Diversidade e inclusão nas empresas: saiba por onde começar

21 de março de 2023

No Dia Internacional da Síndrome de Down, a frase do dia é: diversidade e inclusão nas empresas.

Afinal, o que é diversificar e incluir? E por que essas duas palavras devem ser consideradas importantes nos espaços de trabalho?

Abaixo, explicamos para você algumas dúvidas em relação ao assunto e como o mercado de trabalho tem reagido diante da necessidade de, cada vez mais, promover espaços mais diversos e inclusivos.

O que é diversidade? E inclusão?

Imagine que você está assistindo a uma partida de futebol e percebe que o jogo não se desenvolve, o que impede que o seu time faça gols.

Ao tentar entender o que está acontecendo, descobre que o técnico escalou apenas jogadores que são da posição do meio de campo.

Seria estranho um time de 11 jogadores formados apenas por atletas que jogam nessa posição, certo?

Para que o jogo funcione e cumpra o seu propósito, é necessário diversificar a escolha dos jogadores e suas posições de atuação em campo.

Nesse sentido, a diversidade está relacionada à ideia de características que diferem as pessoas umas das outras, ou, como no exemplo que damos, baseada na habilidade que difere os jogadores uns dos outros.

É claro que, na vida em sociedade, o cenário é mais complexo, porque a diversidade das pessoas acontece de diferentes maneiras.

Mas, grosso modo, a diversidade e a inclusão estão relacionadas à ideia de entender e reconhecer as diferenças do outro.

Se eu diversifico, logo incluo?

Não necessariamente. Quando pensamos na ideia de diversidade relacionada a pessoas, precisamos levar em consideração a amplitude das diversidades possíveis.

Por exemplo, no local onde trabalhamos nem todas as pessoas têm o mesmo gênero, ou a mesma idade, etnia, religião, orientação sexual e origem socioeconômica e cultural.

Naturalmente, somos diversos, mas esse fato, infelizmente, não impede a exclusão de pessoas baseada em algum tipo de característica.

A inclusão, ainda usando o exemplo anterior, está relacionada à capacidade de fazer do ambiente de trabalho um espaço seguro e saudável para que todas as pessoas se sintam valorizadas por suas qualidades.

A importância da diversidade e da inclusão nas empresas

Imagine se, em uma entrevista de emprego, os candidatos fossem avaliados com base nas qualidades intelectuais que não possuem.

Lembra que falamos anteriormente que diversificar nem sempre é incluir?

Esse cenário de exclusão no trabalho baseado na avaliação de qualidades intelectuais que uma determinada pessoa não tem é ainda bastante comum, por exemplo, para pessoas com algum tipo de deficiência (PcD).

Algumas empresas ainda cometem o erro de duvidar da capacidade e do potencial de pessoas com síndrome de Down, por exemplo.

Isso acontece porque a avaliação feita pelo mercado de trabalho em quem tem a síndrome se baseia nas limitações intelectuais, e não nas potencialidades.

Essa percepção equivocada impede que as empresas promovam a diversidade e a inclusão em seus espaços de trabalho.

O cenário fica evidente com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2020, feita na cidade de Campinas.

No relatório, as pessoas com deficiência intelectual que têm vínculos trabalhistas são 14,19% – um número baixo se comparado às outras deficiências: física 43,84%, auditiva 15,64% e visual 15,05%.

Fique ligado nestes três aspectos positivos sobre diversidade e inclusão:

  1. Quando uma organização tem uma mistura de perspectivas e experiências diferentes, há mais oportunidades para ideias novas e diferentes. Isto é, a diversidade pode levar a um aumento da criatividade e da inovação nos espaços de trabalho.
  2. A diversidade e a inclusão nas empresas criam um ambiente de satisfação dos funcionários e de retenção de talentos. Quando os funcionários se sentem valorizados e respeitados, são mais propensos a permanecer na empresa e trabalhar de forma mais produtiva.
  3. Ao fazer da diversidade e da inclusão uma política organizacional e cultural da instituição, gestores promovem também impactos positivos na reputação da empresa, o que pode refletir nos resultados financeiros.

Lei de cotas

Desde 1991, o Brasil conta com uma lei específica, a Lei de Cotas, que determina às empresas a destinação de parte de suas vagas de emprego a pessoas com algum tipo de deficiência.

No entanto, não existem números específicos sobre a inclusão de pessoas com síndrome de Down no mercado de trabalho. No Brasil, o Censo não diferencia essa deficiência de outras.

Mas a falta de dados não impede que as empresas promovam a diversidade e a inclusão em seus espaços de trabalho e destinem ações para a contratação de pessoas com síndrome de Down.

Neste 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, a informação mais importante que você precisa saber, portanto, é: pessoas com a síndrome de Down têm muito mais em comum comigo, com você e com o resto da população do que diferenças.

