O aumento dos acidentes de trabalho na enfermagem
Os acidentes de trabalho tiveram um crescimento bastante considerável nos últimos anos. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2021 foram registradas 571,8 mil ocorrências de acidentes e 2.487 óbitos relacionados ao trabalho – um aumento de 30% se comparado ao ano anterior.
Esse crescimento acontece de modo geral, mas entre os profissionais do setor hospitalar esse número é surpreendente: eles estão no topo do ranking de ocorrências de acidentes de trabalho.
Entenda os motivos desse aumento.
O que são os acidentes de trabalho?
Os acidentes de trabalho, como o próprio nome diz, são ocorrências relacionadas ao ofÃcio do colaborador – sejam acidentes graves ou doenças, sejam óbitos ocorridos no ambiente de trabalho.
Quando essas ocorrências acontecem, é obrigação da empresa notificá-las aos órgãos competentes. Por meio dessa comunicação, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) administra os benefÃcios a que o colaborador (vÃtima) tem direito.
Comunicação de Acidentes de Trabalho – CAT
O CAT é o serviço para o trabalhador ou o empregador comunicar a ocorrência aos órgãos competentes. Esse documento é usado, em especial, pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para prestar serviços como auxÃlios, reabilitação e aposentadorias.
As empresas são obrigadas a notificar as ocorrências de acidentes até o dia útil seguinte. Em caso de óbito, a comunicação deve ser imediata.
Aumento de casos de acidentes de trabalho
Segundo os dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho analisados, entre 2012 e 2021 foram registradas 6,2 milhões de comunicações de acidentes de trabalho (CATs) e 22.954 óbitos. Por conta disso, o INSS disponibilizou um total de 2,5 milhões de benefÃcios previdenciários acidentários.
De todo o perÃodo de análise, ressaltamos o aumento de 30% nos casos no último ano em comparação ao ano anterior. Foram 578,8 mil acidentes e 2.487 óbitos em ambientes de trabalho.
Crescimento de casos na enfermagem
A enfermagem é considerada uma profissão de risco. Durante suas atividades, os profissionais estão expostos a vários fatores que, somados, podem provocar acidentes: exposição a materiais biológicos e a ferramentas cortantes, lesões, excesso de trabalho, entre outros.
No relatório de dados foi possÃvel ver o crescimento dessas ocorrências. O setor da saúde, em especial a enfermagem, ficou em primeiro lugar, com o maior número de acidentes de trabalho.
Para ser mais claro, o aumento total de notificações gerais em enfermagem foi de 11% em relação ao biênio anterior: de 105.278 entre 2018 e 2019 para 116.456 entre os anos de 2020 e 2021.
A pandemia e o crescimento de ocorrências
Nesta mesma análise que o Observatório de Segurança do Trabalho forneceu, foi comprovado que o grande aumento de ocorrências no CAT foi causado pela covid-19. Foram exatamente 33 mil CATs e 163 mil afastamentos pela doença entre 2020 e 2021..
Para entender melhor esse crescimento no setor hospitalar, separamos os números de casos por profissões especÃficas. Em primeiro lugar nos afastamentos estão os técnicos de enfermagem, com 35%, seguidos pelos enfermeiros, com 12%, e pelos auxiliares de enfermagem, com 5%.
Norma Regulamentadora n.º 32
A Norma Regulamentadora n.º 32 tem como finalidade estabelecer medidas de proteção à saúde e à segurança dos profissionais da área da saúde, assim como daqueles que exercem alguma atividade de promoção ou assistência nesse setor. Essa norma aplica-se a ambulatórios, clÃnicas e hospitais, entre outros.
A NR-32 também veio para auxiliar e aperfeiçoar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), devido à s peculiaridades da exposição a riscos biológicos e quÃmicos, à radiação e a materiais perfurocortantes encontrados nos serviços de saúde.
Medidas de prevenção
Ainda segundo a pesquisa, os acidentes mais comuns são causados por cortes, lacerações e lesões, sendo os dedos desses profissionais as regiões mais afetadas. A maneira mais fácil de combater os acidentes nesses ambientes é por meio do cumprimento rigoroso das medidas de segurança dispostas no PCMSO:
- estar em dia com os exames periódicos dos trabalhadores;
- fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs);
- disponibilizar um ambiente de trabalho mais ergonômico e saudável.
Faça um orçamento na Sercon e mantenha enfermeiros e auxiliares em segurança na sua clÃnica ou no seu hospital. Para auxiliar a sua empresa nesse processo de cuidado, oferecemos produtos e serviços de suporte completos e promovemos soluções que contribuem para a qualidade de vida dos colaboradores.