Casos de sífilis aumentam no Brasil; saiba como se prevenir

1 de dezembro de 2016

Os casos de sífilis cresceram tanto no Brasil  que o Ministério da Saúde já considera que estamos diante de uma epidemia. Em apenas cinco anos  foram registrados 65 mil casos da doença.

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum.  Transfusão ou contato direto com sangue infectado também podem causar a infecção. Além disso, gestantes infectadas podem transmitir a doença ao feto.

Fases da sífilis
Com período médio de incubação de três semanas, que podem chegar a 90 dias, a sífilis não tratada pode comprometer olhos, pele, ossos, sistema nervoso, cérebro e coração. A doença pode ficar latente, casos nos quais o indivíduo não apresenta sintomas, apesar de estar infectado. Em geral, seus sintomas podem ser percebidos em três fases:

  • Sífilis primária: normalmente adquirida por meio de contato sexual com as lesões de um portador da doença. Em até 90 dias, a pessoa infectada apresenta uma lesão no ponto de contato, comumente chamado de cancro duro. Geralmente, a lesão não coça nem dói e pode persistir por até seis semanas sem tratamento.
  • Sífilis secundária: é um desdobramento da sífilis primária não tratada e causa erupções cutâneas de um a seis meses após o desaparecimento da lesão primária. As lesões são erupções vermelhas e aparecem simetricamente em tronco e membros. Podem surgir lesões em mucosas orais e genitais e o potencial de contágio é extremamente elevado neste estágio. O paciente pode sentir mal estar e dor de cabeça e ainda apresentar febre, sudorese, prurido e ausência de apetite. A doença pode causar problemas oftalmológicos, infecções nos ouvidos, danos nos rins e problemas cardiovasculares. Dores de coluna e de cabeça frequentes podem ser indicativo de um quadro de neurosífilis.
  • Sífilis terciária: pode levar até dez anos para se manifestar e é caracterizada por gomas sifilíticas e tumorações amolecidas na pele e nas mucosas, que, em alguns casos, se estendem a outros tecidos. O indivíduo não tratado pode apresentar problemas nas juntas e comprometimento do sistema nervoso central. É comum a ocorrência de problemas no sistema cardiovascular.

Em fetos, a sífilis congênita pode causar má formação, aborto espontâneo, morte do recém- nascido ou nos primeiros anos de vida. O bebê infectado pode desenvolver pneumonia, feridas no corpo, alterações nos ossos, cegueira e dificuldades no desenvolvimento mental. No Brasil, cerca de um a cada mil nascidos são acometidos pela doença.

Os infectados por transfusão sanguínea não apresentam a primeira fase da doença. Trata-se de uma forma de infecção rara.

Prevenção e tratamento
O meio mais eficaz de prevenir a sífilis é o uso de preservativo, inclusive em relações orais e anais. Mulheres que querem engravidar devem fazer exame de sangue para verificar se são portadoras da doença.

O tratamento de sífilis é feito com o uso de antibióticos, como a penicilina. O paciente deve ser submetido a exames clínicos e laboratoriais, a fim de que a evolução da doença seja avaliada. Os parceiros sexuais do portador de sífilis devem ser alertados e submetidos a exames.

Enfermagem

Frasco com um líquido laranja, sinalizado como teste de covid-19

Teste de Covid-19 na Sercon

16 de junho de 2020

Empresa oferece quatro modalidades de testes para detecção do novo coronavírus, além da realização de exames ocupacionais com toda a segurança necessária...

Sarampo: sintomas, vacinação e fake news

12 de novembro de 2019

Sarampo voltou a ser diagnosticada no Brasil em 2018 e controle é afetado pela desinformação da sociedade sobre suas graves consequências ...

Juntos na luta contra a poliomielite

24 de julho de 2018

Ausência de vacinação é a principal ameaça para o retorno da doença ao Brasil e ao mundo...

Conjuntivite: 18 dicas para se prevenir

23 de abril de 2018

Surtos da doença preocupam moradores de Minas Gerais...

A importância do estudo epidemiológico

12 de dezembro de 2017

Saber qual a causa do problema é a melhor forma de evitá-lo...

Bigodes para combate ao câncer de próstata

17 de novembro de 2017

Novembro Azul é a chance de reforçar os cuidados com a saúde dos homens...

A importância do Outubro Rosa

23 de outubro de 2017

Mês se transformou em uma referência mundial no combate ao câncer de mama...

Hepatite C: saiba os riscos e como se prevenir

17 de agosto de 2017

Doença tende a desenvolver forma crônica, mas tem tratamento eficaz e pode ser curada...

Hidratação na prática esportiva

10 de março de 2017

Saiba como manter-se hidratado enquanto se exercita...

Autodiagnóstico: como utilizar a internet a seu favor

27 de janeiro de 2017

Pesquisas online podem ajudar ou atrapalhar o paciente curioso; entenda como...

Exercícios e boa alimentação previnem colesterol ruim

6 de janeiro de 2017

Confira dicas de como controlar níveis de gordura no sangue...

Psoríase sem preconceito

28 de outubro de 2016

Por não ser contagiosa, o contato com o paciente não precisa ser evitado. Conheça as prováveis causas e principais sintomas ...

Rotina saudável pode ajudar a evitar câncer

30 de setembro de 2016

Além de fatores hereditários, doença pode ser causada por maus hábitos e agentes ambientais; saiba como se prevenir...

Vacina: imunidade em massa

2 de setembro de 2016

Entenda a importância das vacinas e conheça o calendário de vacinação para adultos...

Selecione a sua demanda

Encontre a solução certa em SST para a necessidade do seu negócio.

eSocial

Garanta a transmissão dos eventos de Saúde e Segurança Ocupacional exigidos pelo eSocial com agilidade e confiabilidade.

Mais produtividade na sua equipe

Garanta um ambiente de trabalho saudável, preserve a saúde dos seus colaboradores e reduza o risco de acidentes.

Obrigações legais em dia

Saiba quais obrigações sua empresa precisa cumprir para garantir a segurança e saúde da equipe e atender ao eSocial.

Redução de gastos

Soluções para reduzir despesas indevidas e prevenir alto custo.

ou selecione uma categoria

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.

Aceitar