Comitê do eSocial já trabalha em nova versão

7 de agosto de 2019

Atualizado em 12/08/19

Após semanas de intensos debates sobre o futuro do eSocial, o Comitê Gestor enfim anunciou o que está sendo feito para adequar o sistema às novas diretrizes traçadas pelo governo federal. Durante a semana de 8 a 12 de junho, foram realizados os ajustes finais na versão 2.5 do layout e, em paralelo, a equipe trabalha para efetuar as mudanças previstas para janeiro de 2020.

A proposta é revisar a atual versão do sistema, para, em curtíssimo prazo, flexibilizar diversas regras e converter campos hoje obrigatórios em facultativos. A boa notícia é que nenhuma dessas alterações exigirá que desenvolvedores e usuários realizem ajustes, pois a estrutura foi mantida, com base nas seguintes premissas:

  • Manutenção da numeração do layout da versão 2.5: isso faz com que os arquivos .xml não precisem ser alterados.
  • Campos facultativos: como o governo federal prometeu excluir algumas informações, o preenchimento desses campos se tornará facultativo na versão 2.5. Na prática, desde já, o usuário não precisa enviar esses dados. São os casos do campo {nmRazao} e dos grupos {contato} e {softwareHouse}, do evento S-1000 (Informações do empregado/contribuinte), e do campo {indPriEmpr} e dos grupos {documentos} e {filiacaoSindical}, do evento S-2200 (Cadastramento inicial do vínculo e admissão/ingresso de trabalhador).
  • Exclusão de campos/grupos de eventos: caso o campo ou grupo ainda não seja obrigatório, as alterações do layout serão definitivas e eles não precisarão ser informados na versão 2.5 revisada. Isso também vale para eventos que ainda não são obrigatórios.
  • Prazo de fechamento da folha: de acordo com a Nota Orientativa nº 18/2019, as informações da folha deverão ser enviadas no dia 15 do mês subsequente ao de referência. Quando houver a substituição da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), esse prazo será revisto.

Atualização 12/08/19: na quinta-feira, 8 de agosto, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a Secretaria Especial da Receita Federal e a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital divulgaram uma nota conjunta, esclarecendo alguns pontos sobre a simplificação do eSocial:

  • As informações da folha de pagamento com repercussões trabalhistas, previdenciárias e tributárias – inclusive relativas aos órgãos públicos – continuarão a ser transmitidas para o ambiente único nacional, disciplinado em ato conjunto da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho e da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.
  • As informações de natureza tributária, inclusive para financiamento da previdência social, serão tratadas na Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais, módulo do Sistema Público de Escrituração Digital, instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007.
  • Até 30 de setembro será emitido um ato normativo conjunto, que disciplinará a forma de envio das informações ao ambiente único nacional, bem como o cronograma de substituição ou eliminação das seguintes obrigações:
    • Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP);
    • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged);
    • Relação Anual de Informações Sociais (Rais);
    • Livro de Registro de Empregados (LRE);
    • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
    • Comunicação de Dispensa (CD);
    • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
    • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);
    • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf);
    • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF);
    • Quadro de Horário de Trabalho (QHT);
    • Manual Normativo de Arquivos Digitais (Manad);
    • Folha de pagamento;
    • Guia de Recolhimentos do FGTS (GRF);
    • Guia da Previdência Social (GPS).

Mais mudanças no eSocial em janeiro

No início de julho deste ano, o governo federal anunciou que o eSocial funcionará apenas até janeiro de 2020, quando será substituído por outros dois sistemas – um da Receita Federal e outro de Trabalho e Previdência. Por isso, a equipe já trabalha nas mudanças para apresentar o novo sistema o mais breve possível e anunciar as novidades tão logo estejam consolidadas.

Ainda não há um prazo definido para que isso ocorra. Como serão feitas “alterações substanciais” no sistema, será necessário um período maior para ajustes, implementação, homologação e testes pelos usuários. Segundo a equipe responsável pelo eSocial, as alterações vão respeitar todo o investimento realizado pelas empresas até o momento e, apesar de a futura versão ser simplificada, será mantida a estrutura já amadurecida e consolidada para a prestação das informações.

Inclusão de dados cadastrais – Grupo 3

Empregadores pessoa física (exceto doméstico) ou optantes pelo Simples Nacional, produtores rurais PF e entidades sem fins lucrativos devem ficar atentos à mudança de prazos do eSocial. A data limite para envio das informações sobre os vínculos trabalhistas era 31 de maio de 2019, mas, com a alteração do calendário do sistema e a implantação definitiva da Carteira de Trabalho Digital, prevista para setembro de 2019, esse prazo foi prorrogado para 31 de agosto. O Comitê Gestor do eSocial alerta que é imprescindível ter esses dados preenchidos corretamente quando houver a substituição do documento.

Módulo web

Até o momento, a adaptação do módulo web do eSocial às novas diretrizes foi pouco detalhada. O que se sabe é que a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, já iniciou estudos para simplificar o sistema, voltado para empregadores domésticos e demais simplificados (microempreendedores individuais e segurados especiais).

Em um estudo feito junto aos usuários, foram identificados pontos passíveis de melhoria, como férias e desligamentos, que serão os primeiros a serem adaptados. Paralelo a isso, o Comitê Gestor do eSocial trabalha para a inclusão de novas ferramentas facilitadoras.

