Notícias

 Medicina do Trabalho
19/06/2017

Benefícios da atividade física: bem-estar e produtividade

Cuidados com a saúde do trabalhador resultam em melhor qualidade de vida


A saúde do trabalhador deve ser prioridade para as empresas. Os benefícios da atividade física estão na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida. Quanto mais dispostos e saudáveis os colaboradores de uma empresa estiverem, mais alta também a produtividade. Exercícios físicos bem aplicados contribuem para a capacidade de foco e concentração, elementos essenciais para melhor atuação no trabalho.

Importância e benefícios da atividade física

 Investimento em palestras, orientações sobre doenças ocupacionais, informações sobre os riscos existentes no trabalho, são várias as medidas que se pode adotar para incentivar o trabalhador a preservar a saúde. Fora ou dentro da empresa, a atividade física está diretamente relacionada à qualidade de vida, à longevidade e, em consequência, ao aumento da produtividade.

A utilização correta de atividades físicas no ambiente laboral reduz afastamentos e a necessidade de repor mão de obra decorrente de problemas de saúde ou acidentes de trabalho. Por meio de medidas informativas, preventivas e terapêuticas, o empregador tem a oportunidade de investir na saúde dos seus colaboradores.

Tipos de atividade física

 Existem diversas modalidades que proporcionam melhor qualidade de vida ao trabalhador. Entre essas, há aquelas que são pagas e outras que só dependem do interesse dos colaboradores. Atividades aeróbicas e dança, por exemplo, podem atender necessidades diversas. Corrida e caminhada, que são práticas que não dependem de investimento financeiro, também podem oferecer bons resultados.

Os benefícios da atividade física estão diretamente relacionados à maneira como ela é praticada. Se realizada com determinada frequência, pode contribuir para um melhor condicionamento físico e flexibilidade e na prevenção de doenças cardiovasculares, respiratórias e ortopédicas.

Ergonomia e ginástica laboral

 A ergonomia, ciência que estuda as condições laborais de um empregado, tem muito a contribuir para a saúde do trabalhador. Destinada a assegurar o conforto e a segurança do colaborador, a ergonomia auxilia na redução da fadiga e de possíveis lesões ocasionadas pelo trabalho.

As empresas que se interessam pelos benefícios da atividade física podem se valer da ginástica laboral. Esta é uma modalidade realizada dentro do ambiente de trabalho, que objetiva o alongamento dos músculos e ligamentos do indivíduo, para proporcionar uma melhoria na circulação sanguínea, ampliar o fortalecimento de grupos musculares e aliviar tensões e dores articulares.

A ginástica laboral também desperta o sentimento de valorização por parte dos colaboradores e faz com que eles se sintam reconhecidos e permaneçam mais tempo nas empresas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os benefícios da atividade física para a saúde do trabalhador, leia mais sobre os ganhos psicológicos da prática de exercícios físicos.

Mais Notícias

 Fonoaudiologia

05/02/2021
Evite perdas auditivas com o PCA
Programa de Conservação Auditiva deve incluir medidas para promover a segurança e a saúde de profissionais expostos a ruídos ocupacionais

 Eng. de Segurança do Trabalho

05/02/2021
Ambientes insalubres: como identificar e quais ações tomar
Locais que concentram agentes nocivos à saúde do trabalhador exigem cuidados extras e podem ser considerados como insalubres

 Eng. de Segurança do Trabalho

05/02/2021
Entenda o PPR: Programa de Proteção Respiratória
Documento deve ser elaborado pelo empregador para preservar a saúde e a segurança do trabalhador e proporcionar maior qualidade de vida a todos

 Medicina do Trabalho

05/02/2021
Imunização ocupacional deve ser priorizada
Procedimento é previsto em lei e as empresas devem estar atentas ao calendário de vacinação para garantir a proteção de toda a equipe