Notícias

 Geral
22/06/2020

Sercon cria selo para identificar empresas seguras contra a Covid-19

Programa foi desenvolvido em parceria com a BeerOrCoffee para certificar espaços que previnem a disseminação do vírus


Muitas cidades já começam a estudar o retorno das atividades do comércio e até mesmo das escolas, mas os gestores municipais são unânimes em afirmar que isso só poderá ser feito se as regras de segurança forem seguidas à risca. Afinal, a Covid-19 ainda não foi controlada, não há um tratamento para a doença e o número de casos não para de crescer no país. Mas como confirmar se essas determinações sanitárias estão sendo cumpridas?

Em parceria com a plataforma de coworking BeerOrCoffee, a Sercon criou o selo Escritório mais seguro. Ao estabelecer uma série de critérios que seguem as determinações dos órgãos nacionais e internacionais de saúde, a certificação indica que o espaço pode retomar suas atividades de forma segura.

Para isso, foi realizado um criterioso estudo das jornadas de trabalho de diversos clientes, de diferentes portes e realidades, para entender os principais riscos de contaminação nos escritórios. Cada ponto foi classificado de acordo com o grau de risco apresentado e foram estruturadas recomendações para minimizar a possibilidade de transmissão do vírus. Foram consideradas as seguintes variáveis:

  • Tempo de contato com o local ou com o objeto;
  • Se o uso do local/objeto é individual ou compartilhado;
  • Tempo de vida do covid-19 em determinada superfície;
  • Probabilidade de o local/objeto estar contaminado.

Os riscos também foram agrupados de acordo com os cômodos dos escritórios, de modo a facilitar a execução das ações e a visualização dos alertas de segurança. E quem avalia o cumprimento das regras de segurança são os próprios usuários. Pelo QR Code presente na sinalização afixada, é possível indicar se há alguma irregularidade e, no caso de muitas contestações, uma nova auditoria é realizada e a empresa pode perder o selo.

Como funciona a certificação?

Tudo começa com a leitura detalhada do material produzido pela Sercon e pela BeerOrCoffee. O guia Escritório Mais Seguro traz as recomendações a serem seguidas para obtenção do selo, que incluem uma série de medidas de prevenção para cada espaço da empresa.

Depois disso, é preciso informar adequadamente todos os funcionários e usuários do espaço sobre os procedimentos que serão seguidos para evitar a disseminação do vírus e sinalizar os espaços. As expedidoras do selo, inclusive, disponibilizam diversos materiais que podem ser impressos e afixados nas áreas comuns.

Também é essencial adquirir todos os equipamentos de segurança recomendados, como borrifadores, flanelas e panos para desinfecção dos calçados. As pessoas responsáveis pela limpeza devem ser instruídas sobre como realizar o trabalho no dia a dia, inclusive para auxiliarem os demais usuários dos espaços a cumprirem as determinações de segurança.

Após finalizar a implantação dos processos listados no documento e orientar a equipe, é preciso solicitar a auditoria enviando e-mail para certificado@beerorcoffee.com.br. O processo é gratuito e, se tudo estiver correto, a empresa recebe a certificação física e digital, com validade de 60 dias.

Algumas recomendações de segurança

Como explicado anteriormente, o guia Escritório mais seguro é dividido de acordo com os cômodos do escritório. Abaixo, listamos algumas recomendações para alguns deles. Lembramos ainda que as recomendações completas estão disponíveis no manual e, para a obtenção do selo, todas elas devem ser seguidas à risca.

Acesso ao edifício

  • Desinfectar a área da cancela e dos elevadores pelo menos duas vezes ao dia;
  • Se possível, utilizar as escadas para acessar os andares;
  • Disponibilizar álcool em gel na portaria e na recepção;
  • Desinfectar os calçados em um tapete umedecido com hipoclorito de sódio 0,5%.

Estações de trabalho

  • Respeitar a distância mínima de 1,8 metro entre as cadeiras;
  • Limpar os pisos pelo menos duas vezes ao dia;
  • Manter janelas e portas abertas para circulação do ar;
  • Desinfetar todos os objetos da mesa de trabalho antes de iniciar o expediente e no meio do dia;
  • Manter a utilização da máscara mesmo dentro do escritório, de preferência a de tecido.

Salas de reunião

  • Respeitar a distância mínima de 1,8 metro entre as cadeiras, inclusive as que ficam frente a frente na mesa;
  • Mesmo que a porta precise ser fechada para manter a privacidade, as janelas devem permanecer abertas;
  • Fazer a manutenção do ar-condicionado de acordo com a Lei nº 13.589/2018;
  • Desinfectar a sala antes de cada utilização e uma vez por dia pela equipe de limpeza.

Cozinha e área de descanso

  • Alocar as cadeiras e bancadas a uma distância mínima de 1,8 metro;
  • Utilizar copos, canecas, pratos e talheres próprios;
  • Descontaminar a esponja de cozinha;
  • Desinfectar os espaços antes de cada uso;
  • Desativar áreas de jogos para evitar aglomeração.

Banheiros

  • Higienizar o espaço pelo menos duas vezes ao dia;
  • Fechar a tampa do vaso sanitário ao dar descarga;
  • Abrir e fechar as torneiras e maçanetas com papel toalha;
  • Se o banheiro estiver cheio, esperar que fique vazio para evitar contaminação.

Na imprensa

O selo Escritório Mais Seguro já está sendo expedido e tem chamado a atenção da mídia. A revista Pequenas Empresas, Grande Negócios fez uma matéria completa sobre esse projeto, com todos os detalhes. Clique aqui para ler o texto na íntegra.

O Estado de S. Paulo também deu destaque para a iniciativa, na matéria Coworkings se preparam para a volta com protocolo sanitário. A repórter foi conferir como está sendo feito o protocolo de retomada de alguns escritórios paulistas e mostrou como o selo pode ser usado por essas empresas.

Todos contra a Covid-19

Além de auxiliar as empresas a se adequarem às regras do selo, a Sercon criou um programa para auxiliar seus clientes a lidarem com a pandemia de Covid-19. Uma linha de serviços foi desenvolvida para prevenir as contaminações nos locais de trabalho, com ações que se adaptam à realidade da sua empresa. Clique no botão abaixo e veja como podemos te ajudar.

Mais Notícias

 Ergonomia

27/07/2020
6 benefícios da ergonomia
Entre outros ganhos, estudo da ergonomia contribui para melhoria da produtividade, economia de recursos e redução do número de acidentes

 Medicina do Trabalho

27/07/2020
Importância dos exercícios físicos na pandemia
Manter o corpo em movimento traz benefícios não só para o corpo dos praticantes, mas também para a saúde mental de quem permanece em casa

 Geral

27/07/2020
Faça a gestão do FAP no SOC
Novo módulo do SOC possibilita capturar dados relativos a afastamento e permite controle automatizado do índice do Fator Acidentário de Prevenção (FAP)

 Eng. de Segurança do Trabalho

27/07/2020
Proteção respiratória para trabalhadores
Medidas de segurança que preservam vias aéreas são essenciais para evitar contato com partículas e vapores tóxicos gerados por atividades realizadas