Compartilhe estas ideias!

Notícias

Ondas de calor: como aplicar a SST no ambiente de trabalho

27 de dezembro de 2023

O calor no ambiente de trabalho pode causar diversos danos à saúde  As recentes ondas de calor têm despertado o mundo para as consequências das mudanças climáticas na vi...

Novidades da primeira reunião da CTPP 2023: impactos nas empresas e atualizações das NRS

17 de agosto de 2023

No cenário em constante evolução das normas e regulamentações que regem as condições de trabalho no Brasil, a Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) assume um pap...

Saúde ocular no trabalho: cuidados com os olhos podem evitar a perda da visão

20 de julho de 2023

O Dia da Saúde Ocular, 10 de junho, tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares Passamos tanto tempo em fren...

Assédio no ambiente de trabalho: entenda como preveni-lo e as consequências

16 de maio de 2023

O assédio, independentemente do tipo, está presente no mercado de trabalho desde sempre. Antigamente, era muito mais difícil para o trabalhador provar que algo de errado estava ...

Carnaval: feriado ou ponto facultativo?

15 de fevereiro de 2023

Afinal, o Carnaval é feriado ou ponto facultativo? Sem rodeios, a resposta é fácil: a festa de Carnaval é ponto facultativo, o que desobriga as empresas a concederem folga para...

A revogação da NR-2 e a importância da inspeção prévia Entenda do que tratava a NR-2, sua importância e os motivos que levaram à revogação dessa norma preventiva.

NR-2 revogada: a importância da inspeção prévia

18 de novembro de 2022

A Norma Regulamentadora n.º 2 (NR-2) determinava procedimentos referentes à inspeção prévia e tinha como objetivos aprovar as instalações dos novos estabelecimentos e garant...

5s: Gestão de qualidade na saúde e segurança do trabalho

5s: Gestão de qualidade na saúde e segurança do trabalho

18 de outubro de 2022

Entenda como a metodologia 5s vai contribuir para manter o bem-estar e a produtividade dos seus trabalhadores....

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

21 de setembro de 2022

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, foi instituído no calendário oficial do Ministério da Saúde em 2005. Nesses 17 anos de luta, mui...

Setembro Amarelo no ambiente organizacional

9 de setembro de 2022

O mês virou e as organizações já começaram a falar sobre o Setembro Amarelo e colocaram o selinho da campanha nas redes sociais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS...

O aumento dos acidentes de trabalho na enfermagem

19 de agosto de 2022

Os acidentes de trabalho tiveram um crescimento bastante considerável nos últimos anos. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2021 foram registradas 5...

SESMT – Mudança na NR-4 sobre a terceirização

31 de maio de 2022

Algumas coisas mudaram sobre os SESMT e você precisa saber disso! Entre os dias 17 e 19 de maio, foi realizada a 14ª reunião ordinária da Comissão Tripartite Paritária Perman...

Programa Trabalho Sustentável: o que é e como seus colaboradores podem participar

Programa Trabalho Sustentável: o que é e como seus colaboradores podem participar.

23 de maio de 2022

O Ministério do Trabalho e Previdência lançou, no último dia 5, o Programa Trabalho Sustentável. A proposta do programa é promover uma conduta empresarial responsável e o tr...

Saúde e Segurança do Trabalho em Contagem

Saúde e Segurança do Trabalho em Contagem

13 de abril de 2022

Nova unidade da Sercon em Contagem. Além dos serviços de saúde e segurança do trabalho, trazemos mais praticidade para sua empresa....

Novas turmas do treinamento para membros de CIPA em 2019

6 de dezembro de 2018

Sercon oferece capacitação a profissionais da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para adequar sua empresa ao eSocial....

Inscrições abertas para treinamento de membros de CIPA – Turma 67

20 de fevereiro de 2018

Sercon oferece oportunidade para aprender com profissionais experientes do mercado...

Resumo: avaliação psicológica para vigilantes

14 de abril de 2016

Diante da falta de orientação nestes casos, conheça as principais questões que envolvem o tema...

Selecione a sua demanda

Encontre a solução certa em SST para a necessidade do seu negócio.

eSocial

Garanta a transmissão dos eventos de Saúde e Segurança Ocupacional exigidos pelo eSocial com agilidade e confiabilidade.

Mais produtividade na sua equipe

Garanta um ambiente de trabalho saudável, preserve a saúde dos seus colaboradores e reduza o risco de acidentes.

Obrigações legais em dia

Saiba quais obrigações sua empresa precisa cumprir para garantir a segurança e saúde da equipe e atender ao eSocial.

Redução de gastos

Soluções para reduzir despesas indevidas e prevenir alto custo.

ou selecione uma categoria

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.

Aceitar