Hepatite C: saiba os riscos e como se prevenir

17 de agosto de 2017

O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 28 de julho, é um importante marco para a reflexão a cerca dos riscos e das formas de prevenção da doença, caracterizada por uma inflamação no fígado. Nesse texto, vamos abordar os tipos de hepatites, com destaque para a causada pelo vírus tipo C.

Hepatites Virais

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Os vírus D e E são frequentes na África e na Ásia. Segundo o Ministério da Saúde, milhões de pessoas no país  portadoras dos vírus B ou C,desconhecem que têm a enfermidade. Quando não é diagnosticada precocemente, a doença pode causar danos mais graves no fígado, como cirrose e câncer.

Condições precárias de saneamento básico, água e higiene pessoal e de alimentos, podem potencializar os riscos de contagio aos vírus A e E. Os vírus B, C e D são transmitidos pelo sangue, por meio de contato sexual sem preservativo, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes. Também podem ser transmitidos pela mãe, durante o parto.  O acompanhamento médico regular é fundamental para o diagnóstico precoce e indicação de tratamento mais adequado.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza imunização contra as hepatites A e B. Não existe vacina para os tipos C e D, no entanto, o último pode ser evitado com com a vacinação para a hepatite B, pois o vírus depende da existência deste para se reproduzir. Para o tipo E, raro no Brasil, ainda não há vacinação disponível no país. Para mais informações, visite o site do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde que trata do tema.

Hepatite C

Causada pelo vírus VHC, é transmitida, principalmente, por sangue contaminado. Os pacientes tendem a desenvolver uma forma crônica da doença, ocasionando lesões graves no fígado.

É possível diagnosticar a hepatite C através da pesquisa de anticorpos contra o vírus VHC, o anti-VHC. Em caso de resultado positivo, é necessária a realização de exames complementares, que devem esclarecer o quadro e orientar o tratamento.

Na maioria dos casos, a hepatite C é assintomática, por isso a evolução da doença costuma ser lenta e o diagnóstico tardio. Quando a enfermidade ocorre de forma aguda, há a presença de sintomas como mal-estar, vômitos, náuseas, pele amarelada (icterícia), dores musculares, perda de peso e muito cansaço. Em estágios ainda mais avançados, pode haver ascite (barriga d’água) e confusão mental.

O tratamento contra a hepatite C pode incidir em cura ou em minimizar os sintomas e complicações da doença.  A terapêutica inclui a combinação de medicamentos injetáveis e via oral, distribuídos gratuitamente pelo SUS.

Novos medicamentos disponíveis pelo SUS

Nesse ano, na véspera do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, o Ministério da Saúde anunciou que irá oferecer a todos os pacientes diagnosticados com hepatite C um novo tratamento, independente do grau de avanço da doença e do comprometimento do fígado.

As mais de 135 mil pessoas diagnosticadas com a doença no país poderão receber os medicamentos Sofosbuvir, Daclatasvir ou Simeprevir, que possibilitam cura de cerca de 90% dos casos. O atendimento será realizado conforme a gravidade da doença. A previsão é de que todos sejam contemplados nos próximos dois anos.

Referências:

http://portalsaude.saude.gov.br/

http://www.aids.gov.br/pt-br

http://www.brasil.gov.br/saude

 

 

Enfermagem

Frasco com um líquido laranja, sinalizado como teste de covid-19

Teste de Covid-19 na Sercon

16 de junho de 2020

Empresa oferece quatro modalidades de testes para detecção do novo coronavírus, além da realização de exames ocupacionais com toda a segurança necessária...

Sarampo: sintomas, vacinação e fake news

12 de novembro de 2019

Sarampo voltou a ser diagnosticada no Brasil em 2018 e controle é afetado pela desinformação da sociedade sobre suas graves consequências ...

Juntos na luta contra a poliomielite

24 de julho de 2018

Ausência de vacinação é a principal ameaça para o retorno da doença ao Brasil e ao mundo...

Conjuntivite: 18 dicas para se prevenir

23 de abril de 2018

Surtos da doença preocupam moradores de Minas Gerais...

A importância do estudo epidemiológico

12 de dezembro de 2017

Saber qual a causa do problema é a melhor forma de evitá-lo...

Bigodes para combate ao câncer de próstata

17 de novembro de 2017

Novembro Azul é a chance de reforçar os cuidados com a saúde dos homens...

A importância do Outubro Rosa

23 de outubro de 2017

Mês se transformou em uma referência mundial no combate ao câncer de mama...

Hidratação na prática esportiva

10 de março de 2017

Saiba como manter-se hidratado enquanto se exercita...

Autodiagnóstico: como utilizar a internet a seu favor

27 de janeiro de 2017

Pesquisas online podem ajudar ou atrapalhar o paciente curioso; entenda como...

Exercícios e boa alimentação previnem colesterol ruim

6 de janeiro de 2017

Confira dicas de como controlar níveis de gordura no sangue...

Casos de sífilis aumentam no Brasil; saiba como se prevenir

1 de dezembro de 2016

Doença bacteriológica é transmitida pelo sexo e pelo sangue...

Psoríase sem preconceito

28 de outubro de 2016

Por não ser contagiosa, o contato com o paciente não precisa ser evitado. Conheça as prováveis causas e principais sintomas ...

Rotina saudável pode ajudar a evitar câncer

30 de setembro de 2016

Além de fatores hereditários, doença pode ser causada por maus hábitos e agentes ambientais; saiba como se prevenir...

Vacina: imunidade em massa

2 de setembro de 2016

Entenda a importância das vacinas e conheça o calendário de vacinação para adultos...

Selecione a sua demanda

Encontre a solução certa em SST para a necessidade do seu negócio.

eSocial

Garanta a transmissão dos eventos de Saúde e Segurança Ocupacional exigidos pelo eSocial com agilidade e confiabilidade.

Mais produtividade na sua equipe

Garanta um ambiente de trabalho saudável, preserve a saúde dos seus colaboradores e reduza o risco de acidentes.

Obrigações legais em dia

Saiba quais obrigações sua empresa precisa cumprir para garantir a segurança e saúde da equipe e atender ao eSocial.

Redução de gastos

Soluções para reduzir despesas indevidas e prevenir alto custo.

ou selecione uma categoria

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.

Aceitar