5s: Gestão de qualidade na saúde e segurança do trabalho
5s é uma metodologia voltada para a organização e a conquista da qualidade total cada vez mais presente nas empresas.
Afinal, gerenciar uma companhia não é tarefa fácil. São muitos processos que devem ser conciliados com as estratégias diárias relacionadas à saúde e à segurança do trabalho.
Para saber mais sobre essa metodologia, continue a leitura!
O que são os 5s?
A metodologia 5s é uma ferramenta prática de gestão da qualidade que visa organizar, limpar e padronizar os espaços para manter o bem-estar e a produtividade dos trabalhadores.
Os “S” são baseados em cinco expressões japonesas:
- seiri (senso de utilização);
- seiton (senso de organização);
- seiso (senso de limpeza);
- seiketsu (senso de normalização);
- shitsuke (senso de disciplina).
Como surgiu a metodologia 5s?
Os 5s foram desenvolvidos no Japão logo após a Segunda Guerra Mundial. No momento em que o país estava sendo reconstruído, a técnica foi aplicada em diversos setores da sociedade japonesa.
Apesar de ter sido criado naquele período, o método só ganhou força em meados dos anos 1990. Isso porque, na época, havia uma grande busca por parte das empresas pelo controle da qualidade e por mais eficácia e disciplina nas atividades.
Como aplicar o método na sua empresa?
O processo do 5s é simples e serve para qualquer tipo de empresa. Sua aplicação é feita em cinco etapas. Confira:
1. Seiri
O senso de utilização serve como mediador para as empresas organizarem os seus recursos. Nesta etapa, é necessário reduzir ao máximo tudo o que for considerado dispensável na empresa, como:
- excesso de materiais;
- acúmulo de papéis;
- objetos e ferramentas sem função.
O objetivo dessa redução é gerar mais economia, mais espaço e otimização do fluxo dos processos. A digitalização de documentos é uma ótima opção nesta etapa.
2. Seiton
O senso de organização é a etapa que mexe no espaço físico da empresa. É usado para simplificar e arrumar as salas e os setores, garantindo:
- a distribuição de maquinário;
- a boa disposição da mobília;
- fácil acesso a materiais e objetos.
A organização do ambiente proporciona melhoria no fluxo de trabalho, conforto visual e bem-estar aos colaboradores.
3. Seiso
O senso de limpeza refere-se à higienização do ambiente. Esta etapa promove, entre os trabalhadores, a conscientização acerca da necessidade de manutenção e conservação do espaço físico que compartilham e envolve iniciativas como:
- descarte adequado do lixo;
- realização das refeições no local correto;
- boa aparência e higiene pessoal.
Trabalhar em um ambiente limpo e arejado colabora para o conforto e a produtividade dos profissionais – e a limpeza é dever de todos.
4. Seiketsu
O senso de normalização é um dos mais importantes dessa metodologia. Essa etapa pretende fixar as ideias apresentadas nas fases anteriores e implementá-las de forma recorrente, por meio:
- da definição de regras e rotinas;
- da fiscalização das práticas;
- do cumprimento do regulamento da empresa.
A normalização é fundamental para a adequação de uma cultura organizacional, otimizando o desempenho da companhia.
5. Shitsuke
A última etapa da metodologia complementa a anterior, de normalização. O senso de disciplina oferece recursos que servem como incentivos para que a equipe siga os processos corretamente, como:
- treinamentos;
- capacitação;
- diálogo.
Quais as vantagens dessa metodologia?
A aplicação dos 5s no setor de saúde e segurança do trabalho traz uma série de vantagens para as empresas e para os colaboradores:
- aumento da produtividade;
- mais segurança nas operações;
- melhoria contínua.
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