Afastamentos por transtornos mentais preocupa empresas

Os anos 2010 foram marcados pela ascensão das doenças mentais como uma das principais causas de afastamento dos trabalhadores brasileiros. O Ministério da Saúde, no estudo Adoecimento mental e trabalho: a concessão de benefícios por incapacidade relacionados a transtornos mentais entre 2012 e 2016, aponta essas enfermidades como o terceiro maior motivo para licenças, atrás apenas de lesões/envenenamentos e doenças do sistema osteomuscular. Ao analisar os pagamentos de auxílio-doença não ligado a acidentes, a depressão foi classificada como o principal motivo, com 31% dos casos, seguido pelos transtornos de ansiedade, com 18%.

“Dentre as causas atribuídas aos ambientes de trabalhos ressaltamos aqueles executados em ritmos e com demandas acima da capacidade de execução por parte do trabalhador”, explica o médico especialista em Medicina do Trabalho e em Psiquiatria, Arthur Motta Lima Neto, em entrevista para a revista Proteção. Isso também vale para trabalhos monótonos e para os que apresentam riscos, como é o caso dos que envolvem altura ou confinamento.

O pesquisador explica que os riscos de desenvolver Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT) variam de acordo com a atividade realizada. Na indústria, eles podem surgir com a atuação constante em situação de risco. Em plataformas de extração de petróleo, as maiores ameaças são o tempo de isolamento e os riscos dos turnos de revezamento. Já na área de serviços, costumam ser mais comuns entre profissionais de transporte e saúde.

Leia também: Síndrome de Burnout será caracterizada como doença ocupacional

Apesar de estar sendo discutido pelas equipes de SST, o estabelecimento do nexo causal entre as doenças mentais e as atividades ocupacionais ainda é um assunto complexo. Como os sinais são subjetivos, é muito difícil – e, às vezes, impossível – caracterizar os sintomas como decorrentes exclusivamente do trabalho.

O estudo Transtornos mentais e trabalho: o problema do nexo causal, produzido pela professora de Psicologia da UFMG e doutora em Psicossociologia do Trabalho, Maria Elizabeth Antunes Lima, aponta que há linhas distintas de estudos na área da Saúde Mental no Trabalho. Enquanto uma defende que os transtornos mentais são originários de fatores orgânicos, outra acredita que a origem é apenas psíquica e uma terceira concebe que eles são fruto de um conjunto de fatores biopsicossociais.

Essa é uma discussão muito importante, porque afeta diretamente quem sofre dos transtornos mentais, que não tem a quem recorrer e como fazer valer seus direitos na Justiça do Trabalho. “Enquanto não avançarmos na solução desse dilema, estaremos também retardando a adoção de medidas preventivas nos ambientes de trabalho e deixando de cumprir o papel primordial dos profissionais de saúde, que é o de evitar a doença”, afirma a pesquisadora.

Por isso, ela defende que é preciso seguir algumas etapas para que o nexo possa ser estabelecido. Não é um processo simples, mas ajuda a respaldar a prática de quem lida com a saúde ocupacional:

  • Buscar evidências epidemiológicas em certas categorias profissionais ou grupos específicos de trabalhadores;
  • Resgatar a história de vida do trabalhador de forma detalhada, inclusive verificando as percepções dele sobre as causas do adoecimento;
  • Realizar estudos ergonômicos e avaliar as atividades reais para compreender como o trabalhador se organiza para dar conta de suas responsabilidades;
  • Tentar identificar os mediadores para entender como se deu a passagem entre a experiência vivida e o adoecimento;
  • Completar essas informações com os exames médicos e psicológicos necessários.

Todos esses cuidados ajudam a quem está sofrendo em razão de um transtorno mental, uma vez que, assim, é possível reconhecer o problema e buscar soluções para o problema. “Temos verificado que, na maioria dos casos, eles [os trabalhadores] não têm sido sequer acolhidos e respeitados nas suas queixas, sendo, muitas vezes, acusados de simuladores, farsantes”, conclui.

