Como manter o sentimento de pertencimento no home office?

26 de maio de 2020

Todas as empresas querem funcionários mais engajados com o trabalho, que executam com mais rapidez suas tarefas e realizam entregas cada vez mais qualificadas. Conseguir isso, porém, não é uma tarefa tão simples. Passa pelo convívio diário, por planejamento de longo prazo e por políticas para promover o bem-estar do trabalhador. Ou seja, por fazer com que ele se sinta parte de um time. E se isso já não é fácil de se obter em tempos normais, os desafios de promover o pertencimento em regimes home office são ainda maiores.

É importante saber, contudo, que o sentimento de pertencimento é um dos maiores motivadores dos trabalhadores. O estudo The employee experience index: a new global measure of a human workplace, produzido pela Workhuman, investigou mais de 23 mil funcionários em 45 países diferentes e chegou à conclusão de que sentir-se parte de um time, grupo ou organização é o que mais gera felicidade entre os empregados. Isso tem impacto na performance, na queda do absenteísmo e no menor número de demissões.

Outra pesquisa, realizada pela startup de desenvolvimento de liderança BetterUp, também mostrou o impacto desse sentimento de pertencimento nas empresas. Após avaliar 1.800 trabalhadores dos Estados Unidos, a pesquisa observou que os funcionários com alto grau de pertencimento faltavam 75% menos do que aqueles que se sentiam excluídos e apresentavam um desempenho 56% superior. Além disso, a rotatividade era 50% menor entre os que se sentiam parte das empresas para as quais trabalhavam. Já as pessoas que não tinham esse sentimento eram 25% menos produtivas quando considerados os objetivos da organização.

Ou seja, promover o pertencimento é essencial para os bons resultados de uma empresa. Mas como fazer isso? E, principalmente, como estimular esse sentimento quando as relações de trabalho estão tão afetadas pela crise de saúde vivida em todo o mundo?

O avanço do home office

Muito tem se especulado sobre como será o novo padrão de normalidade após o fim da pandemia de Covid-19. Desde o início do isolamento social, as relações sociais precisaram adaptar-se de tal forma à crise que especialistas de diversas áreas acreditam que será impossível retomar do ponto em que havíamos parado. Haverá uma nova partida, com regras que ainda serão definidas pela sociedade. E as empresas têm um papel essencial nesse cenário que se desenha.

Uma pesquisa realizada pela Isobar, empresa de marketing do grupo Dentsu Aegis Network, ouviu 150 executivos chineses para entender qual será a tendência para o comportamento das empresas. A maioria dos entrevistados (77%) já pensa em planos de recuperação que envolvam tecnologias essenciais no período de pandemia, que aumentaram a integração digital entre as empresas e os consumidores. Outro ponto destacado foi o home office, após as companhias perceberem a economia de tempo – tanto de deslocamento quanto para reuniões – e o aumento da produtividade dos funcionários.

Pelo menos é isso o que aponta outro estudo, produzido na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade redefinida e os novos negócios, o pesquisador André Miceli destaca que alguns estudos verificaram que o home office aumenta entre 15% e 30% a produtividade do trabalhador. “Com uma previsão prolongada de quarentena, estima-se que os modelos remotos se tornem parte do imaginário corporativo e ganhem força após a contenção do surto. Caminhamos para um cenário, portanto, em que eles se tornarão mais comuns”, escreve.

Apesar dessas vantagens, o pesquisador também aponta que há alguns prejuízos a serem considerados nessa dinâmica de trabalho. O primeiro diz respeito à integração do grupo. Como não há a convivência diária, os almoços ou o horário do cafezinho, é difícil conhecer melhor as pessoas. “Também fica menor a sensação de pertencimento à empresa, a capacidade de absorver seus valores, o que diz muito respeito ao ambiente corporativo”, disse Miceli, em entrevista ao Hoje em Dia. É justamente sobre esse ponto que vamos falar melhor a seguir. 

Como aumentar o sentimento de pertencimento?

Quando Tom Jobim gravou a canção Wave, ele já vinha nos alertar que era impossível ser feliz sozinho. Apesar de fazer referência a uma relação a dois, a música não deixa de ser verdadeira para todos os relacionamentos de nossa vida, inclusive o profissional. O home office tende a aumentar a sensação de isolamento, pois não há mais o convívio diário com os colegas. Faltam as pausas para o café, a troca de ideias sobre o próprio trabalho e até mesmo as saídas após o expediente.

