Fones de ouvido podem causar surdez?
Acessório indispensável para adolescentes, usuários de transporte público e corredores, os fones de ouvido podem ser um perigo à saúde auditiva. De acordo com pesquisa publicada na Revista Audio Infos, cerca de 96% dos jovens brasileiros ouvem música com fones de ouvido. Desses, aproximadamente 66% utilizam os aparelhos por pelo menos uma hora, diariamente, e somente 4% em volume baixo. O indivíduo tende a aumentar o volume dos fones quando o ruído local é alto. “Existe uma competição sonora entre o ambiente e o fone de ouvido. Sendo assim, por falta de informação, o indivíduo pode acabar se prejudicando”, afirma a fonoaudiológa da SERCON, Daiane Guimarães.
Se expostas a som alto – dos fones ou não –, as células do ouvido trabalham exageradamente e se cansam. Quando lesadas, não têm capacidade de se recuperar. Em um primeiro momento, a perda auditiva é imperceptível. Seu avanço é lento, mas, se instalada, é irreversível, sendo o zumbido o primeiro sintoma de que algo está errado.
Os ouvidos aguentam uma intensidade sonora abaixo de 80 decibéis (dB) sem sofrer dano, e, acima disso, a audição pode ser prejudicada. Quanto maior for a intensidade do som, menos tempo deve-se ficar exposto a ele.
Confira dicas para utilizar os fones de ouvido sem prejudicar a audição:
– Deixe o volume do aparelho o mais baixo possível. Não o regule além da metade de sua potência;
– Não utilize o fone por muitas horas seguidas;
– Se o som dos seus fones puder ser ouvido pelas pessoas ao seu redor, abaixe o volume;
– Procure ajuda médica se perceber alterações na audição ou se passar a escutar zumbidos que o incomodem;
– Mantenha seus fones de ouvido sempre higienizados, para evitar infecções e proliferação de bactérias.