunda onda de Covid-19 no Brasil
Aumento de casos e de óbitos impõe necessidade de manter cuidados enquanto uma vacina definitiva não é aprovada

 Eng. de Segurança do Trabalho

12/01/2021
PGR: Como funciona o Programa de Gerenciamento de Riscos?
Atualização da NR 1 traz mudanças de impacto para as empresas, que devem ser observadas para evitar transtornos futuros