Por isso, as empresas precisam se preocupar com essa integração. É preciso fazer com que as pessoas se sintam parte da companhia e das equipes de trabalho. Alguns pontos devem ser observados para aumentar esse sentimento e, como consequência, o engajamento do time.

  1. Valorização da comunicação interna

Se manter um diálogo aberto com os funcionários é essencial no dia a dia de qualquer empresa, fazer isso quando se está à distância é ainda mais importante. A comunicação interna tem como objetivo levar informações importantes, criando um canal de interlocução direto com a empresa. Isso significa ouvir o empregado, entender as queixas que ele apresenta e buscar formas de contornar as situações críticas.

Uma solução é criar grupos virtuais para manter a comunicação e o relacionamento dos colaboradores, inclusive aqueles que não estão em regime de home office. Um grupo com todos os funcionários da empresa é importante para o envio de informações sobre a companhia e sobre o setor. Já um grupo da área em que o colaborador atua ajuda na comunicação do dia a dia, para garantir a operacionalidade dos processos e manter o convívio entre as pessoas.

A realização de reuniões virtuais periódicas, com a participação de todos, também ajuda a manter o sentimento de unidade e disseminar a cultura interna. Isso também vale para chamadas por áudio ou vídeo com os supervisores ou com os próprios pares. Esse momento pessoal mantém os laços que existiam antes do home office em uma conversa que tende a ser mais sincera e informal.

  1. Transparência nas ações

Em um cenário de crise, tentar esconder informações relevantes dos funcionários pode gerar desconfiança de todo o time. É preciso ser claro com relação à situação do mercado e da empresa. Isso envolve, inclusive, anunciar que existe a possibilidade de cortes no quadro de funcionários e o que está sendo feito para contornar a situação.

  1. Celebrar as conquistas

O funcionário precisa fazer parte da tomada de decisões da empresa e sentir que esse trabalho é valorizado. E preciso estabelecer objetivos a serem atingidos e valorizar as metas batidas. Isso pode ser feito em reuniões com a equipe, nos comunicados internos ou até mesmo de forma particular. E não necessariamente precisa ser feito mediante a adoção de um plano de comissões ou de gratificações. O importante é que a pessoa se sinta reconhecida pelo bom trabalho realizado.

  1. Rotinas são essenciais

Para muitos, estar em home office é algo novo. Provavelmente, foram necessários dias – e até semanas – para se adaptar aos novos horários e responsabilidades, ainda mais com todas as distrações que existem em casa. Por isso, criar uma rotina é essencial.

É preciso ter um local que servirá apenas como espaço de trabalho, desassociado das demais áreas da casa. Uma mesa e uma cadeira apenas para isso já são suficientes, pois o cérebro começará a associar aquele lugar como “de trabalho”. Tirar o pijama também ajuda a virar a chave, eliminando a sensação de que você está pronto para dormir a qualquer momento.

A empresa pode contribuir com essa definição da rotina. Estabelecer as prioridades, evitar reuniões em excesso e respeitar os horários de trabalho são apenas algumas das formas de contribuir com a produtividade e o bem-estar do trabalhador. Além disso, os superiores podem agir como mentores, orientando os funcionários e ajudando a organizar o dia de trabalho.

  1. Cuidado com a saúde mental

Apesar de as empresas notarem um aumento da produtividade, a solidão provocada pelo home office, aliada às preocupações geradas pela pandemia e pelo isolamento social, pode cobrar um alto custo psicológico, que precisa ser levado em consideração. Uma pesquisa do Instituto YoungMinds, por exemplo, mostrou que está havendo um aumento considerável de ansiedade, insônia e ataques de pânico nesse período.

Esses sintomas têm impacto direto no rendimento dos colaboradores e precisam ser observados de perto pelas empresas. Em alguns casos, o mais recomendável é disponibilizar serviços de atendimento psicológico. Afinal, falar com um profissional sobre os medos, dúvidas, frustrações e impotências pode trazer alívio para enfrentar o cenário atual e lidar melhor com o home office.

