SIPAT: do planejamento à prática
Passo a passo para transformar a sua cultura organizacional
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) representa um importante marco para as estratégias de SST nas empresas.
O evento é previsto pela NR5 como uma das atribuições da CIPA, com a finalidade de promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Apesar disso, implementar a SIPAT não é apenas uma obrigatoriedade normativa. A prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e assédio precisa fazer parte dos valores de toda empresa.
Neste artigo, vamos conversar mais sobre a SIPAT desde a etapa de planejamento, até a execução da semana. Também vamos apresentar os impactos da semana na cultura organizacional da empresa e no bem-estar dos funcionários.
Quais são os principais objetivos da SIPAT
A SIPAT oferece a oportunidade de promover uma cultura de segurança no ambiente de trabalho. Para tanto, tem como principais objetivos:
- Capacitar os trabalhadores para identificar e lidar com situações de risco;
- Reforçar o cumprimento das normas regulamentadoras;
- Estimular o trabalho em equipe entre os setores da empresa para manter o ambiente mais seguro e saudável.
Quais são os benefícios da SIPAT
Ainda que o evento seja anual, a eficiência da SIPAT pode trazer vários benefícios a longo prazo tanto para empresas, quanto para os colaboradores.
Empresas: melhorias para o clima organizacional, redução de custos por absenteísmo, e aumento de produtividade.
Colaboradores: acesso às informações sobre diferentes áreas da saúde e segurança do trabalho, como: uso de EPIs, cuidados com a saúde mental e práticas para melhorar a qualidade de vida.
Como implementar uma SIPAT eficaz
O sucesso da SIPAT depende de um planejamento sólido e estratégico, elaborado por membros da CIPA e representantes da empresa em conjunto com o SESMT, onde houver.
Vale lembrar que a comissão é formada por representantes da organização e dos funcionários, de acordo com o Quadro I previsto na NR5.
Apesar da semana acontecer apenas uma vez ao ano, sua organização não é uma tarefa simples. Por isso, precisa ser feita com antecedência para evitar imprevistos.
- O primeiro passo, portanto, é definir o cronograma e os responsáveis por cada tarefa;
- Estabelecer metas para avaliar o impacto da SIPAT na empresa;
- A escolha do tema precisa ser direcionada a todos os colaboradores da empresa, incluindo terceirizados;
- A divulgação do evento pode ser por e-mail, comunicados internos, cartazes e chats;
- Ao encerrar a semana, aproveite a participação de todos para coletar feedbacks. Essas informações servem para planejar as futuras edições da SIPAT.
Atividades para SIPAT
Nessa etapa, as empresas costumam investir em ações para motivar os funcionários. As palestras oferecem uma oportunidade de aprofundar em temas da área de saúde e segurança do trabalho.
A Sercon, por exemplo, tem uma equipe de profissionais para apresentar palestras com temas personalizados para cada negócio:
- Trabalho em altura (NR35);
- Ergonomia no ambiente de trabalho;
- Saúde mental no trabalho;
- Dentre outros.
São mais de 30 anos de experiência em SST, com expertise em implementar a CIPA e oferecer apoio para SIPAT de várias empresas. Entre em contato conosco e conheça as nossas palestras.
Conclusão
Em suma, a SIPAT pode ser considerada uma peça chave para fortalecer a cultura de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais nas empresas, uma vez que oferece palestras, atividades e informações aos funcionários durante os dias de evento.
Um planejamento estratégico ajuda a acompanhar as fases de sua execução, bem como fazer uma avaliação dos pontos fortes e fracos das atividades. Contudo, sua realização só é possível com a participação ativa dos membros da CIPA, dos funcionários de todos os setores e das empresas na sua organização.