Cuidados vocais na volta às aulas
Professores são profissionais da voz, que a utilizam como instrumento de trabalho, assim como locutores, operadores de telemarketing, atores, cantores e políticos. Este recurso está diretamente relacionado ao desempenho do professor em sala de aula e seu mau uso causa danos ao aparelho vocal. Fique atento, portanto, às dicas elaboradas pelo Sercon Informa.
Evite o cigarro
Fumar causa irritações nas cordas vocais e na garganta, aumentando a rouquidão, pigarro e tosse.
Utilize tom normal de voz
Evite aumentar o tom para explicar o conteúdo aos alunos e o sussurro quando for tirar dúvidas. Tais práticas forçam as cordas vocais. Se for preciso, utilize o microfone.
Descanse as cordas vocais
Como os músculos, as cordas vocais sofrem quando utilizadas em demasia. Sempre que possível, fique em silêncio.
Evite o álcool
A ingestão de bebidas alcoólicas irrita a laringe e aumenta a probabilidade de refluxo, que, por ser ácido, é prejudicial à saúde das cordas vocais. Evite sempre que possível.
Pratique aquecimento e desaquecimento vocal
O aquecimento vocal consiste em exercícios, que devem ser realizados sempre que se for projetar a voz, durante 10 a 15 minutos. O desaquecimento, que dura cerca de cinco minutos, traz a voz ao ajuste normal. Pratique ambos.
Procure ajuda médica
Caso perceba alterações vocais como dificuldade em manter a voz, falhas na emissão, cansaço ao falar, rouquidão, voz mais grave e grossa, falta de volume e projeção, pigarro constante, dor ou desconforto na área do pescoço, tosse seca persistente e ardência na garganta, procure o auxílio de um médico otorrinolaringologista.
Hidrate-se
Durante a aula, beba alguns goles de água, que deve estar em temperatura ambiente.
Mantenha a postura
Com a postura correta, o ar flui melhor pelos pulmões.
Cuidados na alimentação
Maçãs são ótimas para auxiliar na limpeza da boca, por possuírem ação adstringente. Ingira, também, sucos de frutas cítricas. Já leite e derivados aumentam a secreção de muco: evite-os.
Disposição da sala
Se possível, organize os alunos em U. Assim, o som da voz é dissipado de maneira mais adequada.