Leia também: Como manter o sentimento de pertencimento no home office

Cuidados com a saúde mental

Por tudo o que foi apresentado, fica claro que as empresas precisam assumir seu papel na prevenção de transtornos mentais que afetam seus funcionários. Em entrevista para o antigo site do Ministério do Trabalho, o auditor-fiscal Jeferson Seidler comenta que o empregador deve se envolver de forma efetiva para evitar que o ambiente de trabalho seja um risco para os profissionais. “Depende do empregador fazer uma análise completa e minuciosa e adotar medidas de controle, em especial aquelas pertinentes ao ritmo de trabalho e às metas adequadas, ou seja, alcançáveis”, diz.

Isso envolve algumas ações, que devem ser promovidas pela empresa e pelos próprios funcionários para evitar possíveis complicações derivadas dos transtornos:

  • Investir em treinamentos, tanto para a liderança quanto para os trabalhadores, que abordem a sobre saúde mental e os capacitem a lidar com casos práticos;
  • Realizar ações para melhorar as relações interpessoais e a comunicação entre os mais diversos setores da empresa;
  • Promover iniciativas para reduzir o estresse, como ginásticas laborais, pausas na rotina e atividades de relaxamento;
  • Incentivar uma alimentação saudável e a realização de atividades de lazer nos períodos de folga;
  • Oferecer apoio e orientação psicológica para os funcionários.

“O adoecimento mental é menos frequente quando o trabalhador se sente respeitado como ser humano, quando percebe que o trabalho é bem organizado, as metas são justas e os relacionamentos, respeitosos”, explica o auditor-fiscal. Isso significa que, quando o trabalhador sente que os esforços para melhora do ambiente do trabalho são sinceros e efetivos, há uma considerável melhora no clima organizacional e na saúde mental.

Complicações pela Covid-19

Se a saúde mental dos trabalhadores já exigia muita atenção, a chegada da pandemia de Covid-19 só piorou a situação. A incerteza sobre o dia seguinte – tanto do ponto de vista de saúde quanto de garantias do emprego – tem tirado noites de sono de empregadores e empregados. Crises de ansiedade, ataques de pânico, síndrome de Burnout e depressão estão se tornando cada vez mais comuns graças ao isolamento forçado e à preocupação constante com o futuro.

Em um artigo publicado no Huffington Post, o psiquiatra Alexandre Loch, coordenador de pesquisas no Hospital das Clínicas de São Paulo, alerta para os efeitos de desastres de grandes proporções no funcionamento de uma sociedade. Estudos em locais que enfrentaram surtos de doenças, terremotos, maremotos e grandes incêndios apontam que a prevalência de doenças mentais aumenta em até 40% quando essas situações ocorrem. E o pesquisador faz um cálculo: “para 630 mil casos de Covid-19 no Brasil, teríamos 25 milhões de pessoas com transtornos mentais gerados por conta dessa catástrofe. Uma proporção de 1/40”, afirma.

O impacto disso já começa a ser sentido na percepção da população sobre o cenário atual. Uma pesquisa realizada pela Área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril, em parceria com a MindMiners, apontou que 54% das pessoas estão extremamente preocupadas com a situação atual. Além disso, 70% temem o desemprego e a segurança de amigos/familiares e 76% preocupam-se com a superlotação dos hospitais. E até mesmo relaxar está mais difícil – 47% dos entrevistados sentem dificuldade para descansar e 23% não estão mais conseguindo dormir bem.

Esse ponto também é destacado na entrevista concedida por Arthur à revista Proteção. O médico explica que permanecer em casa 100% do tempo e interagir apenas com as pessoas que moram conosco é uma experiência jamais imaginada. É impossível terceirizar algumas tarefas – como faxinas e aulas dos filhos – e não há perspectiva de melhora no cenário. “Não devemos esquecer que todas as restrições que vivemos não ocorreram por escolha, mas sim por imposição. Todos nós reagimos frente à pandemia de maneiras diferentes, dependendo da intensidade do dano, desconforto ou perda recebida.”

