Notícias

 Psicologia Ocupacional
01/12/2016

Gestão do tempo e qualidade de vida

Saiba como administrar melhor seu cotidiano e viver com mais tranquilidade


 

A correria do dia-a-dia estressa cada vez mais. Vinte e quatro horas parecem não ser suficientes para a realização de todos os compromissos – e poucos são aqueles que tomam atitudes para mudar essa situação. Para a psicóloga da Sercon Alexsandra Macedo, é comum que, mesmo estressadas e sobrecarregadas, as pessoas procurem mais tarefas para complementar sua renda.

“As pessoas não sabem administrar bem o seu tempo e sofrem com os efeitos negativos de uma rotina intensa. Além do estresse e da desmotivação, perdem a alegria e o prazer de viver e de fazer coisas simples”, afirma a especialista. O imediatismo da comunicação, por exemplo, é um fator que pode ser prejudicial. “se antes era preciso escrever cartas e esperar por respostas com paciência, hoje a comunicação em tempo real pode gerar preguiça ou falta de paciência diante de outras tarefas do cotidiano”.

No entanto, se o tempo é bem administrado, a produtividade aumenta e é possível viver com qualidade. É necessário planejar as ações e saber escolher as prioridades para melhor gerir o dia a dia. O Sercon Informa preparou dicas estratégicas para que você administre melhor seu tempo:

  • organize seus afazeres;
  • evite interrupções;
  • evite retrabalhos;
  • lute contra a procrastinação;
  • utilize a tecnologia somente quando necessário;
  • comprometa-se com as tarefas mais importantes;
  • fuja de atividades inúteis;
  • não deixe tarefas acumularem para o dia seguinte.

“Para adotar esses hábitos, a aquisição de uma agenda para anotações diárias é interessante, bem como a elaboração de uma planilha semanal. Quem tem um horário de trabalho não convencional pode aproveitar os dias de folga para relaxar e curtir com a família, vivenciando os prazeres que a vida proporciona”, sugere a psicóloga. O planejamento estratégico pessoal permite que a pessoa reflita sobre as áreas de sua vida e formule uma situação futura ideal, definindo missões, valores e objetivos e analisando seus aspectos internos e externos para enfrentar imprevistos e ao mesmo tempo dedicar o tempo livre ao lazer desejado.

Mais Notícias

 Medicina do Trabalho

26/08/2021
Vacina contra a Covid-19 é obrigatória nas empresas?
Entenda a importância da vacinação e conheça as decisões acerca da obrigatoriedade

 Eng. de Segurança do Trabalho

26/08/2021
Entrada em vigor das novas normas regulamentadoras é adiada para 2022
Saiba quais foram incluídas no cronograma anunciado pelo governo federal

 Eng. de Segurança do Trabalho

26/08/2021
SST na mineração: obrigações das empresas
Como manter trabalhadores protegidos em um setor essencial para a economia brasileira

 Eng. de Segurança do Trabalho

26/08/2021
Limites de tolerância a ruídos no trabalho
O que a legislação diz sobre o tema e como as empresas podem se adequar