Nesse período de pandemia, inclusive, a Sercon está oferecendo este serviço para seus clientes e pessoas interessadas. O atendimento está sendo feito à distância, de forma a contribuir com o isolamento social e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde mental dos trabalhadores nesse momento de tanta incerteza.

Se quiser mais informações, clique no botão abaixo ou entre em contato pelo telefone (31) 3271-3267.

Psicologia Ocupacional

Absenteísmo: Principais Causas e Como Evitar

24 de maio de 2024

O absenteísmo é um desafio enfrentado por muitas empresas, causando impactos tanto para os trabalhadores quanto para a organização como um todo. Neste artigo, vamos explorar as...

Síndrome de Burnout: os riscos que a sua empresa corre quando negligencia a saúde do trabalhador

17 de abril de 2024

Nos últimos anos, um problema sério de saúde tem afetado as empresas no Brasil. O problema tem nome: Síndrome de Burnout.  Às vezes, o Burnout aparece de forma silenciosa...

Guia Completo Burnout: como lidar e prevenir 

26 de fevereiro de 2024

Entenda como evitar e lidar com casos de Burnout na sua equipe  A Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio emocional causado pela pressão ...

O papel estratégico do técnico em segurança do trabalho nas empresas

9 de novembro de 2023

Garantir a segurança no local de trabalho é uma obrigação legal, mas é também um compromisso com a construção de uma realidade mais justa e respeitosa aos trabalhadores nas...

Mulher, branca, cabelo preto e liso, usando uma blusa verde olha na direção da câmera com os braços cruzados e um leve sorriso. No fundo da imagem, desfocado, existe um grupo de três pessoas em uma mesa conversando.

O papel da liderança na saúde mental da empresa

19 de outubro de 2023

Uma boa liderança sabe que uma equipe motivada tem mais disposição para desempenhar suas tarefas, “veste a camisa” da empresa e mantém a qualidade e o alto nível d...

Homem negro usando uma camisa branca está sentado em um sofá azul. Ele encara a camera com uma mão na direção do queixo. Desfocado na frente da imagem aparece o perfil de um home ruivo usando terno.

Diferença entre a Psicologia do Trabalho e a Psicologia Organizacional

22 de setembro de 2023

Quando o assunto é saúde mental, todo cuidado é pouco — principalmente no ambiente de trabalho. Afinal, uma mente saudável nos permite desempenhar diversas tarefas ao longo d...

Setembro Amarelo: cuidados com a saúde mental na empresa

21 de setembro de 2023

O dia 10 de setembro é marcado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e reforçada pela ...

Resumo: avaliação psicológica para vigilantes

1 de setembro de 2023

A avaliação psicológica para vigilantes é um exame fundamental para garantir a segurança e a eficiência desses profissionais.  A seguir, compartilhamos com você as prin...

A Importância da Avaliação Psicossocial no ambiente de trabalho

26 de junho de 2023

Com a chegada da pandemia da covid-19, a pauta sobre saúde mental se tornou mundialmente visível. Por conta das marcas deixadas por ela, as demandas dentro das empresas se tornar...

O que pode causar adoecimento mental no trabalho?

7 de junho de 2023

Temos a impressão de que a saúde mental foi, por muito tempo, um tema silencioso —  quase um tabu. Mas faz muito tempo que o assunto está presente em diversos espaços de...

Há ambiente de trabalho sem saúde mental?

24 de maio de 2023

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em uma sociedade em que a maior parte das pessoas passa mais tempo no trabalho do que em casa, a saúde mental de cada colaborador ...

Assédio no ambiente de trabalho: entenda como preveni-lo e as consequências

16 de maio de 2023

O assédio, independentemente do tipo, está presente no mercado de trabalho desde sempre. Antigamente, era muito mais difícil para o trabalhador provar que algo de errado estava ...

A busca pelo equilíbrio perdido: qualidade de vida no trabalho

25 de abril de 2023

A qualidade de vida no trabalho é um indicador do nível de satisfação na empresa. Ela pode ser implementada por meio de um planejamento de ações para a segurança e a saúde ...

Doenças ocupacionais: causas, prejuízos e meios de prevenção

19 de abril de 2023

As doenças ocupacionais afetam milhares de trabalhadores em todo o mundo.  Suas causas são diversas e estão relacionadas ao ambiente de trabalho e às atividades profission...

