Programa de Conservação Auditiva: menos ruídos, mais saúde 

22 de fevereiro de 2024

O programa contribui para o controle de ruídos no ambiente de trabalho 

O Programa de Conservação Auditiva (PCA) inclui medidas de proteção à saúde auditiva dos trabalhadores em ambientes de trabalho com ruídos acima do estabelecido pelas Normas Regulamentadoras. 

O PCA faz parte da NR 7, sendo obrigatório para empresas de diversos setores, com atividades que oferecem riscos à saúde auditiva, por exemplo: frigoríficos, indústrias metalúrgicas e construção civil.

Quando os níveis de pressão sonora estão acima dos limites de tolerância previstos na NR 15, podem causar Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (PAINSPSE) e outros danos à saúde dos funcionários, como cansaço crônico, pressão alta, taquicardia, insônia, irritabilidade, dentre outros. 

Neste artigo, vamos explorar todos os detalhes do PCA e a sua importância para um ambiente de trabalho saudável. Para completar, vamos apresentar os seus benefícios para a empresa e funcionários. Por fim, vamos apresentar algumas formas de prevenção.

Como funciona o Programa de Conservação Auditiva (PCA) 

O PCA está incluído no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e  sua aplicação deve ser realizada por um profissional especializado em saúde ocupacional, como médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho ou fonoaudiólogos. 

De acordo com a atualização da NR 7, o PCMSO deve ser realizado a partir da avaliação de riscos ocupacionais do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Ou seja, a aplicação das medidas do PCA precisam considerar as atividades e riscos de cada empresa. 

Quais são os componentes da Programa de Conservação Auditiva

O PCA é composto por medidas contínuas de prevenção para promover ambientes de trabalho mais saudáveis, seguros e silenciosos. Elas incluem: 

  • Monitoramento da exposição ao ruído: realizar medições periódicas para identificar áreas com risco de exposição excessiva.
  • Controle do ruído: investir em isolamento acústico de máquinas, utilização de equipamentos menos ruidosos e adoção de práticas de trabalho mais silenciosas.
  • Proteção individual:  fornecer equipamentos de proteção individual auditiva (EPIs) adequados, como protetores auriculares e abafadores.
  • Exames audiométricos: realizar exames audiométricos periódicos para monitorar a saúde auditiva dos funcionários.
  • Conscientização e treinamento:  promover a educação e o treinamento dos trabalhadores sobre os riscos do ruído para audição e o uso de EPIs corretamente. 

A Sercon oferece várias soluções em Fonoaudiologia para que a sua empresa tenha melhores resultados com o Programa de Conservação Auditiva, como:

  • Logoaudiometria;
  • Imitanciometria;
  • Teste de Romberg;
  • Audiometria Ocupacional.

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Benefícios do PCA para empresas e trabalhadores 

Investir em um programa de conservação auditiva não só protege a saúde auditiva dos colaboradores, como também traz vantagens significativas para as empresas. Confira!

Colaboradores mais saudáveis:

  • Mais produtivos;
  • Mais engajados;
  • Menos afastamentos.

Melhoria da imagem da empresa:

  • Demonstração de compromisso com o bem-estar dos funcionários;
  • Aumento da satisfação no trabalho.

Conclusão

O PCA é uma medida essencial para proteger a saúde auditiva dos trabalhadores e garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. 

Com avaliações auditivas frequentes, identificação de ruídos, controle e conscientização, é possível reduzir os efeitos negativos do ruído na saúde auditiva no trabalho.

Como vimos, a implementação do Programa de Conservação Auditiva é uma obrigação legal, mas a sua aplicação traz benefícios para todos.

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