Leia também: Recomendações da OMS para cuidar da saúde mental durante a pandemia

Arthur defende que esse é um processo semelhante ao luto, que inclui os cinco estágios verificados quando há uma perda significativa: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. E ele não está sozinho nessa opinião. Em entrevista para o Diário da Manhã, Felipe Badotti, diretor do Memorial Vera Cruz, traçou um paralelo entre a situação atual e a sensação experimentada quando alguém recebe o diagnóstico de uma doença grave ou se lembra de que, algum dia, vai perder um ente querido algum dia. Trata-se, segundo ele, de um rompimento da sensação de segurança, semelhante ao vivido atualmente. “Perder o contato físico com as pessoas, não poder sair de casa e estar impossibilitado de fazer coisas das quais gosta, também provocam luto. Afinal de contas, você está perdendo coisas significativas.”

A única certeza entre os especialistas é que será impossível voltar a ser como éramos. As relações de trabalho serão diferentes, assim como devem ser as preocupações com a saúde mental dos empregados. A área de Segurança e Saúde do Trabalho também precisará aprender com tudo o que ocorreu durante o período de isolamento e identificar modelos alternativos de saúde ocupacional e mental.

Apoio psicológico

A Sercon entende o quão difícil é enfrentar um momento crítico como o que estamos vivendo, em que o estado de ansiedade é generalizado. E falar sobre o assunto é importante. Por isso, estamos disponibilizando atendimento psicológico online para clientes, colaboradores e demais interessados. É uma forma de contribuirmos com a saúde mental dos trabalhadores nesse momento de imensa incerteza e garantir que todos possam estar bem quando tudo isso passar.

Psicologia Ocupacional

O papel estratégico do técnico em segurança do trabalho nas empresas

Garantir a segurança no local de trabalho é uma obrigação legal, mas é também um compromisso com a construção de uma realidade mais justa e respeitosa aos trabalhadores nas...

Mulher, branca, cabelo preto e liso, usando uma blusa verde olha na direção da câmera com os braços cruzados e um leve sorriso. No fundo da imagem, desfocado, existe um grupo de três pessoas em uma mesa conversando.

O papel da liderança na saúde mental da empresa

Uma boa liderança sabe que uma equipe motivada tem mais disposição para desempenhar suas tarefas, “veste a camisa” da empresa e mantém a qualidade e o alto nível d...

Homem negro usando uma camisa branca está sentado em um sofá azul. Ele encara a camera com uma mão na direção do queixo. Desfocado na frente da imagem aparece o perfil de um home ruivo usando terno.

Diferença entre a Psicologia do Trabalho e a Psicologia Organizacional

Quando o assunto é saúde mental, todo cuidado é pouco — principalmente no ambiente de trabalho. Afinal, uma mente saudável nos permite desempenhar diversas tarefas ao longo d...

Setembro Amarelo: cuidados com a saúde mental na empresa

O dia 10 de setembro é marcado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e reforçada pela ...

Resumo: avaliação psicológica para vigilantes

A avaliação psicológica para vigilantes é um exame fundamental para garantir a segurança e a eficiência desses profissionais.  A seguir, compartilhamos com você as prin...

A Importância da Avaliação Psicossocial no ambiente de trabalho

Com a chegada da pandemia da covid-19, a pauta sobre saúde mental se tornou mundialmente visível. Por conta das marcas deixadas por ela, as demandas dentro das empresas se tornar...

O que pode causar adoecimento mental no trabalho?

Temos a impressão de que a saúde mental foi, por muito tempo, um tema silencioso —  quase um tabu. Mas faz muito tempo que o assunto está presente em diversos espaços de...

Há ambiente de trabalho sem saúde mental?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em uma sociedade em que a maior parte das pessoas passa mais tempo no trabalho do que em casa, a saúde mental de cada colaborador ...

