Notícias

 Geral
30/06/2021

SOC: Facilidade na gestão das informações de SST

Software de gerenciamento simplifica o processo de controle dos dados de Segurança e Saúde do Trabalho


Ter dados qualificados constitui um dos principais insumos para a tomada de decisões estratégicas nas empresas. Isso, claro, também é válido para a área de Segurança e Saúde do Trabalho. Não por acaso, os clientes da Sercon têm à disposição uma plataforma completa para gerenciar essas informações de forma ágil, inteligente e em tempo real: o SOC.

Sabemos que a lista de normas e obrigações para assegurar o bem-estar dos funcionários é extensa, desta forma, oferecemos uma ferramenta para centralizar todos esses dados. Assim, é mais fácil obter um panorama completo da área de SST, para embasar o desenvolvimento de ações de melhoria contínua e a tomada de decisões. Tudo isso em um ambiente virtual intuitivo, com módulos e funcionalidades para uma gestão ocupacional baseada em dados e indicadores de qualidade de vida.

Funcionalidades

Para uma boa gestão de SST, as empresas precisam de dados quantitativos e qualitativos sobre o ambiente ocupacional. Com o SOC, é possível registrar todas essas informações qualificadas de forma simples, além de uma integração direta com os resultados dos serviços prestados pela Sercon. Isso possibilita extrair informações necessárias ao aprimoramento das ações e dos rumos da empresa.

Conheça todas as possibilidades que a plataforma oferece aos nossos clientes:

  • Agendamento de consultas online (atendimento em Belo Horizonte);
  • Conversão de dados em XML para transmissão ao eSocial;
  • Relatório de inconsistências;
  • Relatórios de exames realizados em períodos determinados;
  • Relatórios de convocação de exames a vencer e vencidos;
  • Ferramenta para gestão dos equipamentos de proteção individual (EPIs), com opção de assinatura biométrica: cadastro, entrega ao funcionário, ficha de EPI, troca, relatórios e convocação;
  • Ferramenta para gestão de equipamentos de proteção coletiva (EPCs);
  • SOCGED: disponibilização dos programas legais e arquivos na nuvem do SOC em tempo real;
  • Relatórios legais assinados digitalmente;
  • Cadastro de CAT;
  • Eleição eletrônica para a CIPA (NR 5);
  • Análise de Riscos por Tarefa (ART);
  • Mapa de riscos;
  • Ordem de serviços (NR 1);
  • Gestão de absenteísmo quando da elaboração do primeiro relatório anual (após um ano de contrato);
  • Estudo epidemiológico quando da elaboração do primeiro relatório anual (após um ano de contrato);
  • Gestão facilitada;
  • Automatização de processos.
  • Gestão do FAP

Leia mais: Gestão do FAP no SOC

Benefícios

Além de todas essas funcionalidades, a utilização do SOC gera uma série de benefícios para os clientes da Sercon:

  • Gestão centralizada: com o cadastro da empresa e dos funcionários, do histórico de exames e das informações de SST em um só local, as empresas ganham em organização e têm maior controle das decisões, evitando duplicidade nos processos.
  • Otimização do tempo: ter as informações reunidas em uma só plataforma economiza tempo e dá mais agilidade aos procedimentos. Assim, o colaborador responsável ganha horas livres para executar outras tarefas.
  • Interface fácil: a navegação intuitiva permite que qualquer usuário, em qualquer lugar, acesse o SOC com facilidade para atualizar as informações ocupacionais. Com isso, as chances de erro são menores e ganha-se tempo na gestão das informações.
  • Qualidade de vida: a visão estratégica dos dados permite o desenvolvimento de ações personalizadas, de acordo com a necessidade dos colaboradores. E com a saúde e a segurança garantidas, a equipe se torna mais engajada e motivada.
  • Exclusividade: cada empresa possui uma particularidade. Por isso, o SOC permite a personalização de documentos de acordo com a necessidade do cliente. Assim, é possível ter uma visão particular para agregar valor às ações.
  • Visão estratégica: os relatórios e gráficos dinâmicos permitem que os gestores tenham uma visão ampla dos resultados das ações de SST. A partir dela é possível mitigar riscos e perdas financeiras.

Além de todos esses benefícios, o SOC faz a gestão de SST do início ao fim dos processos, com o lançamento dos documentos exigidos nas Normas Regulamentadoras – como o cadastro inicial de risco e do ambiente, além da descrição de atividades e demais tarefas. A plataforma também possibilita que todas as informações do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) sejam cadastradas em um só local.

Diferencial do SOC

O menu intuitivo do SOC permite que o usuário tenha uma visão facilitada das informações cadastradas na plataforma. Os clientes da Sercon contam, ainda, com apoio da equipe de Saúde e Segurança no Trabalho, que realiza o preenchimento de todas as informações inerentes ao setor, facilitando o dia a dia e possibilitando que decisões sejam tomadas de forma mais rápida. Fica a cargo da empresa apenas o envio contínuo desses dados para a equipe da Sercon e o preenchimento de informações básicas de registro da organização.

Mesmo com essa possibilidade, também são oferecidos treinamentos on-line para que os responsáveis das empresas aprendam a lidar com a plataforma, fazer pequenos preenchimentos e visualizar as informações de forma integrada.

Gestão de SST com qualidade

Agora que você já conhece todos os benefícios da gestão realizada pelo SOC, que tal aproveitá-los na sua empresa? A Sercon possui especialistas em Segurança e Saúde do Trabalho para auxiliar na gestão e na análise estratégicas dos dados, com foco nas alternativas e ações de prevenção. Clique no botão abaixo para que possamos conversar melhor!

Foto de rawpixel.com no Freepik

Mais Notícias

 Medicina do Trabalho

26/08/2021
Vacina contra a Covid-19 é obrigatória nas empresas?
Entenda a importância da vacinação e conheça as decisões acerca da obrigatoriedade

 Eng. de Segurança do Trabalho

26/08/2021
Entrada em vigor das novas normas regulamentadoras é adiada para 2022
Saiba quais foram incluídas no cronograma anunciado pelo governo federal

 Eng. de Segurança do Trabalho

26/08/2021
SST na mineração: obrigações das empresas
Como manter trabalhadores protegidos em um setor essencial para a economia brasileira

 Eng. de Segurança do Trabalho

26/08/2021
Limites de tolerância a ruídos no trabalho
O que a legislação diz sobre o tema e como as empresas podem se adequar