Notícias

 Psicologia Ocupacional
25/07/2022

Psicologia Ocupacional: invista em seus colaboradores

Entenda os impactos da pandemia de covid-19 na saúde mental e saiba como oferecer o suporte necessário para os seus funcionários por meio da Psicologia Ocupacional


Oferecer suporte em Psicologia Ocupacional ainda é um desafio para as empresas. Apesar de a maioria delas estar em dia com as estratégias de saúde e segurança do trabalho (SST), é muito comum que essas empresas não priorizem a saúde mental dos seus colaboradores.

De acordo com o estudo sobre adoecimento mental e trabalho realizado pelo Ministério da Saúde, desde a década de 2010 os transtornos e as doenças mentais são o terceiro motivo de afastamentos entre os trabalhadores brasileiros.

Essa é uma das razões pelas quais torna-se fundamental investir na saúde mental dos trabalhadores. Por meio desse investimento, é possível que as empresas sejam capazes de entender o comportamento, as emoções, as angústias e os traumas que interferem no bem-estar dos profissionais no ambiente de trabalho.

O que é Psicologia Ocupacional? Siga a leitura e saiba mais sobre o assunto.

O que é Psicologia Ocupacional?

A Psicologia Ocupacional é uma área da Saúde que foca no bem-estar emocional do trabalhador. Seu objetivo é atuar na prevenção e no tratamento de transtornos e doenças mentais por meio da Psicologia do Trabalho, avaliando ações e estratégias que proporcionam melhorias aos colaboradores e à empresa como um todo.

Momento de atenção com a saúde mental dos colaboradores

Como consequência da pandemia de covid-19 e do isolamento social, nos últimos anos houve um aumento significativo no número de casos relacionados a doenças mentais e comportamentais na população.

De acordo com o Ministério da Saúde, isso acontece porque as pessoas têm reagido de maneiras diferentes às situações estressantes atuais. As maiores causas para esse crescimento são:

  • ação direta do vírus no sistema nervoso;
  • experiências traumáticas decorrentes da infecção ou da morte de pessoas próximas;
  • dificuldades no acesso ou interrupção de tratamentos;
  • estresse induzido pela mudança na rotina.

Essa última causa impacta diretamente o ambiente de trabalho e, neste momento de retomada das atividades presenciais, ela é ainda mais complicada. Durante dois anos, alguns trabalhadores tiveram que exercer suas funções em casa, e agora estão tendo que se adaptar a um novo jeito de trabalhar presencialmente.

Doenças mentais ocupacionais

As doenças mentais ocupacionais são transtornos relacionados a situações de desgaste no processo de trabalho que afetam a saúde e o bem-estar do colaborador.

Esses transtornos têm como causas vários motivos, como frustrações, expectativas e excesso de trabalho, que, quando acumulados ao longo do tempo, podem se tornar algumas doenças:

  • depressão;
  • ansiedade;
  • burnout (recentemente catalogada como doença ocupacional).

Impactos no ambiente de trabalho 

Na maioria das vezes, quando afetadas por tais problemas, as pessoas apresentam alguns sinais de que algo não está bem. Esses sinais são, na verdade, sintomas que interferem na realização da função do colaborador e causam impactos negativos no próprio ambiente de trabalho, como:

  • queda de rendimento e produtividade;
  • aumento de casos de afastamento;
  • resultados abaixo do esperado;
  • prejuízo financeiro para a empresa.

A importância da Psicologia Ocupacional na empresa

Agora que você já entendeu o que é e quais são os impactos causados pelas doenças psicológicas no ambiente de trabalho, saiba como é importante investir nessa área.

O acompanhamento psicológico disponibilizado pela empresa é a melhor forma de entender o que se passa na cabeça do seu colaborador. Isso faz com que ele seja melhor compreendido e auxiliado.

A Psicologia Ocupacional nas empresas é um investimento de longo prazo. Por meio de auxílios e estratégias, é possível alcançar benefícios como:

  • melhoria do desempenho;
  • redução de afastamentos por doenças ocupacionais;
  • maior comprometimento do trabalhador com suas obrigações;
  • redução de gastos previdenciários;
  • melhoria na imagem da empresa.

Psicologia Ocupacional na Sercon 

Aqui na Sercon, é possível realizar todo o acompanhamento psicológico dos seus colaboradores – da avaliação inicial ao tratamento contínuo.

Para isso, disponibilizamos avaliações psicológicas, consultas, laudos e ações ligadas à saúde e segurança do trabalho. Além disso, oferecemos atendimento psicológico a distância, para estarmos sempre disponíveis quando os seus colaboradores precisarem.

Mais Notícias

 Geral

01/08/2022
Saúde e segurança do trabalho na OIT
Saúde e segurança do trabalho passa a figurar como quinto direito de todos os trabalhadores. Saiba mais sobre essa atualização.

 Psicologia Ocupacional

25/07/2022
Psicologia Ocupacional: invista em seus colaboradores
Entenda os impactos da pandemia de covid-19 na saúde mental e saiba como oferecer o suporte necessário para os seus funcionários por meio da Psicologia Ocupacional

 Geral

31/05/2022
SESMT – Mudança na NR-4 sobre a terceirização
Entenda melhor a revisão no texto que descarta a possibilidade de terceirização dos SESMT

 Geral

23/05/2022
Programa Trabalho Sustentável: o que é e como seus colaboradores podem participar.
Entenda o que é, quais os objetivos e como implantar esse programa na sua empresa.
Abrir o chat
Precisa de ajuda?