Risco químico: como proteger a sua empresa
O risco químico ocorre quando a atividade laboral expõe o trabalhador aos agentes químicos que podem causar danos à saúde ou provocar acidentes no ambiente de trabalho.
Por isso, as empresas devem seguir as diretrizes das normas regulamentadoras para realizar o manuseio de matérias-primas, reagentes ou produtos com segurança.
Uma delas é a NR-9, o qual orienta a implementação do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR). Com o objetivo de assegurar a integridade física dos colaboradores, a medida visa identificar, monitorar e prevenir as exposições ocupacionais aos agentes nocivos.
Neste artigo, vamos falar mais sobre os riscos químicos, os seus agentes e como afetam a qualidade de vida dos trabalhadores. Também vamos falar sobre a importância da biossegurança nas empresas para evitar acidentes químicos e doenças laborais.
Agentes químicos: o que são
Os agentes químicos são substâncias ou produtos químicos que permanecem no ar na forma de poeiras, gases, neblinas ou vapores, o qual podem ser absorvidos acidentalmente pela respiração, contato ou ingestão.
Dependendo do tempo de exposição, o colaborador pode apresentar sintomas de:
- Irritação das vias respiratórias;
- Doenças pulmonares;
- Queimaduras;
- Prejuízos ao sistema nervoso central;
- Dores de cabeça;
- Sonolência;
- Dentre outros sintomas.
Em alguns casos, a longa exposição a determinados agentes provoca danos irreversíveis à saúde do trabalhador. A perda auditiva, por exemplo, é uma doença ocupacional muito comum em profissionais de indústrias químicas, frentistas de postos de combustível e trabalhadores rurais.
Tipos de agentes químicos
A NR-15 apresenta as medidas de segurança para atividades e operações insalubres, determinando o limite de tolerância e as formas de eliminar ou neutralizar os agentes nocivos.
Para tanto, a norma lista no Quadro n.° 1, do Anexo 11, os tipos de produtos e substâncias químicas, o nível de absorção respiratória tolerável e o grau de insalubridade para o trabalhador.
Porém, os limites de tolerância fixados no quadro são válidos apenas para jornadas de trabalho de até 48 horas semanais.
O Anexo 13, também da NR-15, traz a relação das atividades e operações com agentes químicos e o nível de insalubridade em decorrência de inspeção realizada no ambiente de trabalho.
Para entender melhor, confira alguns exemplos:
Prevenção de riscos químicos
Agora que já conhecemos os agentes químicos, vamos entender os riscos ocupacionais que eles oferecem aos colaboradores.
Nesse sentido, o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) ajuda a identificar os riscos químicos ocupacionais nas unidades, setores e atividades que envolvem o manuseio desses materiais.
A partir da avaliação de riscos, as empresas podem adotar medidas preventivas mais estratégicas aos perigos no ambiente, e direcionadas ao grupo de trabalhadores que está exposto a esses agentes.
Uma das formas de prevenir tais riscos é fazer o treinamento das equipes para realizar o manuseio das substâncias e o descarte correto dos resíduos químicos.
Outras medidas de prevenção são:
- Manter o ambiente bem ventilado;
- Fornecer equipamento de segurança;
- Limitar o tempo e exposição aos riscos químicos;
- Sinalizar o ambiente de trabalho (NR-26);
- Oferecer treinamentos de primeiros socorros;
- Dentre outros.
Impacto ambiental dos riscos químicos
Além dos efeitos na saúde humana, a exposição a substâncias químicas perigosas também pode ter um impacto significativo no meio ambiente.
Derramamentos acidentais ou descarte inadequado de produtos químicos podem contaminar o solo, a água e o ar, causando danos à vida selvagem e ao ecossistema.
Evitar os riscos químicos reduz a probabilidade de incidentes ambientais prejudiciais e demonstra um compromisso com a responsabilidade ambiental.
Conclusão
Em suma, evitar os riscos químicos nas empresas não é apenas uma questão de conformidade legal, mas uma responsabilidade ética e moral.
Ao priorizar a segurança dos trabalhadores, a proteção do meio ambiente e o cumprimento das regulamentações, as empresas podem garantir um ambiente de trabalho saudável, sustentável e produtivo para todos.