Notícias

 Psicologia Ocupacional
07/11/2018

Outubro Rosa: valorize a vida

Atenção é o melhor caminho para evitar o câncer de mama


As mulheres vêm assumindo um protagonismo cada vez maior em nossa sociedade. Então, nada mais justo do que investir em ações para promover o bem-estar e a saúde delas. O Outubro Rosa é uma oportunidade para conscientizar sobre a importância de prevenir o câncer de mama. Estudos já comprovaram que o diagnóstico precoce pode reduzir de forma significativa a taxa de mortalidade.

A neoplasia mamária é uma afecção caracterizada pela multiplicação desordenada e sem controle das células do tecido mamário, sendo considerada o tipo de câncer que mais acomete o público feminino no Brasil e no mundo. Nas últimas décadas, se tornou um problema de saúde pública, pois a incidência tem aumentado de forma considerável. (BARBOSA et al., 2015).

Por isso, investir em medidas de prevenção primária é fundamental. Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e manter o peso controlado são algumas das medidas que, comprovadamente, evitam cerca de 30% dos casos de câncer de mama. O Ministério da Saúde no Brasil recomenda a realização de exames como o exame clínico de mamas e a mamografia. Eles são estratégicos para a saúde da mulher por serem mecanismos de detecção de possíveis alterações mamárias (CORRÊA et al., 2013).

Acompanhamento psicológico

Receber o diagnóstico e tratar o câncer de mama mexe muito com a autoestima das mulheres, principalmente quando é necessário realizar uma mastectomia – procedimento médico para remoção completa da mama. A autoimagem é afetada pelos efeitos colaterais da medicação, sendo muito comum a perda de peso e de cabelo.

Durante o tratamento, essas mulheres precisam receber assistência médica e psicológica eficiente. O apoio familiar também é muito importante na reintegração social e na adaptação à nova realidade.  É preciso aprender a aceitar a nova aparência e, acima de tudo, reconquistar o amor-próprio.

Além disso, um diagnóstico precoce possibilita um tratamento bastante efetivo, com grandes chances de preservação da mama e de cura. Por isso, o Outubro Rosa é tão importante. Não deixe de fazer o autoexame e se conscientize da importância do acompanhamento médico periódico. E, mais do que isso, incentive outras mulheres a fazerem o mesmo.

Fabiana Vilaça

 

Referências

  1. BARBOSA, S.E. B. et al., Educação em saúde para prevenção do câncer de mama no município de Piripiri-PI: atuação do pet-saúde. R. Epidemiol. Control. Infec., Santa Cruz do Sul, 5(4):203-205, out./dez. 2015. [ISSN 2238-3360]
  2. CONTI, M. H. S. De . et al., Qualidade de vida em grupos de mulheres acometidas de câncer de mama. 781. Ciência & Saúde Coletiva, 18(3):779-788, 2013.

Mais Notícias

 Medicina do Trabalho

26/08/2021
Vacina contra a Covid-19 é obrigatória nas empresas?
Entenda a importância da vacinação e conheça as decisões acerca da obrigatoriedade

 Eng. de Segurança do Trabalho

26/08/2021
Entrada em vigor das novas normas regulamentadoras é adiada para 2022
Saiba quais foram incluídas no cronograma anunciado pelo governo federal

 Eng. de Segurança do Trabalho

26/08/2021
SST na mineração: obrigações das empresas
Como manter trabalhadores protegidos em um setor essencial para a economia brasileira

 Eng. de Segurança do Trabalho

26/08/2021
Limites de tolerância a ruídos no trabalho
O que a legislação diz sobre o tema e como as empresas podem se adequar
Abrir o chat
Precisa de ajuda?