A busca pelo equilíbrio perdido: qualidade de vida no trabalho
A relação entre saúde e qualidade de vida no trabalho é um tema importante para o bem-estar dos trabalhadores.
A ideia de qualidade de vida no trabalho é utilizada para descrever o nível de satisfação e felicidade que os trabalhadores sentem em relação aos seus empregos.
Além da remuneração adequada, o conceito também envolve as condições oferecidas no ambiente de trabalho, as relações interpessoais e as oportunidades de desenvolvimento profissional disponibilizadas.
Neste artigo, você vai entender um pouco mais a respeito dessa expressão e suas relações com a saúde no geral. Além disso, vamos explicar:
- a relação entre trabalho e saúde;
- as implicações do bem-estar profissional na saúde de quem trabalha;
- os fatores que podemos considerar para medir a qualidade de vida no trabalho.
Qual é a relação entre trabalho e saúde?
A relação entre trabalho e saúde é complexa e multifacetada.
Por um lado, o trabalho pode fornecer um senso de realização e de propósito, bem como representar uma fonte de renda.
Por outro lado, o trabalho pode ser gerador de estresse, ansiedade e outros problemas de saúde mental e física.
Os trabalhadores que estão expostos a condições de trabalho precárias, longas jornadas, cargas excessivas de trabalho, assédio e outros fatores estressantes têm maior probabilidade de desenvolver doenças relacionadas ao trabalho.
Por isso, é fundamental que as organizações criem um ambiente de trabalho saudável e seguro para seus funcionários.
Como posso medir a qualidade de vida no trabalho?
A qualidade de vida no trabalho (QVT) pode ser medida por meio de um questionário anônimo em que a sua equipe avalia o nível de satisfação em relação a alguns indicadores, como:
- carga horária de trabalho;
- liderança;
- clima organizacional;
- segurança no ambiente de trabalho;
- plano de carreira e outros.
É importante que a sua equipe de trabalho sinta confiança na pesquisa; por essa razão, além de perguntas objetivas, deixe também um espaço em branco para o funcionário se expressar livremente.
Outra metodologia usada para medir a QVT são os indicadores de desempenho: jornada de trabalho, horas extras, metas internas, gestão de equipe etc.
Nesse caso, o setor de recursos humanos é o responsável pelo monitoramento dessas informações, com o suporte de softwares de desempenho.
Agora que você já sabe como medir a qualidade de vida no trabalho, vamos aprofundar em algumas medidas para alcançar o bem-estar na sua empresa.
Como criar um ambiente de trabalho saudável para minha equipe?
Manter um ambiente de trabalho saudável é uma tarefa que envolve todos os setores e todas as equipes de trabalho da empresa.
Para alcançar melhores resultados, elabore um planejamento estratégico com atividades mensais e anuais que promovam o bem-estar no ambiente de trabalho.
Dessa forma, fica mais fácil acompanhar o cronograma de ações e organizar as informações durante o ano.
Lembre-se: elabore metas e objetivos que estejam alinhados aos valores da empresa.
Como já apresentamos os indicadores de qualidade de vida no trabalho, vamos conferir seus principais aspectos.
Rotinas mais flexíveis e planos de carreira
A flexibilidade no trabalho ajuda a prevenir o adoecimento mental dos funcionários.
Em vez de adotar uma noção tóxica de produtividade, organize os horários de trabalho considerando pausas para relaxamento e descanso.
Direcione as tarefas de acordo com os talentos de cada equipe e ofereça retornos sobre o desempenho de cada funcionário para mantê-los mais motivados.
Incentive o desenvolvimento de cada um dentro da empresa. Ofereça oportunidades de crescimento e mudança de setor para estimular a sua equipe.
Liderança e clima organizacional
A presença de uma liderança motivadora influencia diretamente no clima organizacional da empresa.
O ambiente de trabalho é formado por pessoas. Uma gestão humanizada ajuda a manter um diálogo respeitoso entre a liderança e as equipes.
As dinâmicas de grupo são uma estratégia bem eficiente para a melhoria dos relacionamentos no ambiente de trabalho.
Elas são atividades lúdicas, realizadas em grupos, com objetivo de criar um espírito colaborativo na equipe e construir laços mais positivos.
Segurança e saúde mental dos colaboradores
A segurança no trabalho também está relacionada com a saúde mental nas empresas.
A psicologia operacional é um tipo de acompanhamento psicológico que auxilia no bem-estar e na qualidade de vida no trabalho do funcionário.
Espaços de acolhimento, orientações de segurança e campanhas de saúde são algumas ações que ajudam a melhorar a percepção dos funcionários sobre a empresa.
A qualidade de vida no trabalho só pode ser alcançada quando estiver alinhada aos valores da empresa. Dessa forma, as mudanças implementadas podem ser incorporadas ao dia a dia dos funcionários e gerar melhores resultados a cada ano.
Você já investiu no bem-estar da sua equipe hoje?