Programa de Conservação Auditiva: menos ruídos, mais saúde
O programa contribui para o controle de ruídos no ambiente de trabalho
O Programa de Conservação Auditiva (PCA) inclui medidas de proteção à saúde auditiva dos trabalhadores em ambientes de trabalho com ruídos acima do estabelecido pelas Normas Regulamentadoras.
O PCA faz parte da NR 7, sendo obrigatório para empresas de diversos setores, com atividades que oferecem riscos à saúde auditiva, por exemplo: frigoríficos, indústrias metalúrgicas e construção civil.
Quando os níveis de pressão sonora estão acima dos limites de tolerância previstos na NR 15, podem causar Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (PAINSPSE) e outros danos à saúde dos funcionários, como cansaço crônico, pressão alta, taquicardia, insônia, irritabilidade, dentre outros.
Neste artigo, vamos explorar todos os detalhes do PCA e a sua importância para um ambiente de trabalho saudável. Para completar, vamos apresentar os seus benefícios para a empresa e funcionários. Por fim, vamos apresentar algumas formas de prevenção.
Como funciona o Programa de Conservação Auditiva (PCA)
O PCA está incluído no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e sua aplicação deve ser realizada por um profissional especializado em saúde ocupacional, como médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho ou fonoaudiólogos.
De acordo com a atualização da NR 7, o PCMSO deve ser realizado a partir da avaliação de riscos ocupacionais do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Ou seja, a aplicação das medidas do PCA precisam considerar as atividades e riscos de cada empresa.
Quais são os componentes da Programa de Conservação Auditiva
O PCA é composto por medidas contínuas de prevenção para promover ambientes de trabalho mais saudáveis, seguros e silenciosos. Elas incluem:
- Monitoramento da exposição ao ruído: realizar medições periódicas para identificar áreas com risco de exposição excessiva.
- Controle do ruído: investir em isolamento acústico de máquinas, utilização de equipamentos menos ruidosos e adoção de práticas de trabalho mais silenciosas.
- Proteção individual: fornecer equipamentos de proteção individual auditiva (EPIs) adequados, como protetores auriculares e abafadores.
- Exames audiométricos: realizar exames audiométricos periódicos para monitorar a saúde auditiva dos funcionários.
- Conscientização e treinamento: promover a educação e o treinamento dos trabalhadores sobre os riscos do ruído para audição e o uso de EPIs corretamente.
A Sercon oferece várias soluções em Fonoaudiologia para que a sua empresa tenha melhores resultados com o Programa de Conservação Auditiva, como:
- Logoaudiometria;
- Imitanciometria;
- Teste de Romberg;
- Audiometria Ocupacional.
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Benefícios do PCA para empresas e trabalhadores
Investir em um programa de conservação auditiva não só protege a saúde auditiva dos colaboradores, como também traz vantagens significativas para as empresas. Confira!
Colaboradores mais saudáveis:
- Mais produtivos;
- Mais engajados;
- Menos afastamentos.
Melhoria da imagem da empresa:
- Demonstração de compromisso com o bem-estar dos funcionários;
- Aumento da satisfação no trabalho.
Conclusão
O PCA é uma medida essencial para proteger a saúde auditiva dos trabalhadores e garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Com avaliações auditivas frequentes, identificação de ruídos, controle e conscientização, é possível reduzir os efeitos negativos do ruído na saúde auditiva no trabalho.
Como vimos, a implementação do Programa de Conservação Auditiva é uma obrigação legal, mas a sua aplicação traz benefícios para todos.