Notícias

 Psicologia Ocupacional
18/01/2019

Não é só o ano que muda

Virada causa um efeito psicológico positivo nas pessoas e renova energias que permitem atingir novas metas


O início de um novo ano é algo esperado e comemorado em todo o mundo. É o começo de um novo ciclo, uma possibilidade de parar e realizar uma avaliação pessoal dos últimos 365 dias. Ou seja, fazer um balanço dos erros, acertos, vitórias, fracassos, conquistas e perdas. Também é um momento para renovar a esperança. Hora de planejar, alinhar sonhos e expectativas.

O efeito psicológico resultante da virada é grande, pois traz uma confiança extra para a nova fase que se inicia. Nesse sentido, é muito importante conseguir transformar desejos em metas reais, embora isso seja difícil. De acordo com o Statistic Brain Research Institute, apenas 9,2% das pessoas cumprem suas resoluções e se livram dos antigos hábitos. Por isso, registrar as metas em papel e estabelecer planejamentos a curto, médio e longo prazo – com datas e prazos possíveis – contribui para que as mudanças de fato ocorram.

Outro movimento comum nesta época do ano é a limpeza, tanto da casa e dos armários quanto da vida mental e espiritual. Doar o que não serve mais, livrar-se de entulhos, esquecer as mágoas, frustrações e os momentos difíceis contribuem para a boa saúde mental. Aprenda com os erros, perdoe e concentre suas atenções nas coisas boas da vida.

Para que isso tudo ocorra, porém, não é necessário apenas um novo ano – também é preciso novas atitudes e comportamentos. Essa primeira mudança deve ser interior, pois o indivíduo deve assumir sua responsabilidade. Arrisque amar, perdoar, ousar, sorrir, chorar, quebrar-se, refazer-se. Experimente viver! 

Os sonhos só viram realidade quando há esforço, atitude, persistência e força de vontade. O ano tem 12 meses, então, basta planejar um pouco para cada dia. Aproveite essa vontade de mudar e de melhorar para encontrar novas formas para ter um ano mais feliz.

Escrito por Fabiana Vilaça

Mais Notícias

 Medicina do Trabalho

26/08/2021
Vacina contra a Covid-19 é obrigatória nas empresas?
Entenda a importância da vacinação e conheça as decisões acerca da obrigatoriedade

 Eng. de Segurança do Trabalho

26/08/2021
Entrada em vigor das novas normas regulamentadoras é adiada para 2022
Saiba quais foram incluídas no cronograma anunciado pelo governo federal

 Eng. de Segurança do Trabalho

26/08/2021
SST na mineração: obrigações das empresas
Como manter trabalhadores protegidos em um setor essencial para a economia brasileira

 Eng. de Segurança do Trabalho

26/08/2021
Limites de tolerância a ruídos no trabalho
O que a legislação diz sobre o tema e como as empresas podem se adequar