Guia Completo Burnout: como lidar e prevenir
Entenda como evitar e lidar com casos de Burnout na sua equipe
A Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio emocional causado pela pressão e excesso de trabalho, cada vez mais presente nas empresas.
Nesse artigo, vamos explicar como lidar com casos de Burnout, suas formas de prevenção e o impacto da doença ocupacional na vida dos trabalhadores e empresas. Por fim, vamos apresentar algumas estratégias para a sua equipe contar com um ambiente mais saudável e produtivo.
Desvendando a Síndrome de Burnout
A Síndrome de Burnout é uma doença crônica relacionada ao trabalho, cujo principal sintoma é um estado de exaustão e tensão emocional. É mais comum em profissionais que atuam em hospitais, escolas, segurança pública, entre outros.
Porém, grupos minoritários, como mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras e pessoas LGBTQUIAPN+, também estão sujeitos a sofrer Burnout devido a situações preconceituosas no ambiente de trabalho.
? Outro ponto importante a se destacar é a diferença entre a Síndrome de Burnout e o estresse. O estresse é uma reação natural do organismo em situações consideradas ameaçadoras. Já o Burnout se desenvolve de forma lenta e gradual, tem o trabalho como causa, até chegar ao estado de esgotamento, causando sintomas físicos e mentais.
O Burnout tem sintomas físicos e mentais que comprometem ainda mais a saúde dos funcionários. Confira:
O impacto nas empresas
Além da queda significativa na produtividade, o Burnout pode causar um aumento nas taxas de absenteísmo, devido aos problemas de saúde física e mental relacionados ao estresse crônico.
A ausência de um funcionário sobrecarrega os colegas de equipe e aumenta os custos com contratação temporária ou horas extras para compensar a falta de pessoal.
Outro impacto importante é o aumento da rotatividade de funcionários. O esgotamento afasta os talentos que buscam um ambiente de trabalho saudável e equilibrado.
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Ergonomia & Burnout
A ergonomia é um aspecto importante que precisa ser considerado na empresa como um dos fatores que podem contribuir para a ocorrência de casos de burnout.
A relação entre burnout e ergonomia faz sentido ao considerar que más condições ergonômicas no ambiente de trabalho podem contribuir para o estresse físico e mental. Posturas inadequadas, mobiliário inadequado ou uma carga de trabalho fisicamente desgastante aumentam o risco de cansaço excessivo, o que pode agravar o esgotamento emocional.
Como está a ergonomia na sua empresa? Acesse o nosso quiz gratuito e descubra se existem questões referentes a esse tema que podem se tornar possíveis causas de esgotamento no trabalho.
Qual é o papel do médico do trabalho no combate ao burnout?
É importante frisar que toda doença ocupacional é comprovada a partir do nexo de causalidade. Ou seja, a relação entre o problema de saúde e o exercício do trabalho.
Em 2022, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a resolução nº 2.323 que dispõe de normas específicas para médicos que atendem o trabalhador. Dentre elas, o artigo 2º dispõe que:
No artigo 3º, o CFM dispõe que o médico do trabalho deve ter conhecimento dos processos produtivos e do ambiente para promover a saúde e prevenção de doenças ocupacionais nos trabalhadores.
A NR 7, por exemplo, possui diretrizes para a aplicação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), conforme identificação dos riscos ambientais do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR).
Dessa forma, o médico do trabalho deve acompanhar o trabalhador de forma ativa, atenta aos tipos de riscos ocupacionais que podem causar a síndrome de burnout.
As avaliações médicas contribuem para aumentar a eficácia das ações conjuntas dos profissionais de Psicologia Ocupacional e Organizacional para prevenção e conscientização da saúde mental no ambiente de trabalho.
A equipe de Medicina do Trabalho e Psicologia do Trabalho da Sercon é especialista em implementar estratégias eficazes para prevenção e gestão da saúde mental na sua empresa. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções.
Como lidar com a situação?
Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros são diagnosticados com a síndrome.
Apesar da estimativa é importante lembrar que cada caso de burnout é único, por isso ao identificar os sinais na sua empresa, demonstre empatia e apoio durante todo o processo.
- Promova um ambiente de abertura e confiança para seus funcionários sentirem-se à vontade para buscar ajuda;
- Faça mudanças para reduzir a carga de trabalho, adapte os horários e funções para auxiliar na recuperação do colaborador;
- Ofereça apoio profissional e psicológico;
- Crie uma cultura que valorize o feedback construtivo, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e o bem-estar dos colaboradores.
Incentive a atividade física, a alimentação saudável e a ergonomia no local de trabalho. Ofereça programas de saúde mental, com palestras sobre mindfulness, meditação para fortalecer a resiliência dos colaboradores.
Conclusão
A prevenção do Burnout e o manejo eficaz de casos existentes são investimentos essenciais para garantir a saúde dos colaboradores e o sucesso a longo prazo da empresa.
Com uma abordagem proativa, as empresas podem criar ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos para todos os colaboradores. Oferecer apoio e recursos de saúde mental ajudam a promover uma cultura organizacional que valorize o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.