A primeira será a utilização de Assistentes (conhecidos como “Wizards”), que funcionam como uma espécie de passo a passo para prestar informações consideradas mais complexas. Também serão criados chatbots para atendimento automatizado ao usuário e alertas para informar sobre situações incorretas, sempre com o objetivo de guiar a pessoa até a resolução do problema.

SST em pauta

Apesar do prazo para envio das informações de Segurança e Saúde do Trabalho ter sido ampliado, as empresas não podem se descuidar. Com ou sem eSocial, a legislação de SST deve ser seguida para garantir o bem-estar dos colaboradores e o bom funcionamento do negócio. Para isso, conte com o apoio de quem tem experiência na área. A Sercon possui quase 30 anos de mercado e está pronta para oferecer as melhores soluções para a sua empresa. Faça um orçamento e veja como podemos ajudá-lo.

Legislação: especial eSocial

Conhecendo seus direitos trabalhistas: a importância do eSocial na proteção dos trabalhadores

31 de julho de 2023

No cenário atual, é essencial que os trabalhadores conheçam seus direitos e estejam cientes das ferramentas disponíveis para garantir o cumprimento das leis trabalhistas. Uma d...

SST no eSocial: tudo que sua empresa precisa saber

SST no eSocial: tudo que sua empresa precisa saber

23 de março de 2022

Com a implementação do sistema eSocial pelo Governo Federal, como forma de recebimento das informações trabalhistas, algumas empresas ainda apresentam dúvidas sobre o funciona...

O que esperar do eSocial simplificado?

12 de janeiro de 2021

Nova versão do sistema elimina exigências, diminui a quantidade de dados necessários e facilita o envio de informações a partir de 2021...

Mulher sentada, preenchendo as datas em um calendário na agenda

Novo cronograma de SST no eSocial

30 de dezembro de 2019

O governo federal disponibilizou o novo cronograma do eSocial, com início previsto para 8 de setembro de 2020, para empresas do Grupo 1....

O eSocial em 2020: o que já é oficial?

20 de dezembro de 2019

Sistema está sendo simplificado pelo governo federal, mas ainda não foram divulgadas informações oficiais sobre o que será substituído e quais os novos prazos...

Futuro do eSocial em cheque

11 de julho de 2019

Governo Federal promete mudanças radicais no sistema, em meio a especulações de cancelamento do projeto...

Será o fim do eSocial?

24 de abril de 2019

Governo federal lança programa para desburocratizar setor produtivo, com planos para, inclusive, reformular o eSocial....

Nota Técnica nº 12/2019 corrige erros do eSocial

24 de abril de 2019

Comitê gestor identificou pontos que precisavam de ajustes nos eventos de Segurança e Saúde do Trabalho...

Você está pronto para o eSocial?

28 de março de 2019

Sercon apresenta pacote de soluções para sua empresa se preparar para o envio das informações de Saúde e Segurança do Trabalho...

eSocial: versão 2.5 do manual e layouts

18 de janeiro de 2019

Governo Federal libera nova atualização do sistema, que promete ser a mais estável até o momento...

Eventos de SST no eSocial – Parte 3

18 de dezembro de 2018

Série sobre mudanças recentes do eSocial chega ao fim e responde as dúvidas mais frequentes das empresas....

Novos prazos dos eventos de SST no eSocial

7 de novembro de 2018

Governo Federal adia início do envio das informações para 2019...

Eventos de SST no eSocial – Parte 2

7 de novembro de 2018

Série sobre mudanças recentes prossegue para esclarecer as dúvidas mais frequentes das empresas...

Eventos de SST no eSocial – Parte 1

25 de setembro de 2018

Série de matérias mostrará quais as principais mudanças recentes do eSocial e as dúvidas mais frequentes na hora do preenchimento...

Mudanças no cronograma do eSocial

12 de dezembro de 2017

Implantação será realizada por grupos, que cumprirão cinco etapas cada...

eSocial – Manual 2.2 divulgado

4 de outubro de 2016

Comitê Gestor aprova e publica nova versão do manual, confira...

Divulgado novo cronograma do eSocial

1 de setembro de 2016

A implantação das obrigações vinculadas ao sistema foi estipulada para janeiro e julho de 2018, confira...

Integração com as áreas de Saúde e Segurança

1 de agosto de 2016

Entenda a importância do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) para a implantação do eSocial nas empresas...

O eSocial como oportunidade de adequação de processos

28 de junho de 2016

Saiba como verificar se as informações dos seus empregados estão corretas, considerando as bases de dados dos cinco órgãos responsáveis pelo eSocial...

eSocial: por onde começar?

25 de maio de 2016

Confira algumas sugestões para a reestruturação de processos internos e sobre como ficar em dia com as obrigações legais de empregador...

eSocial: cadastro será em 2016 e 2017

14 de abril de 2016

Programa do governo tem como objetivo facilitar a fiscalização das leis trabalhistas. Entenda como será o processo de registro de informações trabalhistas, cujo início é est...

Selecione a sua demanda

Encontre a solução certa em SST para a necessidade do seu negócio.

eSocial

Garanta a transmissão dos eventos de Saúde e Segurança Ocupacional exigidos pelo eSocial com agilidade e confiabilidade.

Mais produtividade na sua equipe

Garanta um ambiente de trabalho saudável, preserve a saúde dos seus colaboradores e reduza o risco de acidentes.

Obrigações legais em dia

Saiba quais obrigações sua empresa precisa cumprir para garantir a segurança e saúde da equipe e atender ao eSocial.

Redução de gastos

Soluções para reduzir despesas indevidas e prevenir alto custo.

ou selecione uma categoria

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.

Aceitar