A correria do dia-a-dia estressa cada vez mais. Vinte e quatro horas parecem não ser suficientes para a realização de todos os compromissos – e poucos são aqueles que tomam atitudes para mudar essa situação. Para a psicóloga da Sercon Alexsandra Macedo, é comum que, mesmo estressadas e sobrecarregadas, as pessoas procurem mais tarefas para complementar sua renda.
“As pessoas não sabem administrar bem o seu tempo e sofrem com os efeitos negativos de uma rotina intensa. Além do estresse e da desmotivação, perdem a alegria e o prazer de viver e de fazer coisas simples”, afirma a especialista. O imediatismo da comunicação, por exemplo, é um fator que pode ser prejudicial. “se antes era preciso escrever cartas e esperar por respostas com paciência, hoje a comunicação em tempo real pode gerar preguiça ou falta de paciência diante de outras tarefas do cotidiano”.
No entanto, se o tempo é bem administrado, a produtividade aumenta e é possível viver com qualidade. É necessário planejar as ações e saber escolher as prioridades para melhor gerir o dia a dia. O Sercon Informa preparou dicas estratégicas para que você administre melhor seu tempo:
“Para adotar esses hábitos, a aquisição de uma agenda para anotações diárias é interessante, bem como a elaboração de uma planilha semanal. Quem tem um horário de trabalho não convencional pode aproveitar os dias de folga para relaxar e curtir com a família, vivenciando os prazeres que a vida proporciona”, sugere a psicóloga. O planejamento estratégico pessoal permite que a pessoa reflita sobre as áreas de sua vida e formule uma situação futura ideal, definindo missões, valores e objetivos e analisando seus aspectos internos e externos para enfrentar imprevistos e ao mesmo tempo dedicar o tempo livre ao lazer desejado.