Sinalização de segurança: o que você precisa saber sobre esses avisos visuais e sonoros
12 de abril de 2023
Uma sinalização de segurança é um conjunto de sinais utilizados nos ambientes de trabalho ou em locais em que podem oferecer riscos.
O propósito da sinalização de segurança é simples, mas fundamental: alertar sobre os riscos para evitar lesões ou acidentes fatais. Mas existem outros detalhes que contamos para você a seguir.
O que é a sinalização de segurança?
Os avisos e as sinalizações de segurança são tipos de comunicação bastante comuns.
Uma faixa de pedestre, por exemplo, é um tipo de sinalização de segurança. Em alguns pontos das cidades — aqueles com maior fluxo de carros —, existe um tipo de sinalização luminosa e visual para os pedestres e outro para os motoristas. Enquanto uma sinalização está verde para o pedestre, indicando passagem livre, a outra permanece vermelha para os motoristas.
Isso não seria diferente nos locais de trabalho, especialmente nos espaços que podem oferecer riscos.
Essa comunicação pode ser visual, sonora ou tátil, dependendo das necessidades e das condições de cada local.
Como pode ser classificada uma sinalização de segurança?
A sinalização de segurança pode ser classificada de algumas maneiras. São elas:
- de proibição
- de advertência
- de conscientização
- de prevenção
- de identificação de equipamentos, entre outras
A sinalização de proibição impede determinada atividade ou comportamento naquele local.
Por exemplo, no Brasil, sabemos que em locais fechados é proibido fumar. O pictograma que determina o impedimento dessa sinalização tem o desenho de um cigarro em um círculo atravessado por um risco na cor vermelha.
Os símbolos, bem como suas cores, seguem padrões nacionais e internacionais — o que facilita o reconhecimento das sinalizações de segurança por um grande número de pessoas.
O que cada cor representa em uma sinalização de segurança?
As cores são características importantes em placas de sinalização de segurança. Abaixo, você confere o que cada uma delas geralmente pode indicar.
Cor vermelha
Utilizada para identificar hidrantes, caixas e sirenes de alarmes de incêndio, saídas de emergência, extintores e a sua localização e bombas de incêndio.
Cor amarela
Identifica as partes baixas de escadas móveis, meios-fios, corredores sem saída, empilhadeiras, tratores, reboques, corrimões, parapeitos e bandeiras. Representa sinal de advertência.
Cor branca
Utilizada para sinalizar a direção e a circulação dos locais, além de indicar áreas para a instalação de coletores de resíduos ou destinadas à armazenagem e a localização de bebedouros e zonas de segurança, entre outros.
Cor verde
Identifica macas, chuveiros de segurança, fontes lavadoras de olhos, localização de EPIs, dispositivos de segurança, mangueiras de oxigênio, caixas contendo máscaras contra gases, entre outros equipamentos.
A importância da sinalização de segurança
Além de ajudar a promover a segurança e a prevenir acidentes, a sinalização de segurança nos locais de trabalho é um indicador de que a empresa cumpre a Norma Regulamentadora n.º 25.
É a NR-25 que estabelece medidas de sinalização e
identificação de segurança a serem adotadas nos locais de trabalho.
Quero saber mais sobre normas regulamentadoras
É importante lembrar que a ausência de sinalização adequada pode gerar multas e até a interdição nas empresas.
Geralmente, a fiscalização é feita pelo Ministério do Trabalho e o Corpo de Bombeiros.
Como garantir a saúde e segurança no espaço de trabalho
Para cumprir a Norma Regulamentadora n.º 25 e, dessa maneira, garantir a segurança física nos espaços de trabalho, as empresas podem contar com serviços especializados.
A Sercon é uma empresa que está no mercado há mais de 30 anos e é especialista nas mais diversas áreas relativas à SST, com atuação em segurança do trabalho, ergonomia, psicologia ocupacional, fonoaudiologia e medicina do trabalho.
Quero falar com a Sercon sobre saúde e segurança no trabalho