Serviços


Psicologia Ocupacional

A demanda de empresas que se preocupem também com a saúde mental dos empregados tem aumentado nos últimos anos. Não é para menos. Os transtornos desse tipo já são o terceiro maior motivo para licenças e preocupam companhias de todos os portes – que precisam entender e assumir seu papel na prevenção.

Na Sercon é possível realizar todo esse acompanhamento, da avaliação inicial até o tratamento contínuo. Além disso, traçamos e analisamos o perfil psicológico de candidatos ou empregados, de modo a ter acesso a informações importantes que servirão para definir as melhores estratégias para aquele trabalhador específico.

Conheça os serviços oferecidos e veja como podemos te ajudar:

 

Para entender o funcionamento subjetivo de um trabalhador, é preciso realizar a Avaliação Psicológica. Esse é um processo técnico-científico que utiliza testes, entrevistas, dinâmicas, questionários e observações para identificar as habilidades cognitivas, a estrutura emocional e os níveis de agressividade, impulsividade, ansiedade e estresse de cada pessoa.

Leia mais: Usos da avaliação psicológica

Obter respostas rápidas para situações críticas, que podem colocar em risco a vida, é uma necessidade para muitos trabalhadores. Por isso, as empresas devem realizar uma avaliação psicossocial para analisar se o profissional apresenta condições cognitivo-emocionais para reagir bem a pressões externas e internas.

Leia mais: A importância da avaliação psicossocial dos trabalhadores

No contexto laboral, em que o adoecimento psíquico tem se tornado cada vez mais frequentes entre os trabalhadores, é preciso escutar o sofrimento de cada um. Para que os resultados sejam mais proveitosos, é necessário fornecer apoio especializado, garantindo o sigilo e a confiança que apenas uma consulta psicológica oferece.
Este é o documento que sintetiza e sistematiza os resultados de um processo avaliativo do funcionário, sendo muito útil à empresa na tomada de decisões. Produzido sempre por um psicólogo, as conclusões nele contidas contribuem para o planejamento de intervenções mais adequadas à realidade de cada pessoa e da própria empresa.
Aprender a lidar com questões comportamentais e emocionais exige tempo e reflexão. A psicoterapia auxilia o paciente a lidar de forma mais construtiva com os problemas da vida, sejam eles profissionais ou não. Dessa forma é possível levar uma vida mais saudável, feliz e produtiva.

Mesmo que o uso ocorra fora do local de trabalho, os efeitos das drogas podem prejudicar o desempenho das atividades ocupacionais e colocar em risco a segurança dos empregados e de terceiros. Portanto, é responsabilidade da empresa cuidar da saúde física e mental dos trabalhadores e atuar na prevenção do uso de tais substâncias. Se você precisa realizar essa ação na sua empresa e não sabe como começar, procure a Sercon.

Leia mais: Como as empresas podem realizar a prevenção

Uma das formas mais eficazes que as empresas têm para zelar pela saúde mental de seus empregados é criar um programa interno exclusivo para isso. Ele é responsável por identificar os problemas e determinar as medidas de prevenção e os mecanismos de apoio e reabilitação, sempre visando ao bem-estar de toda a equipe.

Quero fazer um orçamento