Assédio no ambiente de trabalho: entenda como preveni-lo e as consequências

O assédio, independentemente do tipo, está presente no mercado de trabalho desde sempre. Antigamente, era muito mais difícil para o trabalhador provar que algo de errado estava ...

A busca pelo equilíbrio perdido: qualidade de vida no trabalho

A qualidade de vida no trabalho é um indicador do nível de satisfação na empresa. Ela pode ser implementada por meio de um planejamento de ações para a segurança e a saúde ...

Doenças ocupacionais: causas, prejuízos e meios de prevenção

As doenças ocupacionais afetam milhares de trabalhadores em todo o mundo.  Suas causas são diversas e estão relacionadas ao ambiente de trabalho e às atividades profission...

Carnaval: feriado ou ponto facultativo?

Afinal, o Carnaval é feriado ou ponto facultativo? Sem rodeios, a resposta é fácil: a festa de Carnaval é ponto facultativo, o que desobriga as empresas a concederem folga para...

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, foi instituído no calendário oficial do Ministério da Saúde em 2005. Nesses 17 anos de luta, mui...

Setembro Amarelo no ambiente organizacional

O mês virou e as organizações já começaram a falar sobre o Setembro Amarelo e colocaram o selinho da campanha nas redes sociais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS...

NR7 resumida: entenda as mudanças e como fica o PCMSO

Psicologia Ocupacional x Organizacional x do Trabalho

Nos últimos anos, houve um aumento significativo de empresas procurando por Psicologia Ocupacional, Organizacional e do Trabalho como forma de investimento em saúde e bem-estar m...

Psicologia Ocupacional: invista em seus colaboradores

Entenda os impactos da pandemia de covid19 na saúde mental e saiba como oferecer o melhor para os seus funcionários em psicologia ocupacional...

Burnout já pode ser considerado doença ocupacional

Síndrome de Burnout passou a constar no CID-11 e empresas podem ser responsabilizadas pelos casos registrados...

Como as empresas podem lidar com a depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica que, infelizmente, está cada vez mais comum. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que o Brasil é o segundo país das ...

Importância do psicólogo para a equipe de SST

Profissionais atuam na prevenção de transtornos mentais e contribuem para o bem-estar de toda a empresa...

Os riscos do home office

Modalidade de trabalho a distância pode ocasionar problemas físicos e mentais que devem ser minimizados pelas empresas...

Importância das lideranças para as ações de SST

A disseminação de informações e a motivação da equipe são chave para um bom desempenho da empresa na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais...

Como manter o sentimento de pertencimento no home office?

Empresas precisam criar estratégias para manter funcionários motivados e produtivos mesmo à distância, o que envolve um trabalho direto com a sensação de pertencimento....

Homem conversa com piscólogo

Avaliação psicossocial: aplicação prática nas empresas

A avaliação psicossocial é uma das ferramentas mais importantes para avaliar se o funcionário está apto a enfrentar certos riscos. Veja como ela funciona na prática....

Duas mulheres conversar com chamada de vídeo em um computador

Atendimento psicológico a distância

Durante o isolamento provocado pelo novo coronavírus, Sercon oferece acompanhamento psicológico online para interessados...

Estetoscópio ao lado de um galho de maconha e um frasco com extrato

Substâncias psicoativas: como as empresas podem realizar a prevenção?

A criação de programas de prevenção é apenas uma das ações a serem tomadas para evitar que os trabalhadores abusem do uso de drogas lícitas e ilícitas...

Você já sorriu hoje?

Tudo vai acontecendo de modo lento e sutil | Rotina imbecil... ...

Efeitos da multa do FGTS nas relações de trabalho

Possibilidade de redução do benefício tem trazido de volta antigas discussões e afetado a relação patrão-empregado....

Não é só o ano que muda

Virada causa um efeito psicológico positivo nas pessoas e renova energias que permitem atingir novas metas...

Mal-estar e trabalho

Dissociação entre conquistas e bem-estar nos faz refletir sobre a subjetividade da nossa época....

Outubro Rosa: valorize a vida

Atenção é o melhor caminho para evitar o câncer de mama...