Carnaval: feriado ou ponto facultativo?

15 de fevereiro de 2023

Afinal, o Carnaval é feriado ou ponto facultativo? Sem rodeios, a resposta é fácil: a festa de Carnaval é ponto facultativo, o que desobriga as empresas a concederem folga para...

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

21 de setembro de 2022

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, foi instituído no calendário oficial do Ministério da Saúde em 2005. Nesses 17 anos de luta, mui...

Setembro Amarelo no ambiente organizacional

9 de setembro de 2022

O mês virou e as organizações já começaram a falar sobre o Setembro Amarelo e colocaram o selinho da campanha nas redes sociais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS...

NR7 resumida: entenda as mudanças e como fica o PCMSO

Psicologia Ocupacional x Organizacional x do Trabalho

29 de agosto de 2022

Nos últimos anos, houve um aumento significativo de empresas procurando por Psicologia Ocupacional, Organizacional e do Trabalho como forma de investimento em saúde e bem-estar m...

Psicologia Ocupacional: invista em seus colaboradores

25 de julho de 2022

Entenda os impactos da pandemia de covid19 na saúde mental e saiba como oferecer o melhor para os seus funcionários em psicologia ocupacional...

Burnout já pode ser considerado doença ocupacional

24 de janeiro de 2022

Síndrome de Burnout passou a constar no CID-11 e empresas podem ser responsabilizadas pelos casos registrados...

Como as empresas podem lidar com a depressão

30 de junho de 2021

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica que, infelizmente, está cada vez mais comum. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que o Brasil é o segundo país das ...

Importância do psicólogo para a equipe de SST

27 de abril de 2021

Profissionais atuam na prevenção de transtornos mentais e contribuem para o bem-estar de toda a empresa...

Os riscos do home office

12 de janeiro de 2021

Modalidade de trabalho a distância pode ocasionar problemas físicos e mentais que devem ser minimizados pelas empresas...

Importância das lideranças para as ações de SST

3 de dezembro de 2020

A disseminação de informações e a motivação da equipe são chave para um bom desempenho da empresa na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais...

Mulher sendo atendida por um psicólogo

Afastamentos por transtornos mentais preocupa empresas

29 de junho de 2020

Cuidados com a segurança dos trabalhadores devem ir além da preocupação com a integridade física e prevenir também o desenvolvimento de transtornos mentais...

Homem conversa com piscólogo

Avaliação psicossocial: aplicação prática nas empresas

23 de abril de 2020

A avaliação psicossocial é uma das ferramentas mais importantes para avaliar se o funcionário está apto a enfrentar certos riscos. Veja como ela funciona na prática....

Duas mulheres conversar com chamada de vídeo em um computador

Atendimento psicológico a distância

30 de março de 2020

Durante o isolamento provocado pelo novo coronavírus, Sercon oferece acompanhamento psicológico online para interessados...

Estetoscópio ao lado de um galho de maconha e um frasco com extrato

Substâncias psicoativas: como as empresas podem realizar a prevenção?

15 de janeiro de 2020

A criação de programas de prevenção é apenas uma das ações a serem tomadas para evitar que os trabalhadores abusem do uso de drogas lícitas e ilícitas...

Você já sorriu hoje?

3 de outubro de 2019

Tudo vai acontecendo de modo lento e sutil | Rotina imbecil... ...

Efeitos da multa do FGTS nas relações de trabalho

7 de agosto de 2019

Possibilidade de redução do benefício tem trazido de volta antigas discussões e afetado a relação patrão-empregado....

Não é só o ano que muda

18 de janeiro de 2019

Virada causa um efeito psicológico positivo nas pessoas e renova energias que permitem atingir novas metas...

Mal-estar e trabalho

18 de dezembro de 2018

Dissociação entre conquistas e bem-estar nos faz refletir sobre a subjetividade da nossa época....

Outubro Rosa: valorize a vida

7 de novembro de 2018

Atenção é o melhor caminho para evitar o câncer de mama...

Natureza e saúde mental

24 de setembro de 2018

Contato com ambientes naturais contribui para a diminuição do estresse e da impulsividade e produz efeitos em curto e longo prazo...

depressão-no-contexto-ocupacional

Depressão no contexto ocupacional

27 de junho de 2018

Quando tudo vai mal em sua vida profissional, como evitar a desesperança e conseguir lidar com depressão?...

