Notícias

 Eng. de Segurança do Trabalho
10/03/2017

Entendendo o PCMAT

Saiba mais sobre as regras de segurança do trabalho na construção civil


Para obras com 20 ou mais empregados – diretos ou indiretos –, é obrigatório elaborar e cumprir o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), que contempla as determinações previstas na Norma Regulamentadora 18. O PCMAT deve contemplar também as exigências da NR 9 – Programa de Prevenção e Riscos Ambientais (PPRA), que prevê a implementação de procedimentos de segurança em todos os setores da construção civil. Assim como outros programas de segurança, o PCMAT é de responsabilidade exclusiva do empregador, ou seja, do proprietário das obras – e não das empreiteiras. O documento é único e intransferível e deve ser elaborado para cada obra.

O programa lista, além de regras para o trabalho propriamente dito, detalhes como dimensionamento de áreas de vivência (banheiros, alojamentos e vestiários) e posicionamento do elevador de serviço na obra.

Fiscalizado pelo Ministério do Trabalho, o PCMAT deve ser elaborado por indivíduo legalmente habilitado em segurança do trabalho, embora sua execução seja de responsabilidade do empregador. O programa funciona, ainda, como ferramenta comprobatória em caso de fiscalizações.

Mais Notícias

 Psicologia Ocupacional

12/01/2021
Os riscos do home office
Modalidade de trabalho a distância pode ocasionar problemas físicos e mentais que devem ser minimizados pelas empresas

 Eng. de Segurança do Trabalho

12/01/2021
O que esperar do eSocial simplificado?
Nova versão do sistema elimina exigências, diminui a quantidade de dados necessários e facilita o envio de informações a partir de 2021

 Medicina do Trabalho

12/01/2021
Alerta para segunda onda de Covid-19 no Brasil
Aumento de casos e de óbitos impõe necessidade de manter cuidados enquanto uma vacina definitiva não é aprovada

 Eng. de Segurança do Trabalho

12/01/2021
PGR: Como funciona o Programa de Gerenciamento de Riscos?
Atualização da NR 1 traz mudanças de impacto para as empresas, que devem ser observadas para evitar transtornos futuros