Faça a gestão do FAP no SOC
Manter uma política efetiva de prevenção contribui não só para garantir a integridade dos funcionários, mas para reduzir impactos financeiros para as empresas. Acidentes de trabalho e afastamentos têm relação direta com o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), índice utilizado para calcular os valores a serem pagos ao governo para o financiamento da aposentadoria especial.
Para ajudar sua companhia a controlar melhor esse quesito, ao Software de Gestão Integrada (SOC), utilizado pela Sercon para manter contato direto com seus clientes e para que eles possam gerenciar melhor todas as informações da área de SST, foi incorporado o Módulo de Gestão do FAP.
A nova ferramenta permite o gerenciamento automatizado do fator de prevenção, por meio de dados disponibilizados em tempo real, que possibilitam agir de forma proativa e acompanhar as contestações de benefícios. Tudo isso em um dashboard intuitivo, que permite a emissão de alertas e a projeção das variáveis do FAP. Veja quais são as principais novidades:
- Captura automatizada de dados
O novo módulo do sistema realiza uma busca automática dos dados dos colaboradores na base do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e insere os registros de forma automática no SOC. Isso significa que agora os clientes da Sercon terão acesso à relação dos afastados diretamente na base do sistema. Tudo em um ambiente seguro e criptografado, o que traz mais segurança e sigilo para os dados.
- Gerenciamento de contestações
Essa ferramenta possibilita centralizar as informações e criar um histórico das contestações feitas pela empresa, facilitando as futuras consultas. Ela também possui novos recursos para auxiliar no controle e na geração de documentos de afastamento, como cadastro de prazo, modelos online e espaço para upload de documentos inerentes ao processo.
Outras novidades também estão sendo preparadas para o Módulo de Gestão do FAP, mas ainda sem prazo para serem implementadas:
- Dashboard de afastamento;
- Captura automatizada das variáveis de cálculo FAP do sistema FAPWEB;
- Possibilidade de projeções do cálculo FAP com dados do SOC;
- Dashboard de Variável FAP;
- Relatórios e KPIs.
Entenda o FAP
O Fator Acidentário de Prevenção é um índice utilizado para valorizar as empresas que mais investem em Segurança e Saúde do Trabalho. Criado em 2010, determina qual será o fator de multiplicação na alíquota do Riscos Ambientais de Trabalho (RAT), uma contribuição para o financiamento da aposentadoria especial – que varia de 1% a 3%, de acordo com as atividades realizadas pela empresa.
O resultado encontra-se disponível no site da Previdência Social, junto com as ordens de frequência, gravidade, custo e demais elementos para que a empresa verifique seu desempenho. O índice de multiplicação varia de 0,5 a 2,0, sendo o menor dedicado para aquelas com menos acidentes no período avaliado. Ou seja, a alíquota de contribuição pode atingir 50% ou 200% do valor estabelecido para o RAT, dependendo do desempenho na prevenção.
Gestão integrada no SOC
Os clientes da Sercon têm acesso ao SOC para realizar a gestão da área de SST, tanto na parte de comunicação quanto para agendamento de consultas e troca de informação. Dessa forma, podemos oferecer uma consultoria mais eficiente, baseada em dados reais, que apresenta soluções adequadas para cada situação. Ficou interessado? Entre em contato com a gente!