Atuação do psicólogo na concessão do porte de arma

18 de maio de 2018

Profissionais são responsáveis pela avaliação psicológica e análise de aptidão dos candidatos...

A importância da avaliação psicossocial dos trabalhadores

23 de abril de 2018

Avaliar o comportamento em situações de risco ajuda a entender as condições psicológicas do empregado...

A busca pela felicidade

26 de março de 2018

Pare de querer ser feliz o tempo todo para ser feliz em todos os momentos possíveis...

Ano novo, vida nova?!

15 de janeiro de 2018

Réveillon é ponto de virada propício para recomeços...

Humor como mecanismo de defesa

17 de novembro de 2017

O que leva o ser humano a reagir com humor até mesmo em situações de sofrimento? ...

Por mais isenção na avaliação psicológica de vigilantes

17 de agosto de 2017

Após reunião com entidades representativas do setor de segurança privada, Conselho Federal de Psicologia concede 60 dias para adequações às normas estabelecidas pela própria...

Pessoas com TPAS não distinguem o certo do errado

17 de agosto de 2017

Indiferença pelos sentimentos dos outros e dissimulação são predominantes na atitude de quem tem o transtorno...

Transtorno histriônico: comportamento dramático

19 de junho de 2017

Tratamento pode associar a psicoterapia com o uso de medicamentos...

Escarificações na adolescência

15 de maio de 2017

Em tempos de Baleia Azul, a presença e o diálogo permanecem a melhor saída...

Uso das redes sociais: uma reflexão

4 de abril de 2017

A comunicação virtual mudou as relações, a subjetividade e o mundo externo...

Apto ou inapto?

9 de março de 2017

A importância da avaliação psicológica para concessão de registro e/ou porte de arma de fogo...

Dieta & Personalidade

27 de janeiro de 2017

Saiba como características pessoais podem beneficiar ou sabotar seu esforço para perder peso e fique atento...

Planejamento financeiro: em tempos de crise, reinvente-se

6 de janeiro de 2017

Confira dicas de como se planejar e se reerguer quando sua renda familiar cai...

Gestão do tempo e qualidade de vida

1 de dezembro de 2016

Saiba como administrar melhor seu cotidiano e viver com mais tranquilidade...

A importância de se falar sobre o suicídio

28 de outubro de 2016

Educação é a primeira medida preventiva; saiba como ajudar...

Usos da avaliação psicológica

25 de outubro de 2016

Conheça mais sobre o processo e suas indicações...

Benefícios psicológicos da atividade física

30 de setembro de 2016

Saiba como exercícios podem auxiliar em uma vida mais tranquila e equilibrada...

Diagnóstico de câncer: quando o corpo adoece e a mente padece

2 de setembro de 2016

Conheça as fases pelas quais um paciente passa após o diagnóstico e entenda como tratamentos psicológicos podem auxiliá-lo...

Transtorno de estresse pós-traumático

1 de agosto de 2016

Situações de violência podem gerar traumas e incapacitar, mentalmente, as vítimas. Conheça as reações mais comuns e as possibilidades de tratamento...

Trabalho e saúde mental

28 de junho de 2016

Estar atento à saúde psicológica do trabalhador é uma maneira de agir com estratégia, reduzindo gastos com absenteísmo e licenças médicas e aumentando a produtividade...

Avaliação psicológica admissional para vigilante

25 de maio de 2016

Saiba por que esse procedimento é importante para garantir a seleção e a saúde desses profissionais e o desempenho seguro das atividades de rotina...

Selecione a sua demanda

Encontre a solução certa em SST para a necessidade do seu negócio.

eSocial

Garanta a transmissão dos eventos de Saúde e Segurança Ocupacional exigidos pelo eSocial com agilidade e confiabilidade.

Mais produtividade na sua equipe

Garanta um ambiente de trabalho saudável, preserve a saúde dos seus colaboradores e reduza o risco de acidentes.

Obrigações legais em dia

Saiba quais obrigações sua empresa precisa cumprir para garantir a segurança e saúde da equipe e atender ao eSocial.

Redução de gastos

Soluções para reduzir despesas indevidas e prevenir alto custo.

ou selecione uma categoria

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.

Aceitar