Aquecimento e desaquecimento vocal
Se a voz é o principal instrumento de comunicação para o ser humano, é preciso cuidar bem dela. Profissionais da voz devem ter atenção redobrada e adotar o aquecimento e o desaquecimento vocal como parte de sua rotina, a fim de evitar alterações e, em casos extremos, o comprometimento do instrumento de trabalho.
O aquecimento serve para preservar a saúde do aparelho fonador, aumentar a temperatura muscular e o fluxo sanguíneo, além de favorecer a vibração adequada das pregas vocais. Os exercícios devem ser realizados sempre que se for projetar a voz, durante 10 a 15 minutos.
Já o desaquecimento é mais curto: deve durar apenas 5 minutos, em média. Mas é também fundamental, pois nele o indivíduo traz de volta a voz ao ajuste de emissão coloquial. Exercícios tanto de aquecimento como de desaquecimento contribuem para a manutenção de uma voz saudável, evitando que o indivíduo tenha problemas de voz ao longo da vida.
No entanto, fique atento! Cada indivíduo responde de um modo aos exercícios fonoaudiológicos. Apenas um profissional da área é capaz de determinar quais exercícios devem ser feitos em cada situação por determinada pessoa.