Notícias

 Eng. de Segurança do Trabalho
28/06/2016

O eSocial como oportunidade de adequação de processos

Saiba como verificar se as informações dos seus empregados estão corretas, considerando as bases de dados dos cinco órgãos responsáveis pelo eSocial


Já está claro que a implantação do eSocial não altera a legislação vigente, e sua aplicação consiste, basicamente, em adaptar o modo utilizado por empregadores e contribuintes na prestação de informações aos órgãos e entidades do governo federal. Contudo, pode-se encarar o programa como uma oportunidade de adequação de processos. Se a mudança de sistemas for devidamente conduzida, procedimentos falhos serão corrigidos. Em outras palavras, com gargalos eliminados, os clientes da empresa perceberão as melhorias e aprovarão a alteração. Além disso, o empregador pode aproveitar para revisar suas atividades, tendo como meta a conformidade dos processos da sua organização.

Uma maneira de iniciar essa adequação parte do mais básico: os dados dos empregados. Segundo o Portal eSocial, “para evitar problemas na hora de efetivar o registro do seu trabalhador, o empregador poderá utilizar a ferramenta de Consulta à Qualificação Cadastral para identificar possíveis divergências associadas ao nome, data de nascimento, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o Número de Identificação Social (NIS -PIS/PASEP/NIT/SUS) de seus empregados. Ao informar os dados citados, o sistema indicará onde há divergência e orientará sobre o procedimento para acerto”.

A consulta, disponível em lotes desde 20/06/2016, pode ser feita no portal do eSocial. O acesso à ferramenta somente será possível com o uso de Certificado Digital.

Mais Notícias

 Medicina do Trabalho

26/08/2021
Vacina contra a Covid-19 é obrigatória nas empresas?
Entenda a importância da vacinação e conheça as decisões acerca da obrigatoriedade

 Eng. de Segurança do Trabalho

26/08/2021
Entrada em vigor das novas normas regulamentadoras é adiada para 2022
Saiba quais foram incluídas no cronograma anunciado pelo governo federal

 Eng. de Segurança do Trabalho

26/08/2021
SST na mineração: obrigações das empresas
Como manter trabalhadores protegidos em um setor essencial para a economia brasileira

 Eng. de Segurança do Trabalho

26/08/2021
Limites de tolerância a ruídos no trabalho
O que a legislação diz sobre o tema e como as empresas podem se adequar
Abrir o chat
Precisa de ajuda?