Muitas cidades já começam a estudar o retorno das atividades do comércio e até mesmo das escolas, mas os gestores municipais são unânimes em afirmar que isso só poderá ser feito se as regras de segurança forem seguidas à risca. Afinal, a Covid-19 ainda não foi controlada, não há um tratamento para a doença e o número de casos não para de crescer no país. Mas como confirmar se essas determinações sanitárias estão sendo cumpridas?
Em parceria com a plataforma de coworking BeerOrCoffee, a Sercon criou o selo Escritório mais seguro. Ao estabelecer uma série de critérios que seguem as determinações dos órgãos nacionais e internacionais de saúde, a certificação indica que o espaço pode retomar suas atividades de forma segura.
Para isso, foi realizado um criterioso estudo das jornadas de trabalho de diversos clientes, de diferentes portes e realidades, para entender os principais riscos de contaminação nos escritórios. Cada ponto foi classificado de acordo com o grau de risco apresentado e foram estruturadas recomendações para minimizar a possibilidade de transmissão do vírus. Foram consideradas as seguintes variáveis:
Os riscos também foram agrupados de acordo com os cômodos dos escritórios, de modo a facilitar a execução das ações e a visualização dos alertas de segurança. E quem avalia o cumprimento das regras de segurança são os próprios usuários. Pelo QR Code presente na sinalização afixada, é possível indicar se há alguma irregularidade e, no caso de muitas contestações, uma nova auditoria é realizada e a empresa pode perder o selo.
Tudo começa com a leitura detalhada do material produzido pela Sercon e pela BeerOrCoffee. O guia Escritório Mais Seguro traz as recomendações a serem seguidas para obtenção do selo, que incluem uma série de medidas de prevenção para cada espaço da empresa.
Depois disso, é preciso informar adequadamente todos os funcionários e usuários do espaço sobre os procedimentos que serão seguidos para evitar a disseminação do vírus e sinalizar os espaços. As expedidoras do selo, inclusive, disponibilizam diversos materiais que podem ser impressos e afixados nas áreas comuns.
Também é essencial adquirir todos os equipamentos de segurança recomendados, como borrifadores, flanelas e panos para desinfecção dos calçados. As pessoas responsáveis pela limpeza devem ser instruídas sobre como realizar o trabalho no dia a dia, inclusive para auxiliarem os demais usuários dos espaços a cumprirem as determinações de segurança.
Após finalizar a implantação dos processos listados no documento e orientar a equipe, é preciso solicitar a auditoria enviando e-mail para certificado@beerorcoffee.com.br. O processo é gratuito e, se tudo estiver correto, a empresa recebe a certificação física e digital, com validade de 60 dias.
Como explicado anteriormente, o guia Escritório mais seguro é dividido de acordo com os cômodos do escritório. Abaixo, listamos algumas recomendações para alguns deles. Lembramos ainda que as recomendações completas estão disponíveis no manual e, para a obtenção do selo, todas elas devem ser seguidas à risca.
O selo Escritório Mais Seguro já está sendo expedido e tem chamado a atenção da mídia. A revista Pequenas Empresas, Grande Negócios fez uma matéria completa sobre esse projeto, com todos os detalhes. Clique aqui para ler o texto na íntegra.
O Estado de S. Paulo também deu destaque para a iniciativa, na matéria Coworkings se preparam para a volta com protocolo sanitário. A repórter foi conferir como está sendo feito o protocolo de retomada de alguns escritórios paulistas e mostrou como o selo pode ser usado por essas empresas.
Além de auxiliar as empresas a se adequarem às regras do selo, a Sercon criou um programa para auxiliar seus clientes a lidarem com a pandemia de Covid-19. Uma linha de serviços foi desenvolvida para prevenir as contaminações nos locais de trabalho, com ações que se adaptam à realidade da sua empresa. Clique no botão abaixo e veja como podemos te ajudar.