Natureza e saúde mental

Contato com ambientes naturais contribui para a diminuição do estresse e da impulsividade e produz efeitos em curto e longo prazo...

depressão-no-contexto-ocupacional

Depressão no contexto ocupacional

Quando tudo vai mal em sua vida profissional, como evitar a desesperança e conseguir lidar com depressão?...

Atuação do psicólogo na concessão do porte de arma

Profissionais são responsáveis pela avaliação psicológica e análise de aptidão dos candidatos...

A importância da avaliação psicossocial dos trabalhadores

Avaliar o comportamento em situações de risco ajuda a entender as condições psicológicas do empregado...

A busca pela felicidade

Pare de querer ser feliz o tempo todo para ser feliz em todos os momentos possíveis...

Ano novo, vida nova?!

Réveillon é ponto de virada propício para recomeços...

Humor como mecanismo de defesa

O que leva o ser humano a reagir com humor até mesmo em situações de sofrimento? ...

Por mais isenção na avaliação psicológica de vigilantes

Após reunião com entidades representativas do setor de segurança privada, Conselho Federal de Psicologia concede 60 dias para adequações às normas estabelecidas pela própria...

Pessoas com TPAS não distinguem o certo do errado

Indiferença pelos sentimentos dos outros e dissimulação são predominantes na atitude de quem tem o transtorno...

Transtorno histriônico: comportamento dramático

Tratamento pode associar a psicoterapia com o uso de medicamentos...

Escarificações na adolescência

Em tempos de Baleia Azul, a presença e o diálogo permanecem a melhor saída...

Uso das redes sociais: uma reflexão

A comunicação virtual mudou as relações, a subjetividade e o mundo externo...

Apto ou inapto?

A importância da avaliação psicológica para concessão de registro e/ou porte de arma de fogo...

Dieta & Personalidade

Saiba como características pessoais podem beneficiar ou sabotar seu esforço para perder peso e fique atento...

Planejamento financeiro: em tempos de crise, reinvente-se

Confira dicas de como se planejar e se reerguer quando sua renda familiar cai...

Gestão do tempo e qualidade de vida

Saiba como administrar melhor seu cotidiano e viver com mais tranquilidade...

A importância de se falar sobre o suicídio

Educação é a primeira medida preventiva; saiba como ajudar...

Usos da avaliação psicológica

Conheça mais sobre o processo e suas indicações...

Benefícios psicológicos da atividade física

Saiba como exercícios podem auxiliar em uma vida mais tranquila e equilibrada...

Diagnóstico de câncer: quando o corpo adoece e a mente padece

Conheça as fases pelas quais um paciente passa após o diagnóstico e entenda como tratamentos psicológicos podem auxiliá-lo...

Transtorno de estresse pós-traumático

Situações de violência podem gerar traumas e incapacitar, mentalmente, as vítimas. Conheça as reações mais comuns e as possibilidades de tratamento...

Trabalho e saúde mental

Estar atento à saúde psicológica do trabalhador é uma maneira de agir com estratégia, reduzindo gastos com absenteísmo e licenças médicas e aumentando a produtividade...

Avaliação psicológica admissional para vigilante

Saiba por que esse procedimento é importante para garantir a seleção e a saúde desses profissionais e o desempenho seguro das atividades de rotina...

Selecione a sua demanda

Encontre a solução certa em SST para a necessidade do seu negócio.

eSocial

Garanta a transmissão dos eventos de Saúde e Segurança Ocupacional exigidos pelo eSocial com agilidade e confiabilidade.

Mais produtividade na sua equipe

Garanta um ambiente de trabalho saudável, preserve a saúde dos seus colaboradores e reduza o risco de acidentes.

Obrigações legais em dia

Saiba quais obrigações sua empresa precisa cumprir para garantir a segurança e saúde da equipe e atender ao eSocial.

Redução de gastos

Soluções para reduzir despesas indevidas e prevenir alto custo.

ou selecione uma categoria

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.

Aceitar